31.1.07

Recomeço

Capello conseguiu o que queria. Faxinou o "último dos galáticos" para fora do Real. Após uma novela dramática, Ronaldo tentará renascer em Milão, cidade que lhe traz boas e más recordações da época que defendia a Inter. O site do Milan anunciou em letras garrafais e reluzentes a chegada de "Ronie", como o fenômeno é carinhosamente apelidado na imprensa européia.

A transferência acertada entre o Real e o Milan para a venda dos direitos federativos de Ronaldo foi de aproximadamente 7,5 milhões de euros. Para o Milan, um bom negócio, apesar do fenômeno não estar no auge de sua forma técnica e física. Já para os merengues, um prejuízo financeiro de quase 85%, pois Ronaldo foi adquirido como galáctico por 50 milhões de euros, após a participação fabulosa na Copa de 2002.

Seguindo caminho oposto ao do ex-companheiro Beckham, que preferiu brilhar no ostracismo do futebol americano, Ronaldo quer recomeçar a carreira em Milão. Criticado pela atuação na Copa da Alemanha (onde visívelmente estava fora de forma) e preterido pelo atacante Van Nistelrooy em Madrid, ele chega para dar brilho ao ataque rossonero, que ultimamente vêm se mostrando um ataque de riso desde a saída de Shevchenko para o Chelsea. Gilardino e Pippo Inzaghi estão em péssima fase, assim como Ricardo Oliveira (que deve ser incuído na negociação de Ronaldo) e Borriello, de péssima qualidade técnica. Ronaldo e o Milan estão tentando se afirmar novamente no cenário futebolístico e a estrela de Ronie pode ser a referência de que o Milan necessita.
No Real, era visível a falta de motivação do Fenômeno, que não contava com a simpatia e a preferência do italiano Capello, desafeto declarado do brasileiro desde a chegada do técnico a Madrid. Conhecido por ser "baladeiro" , estando fora de forma e desmotivado, a vida de Ronaldo nos últimos seis meses foi um verdadeiro inferno. Declarações polêmicas, troca de farpas e os maus resiltados do Real na temporada minaram qualquer chance de sua permanência no elenco merengue.

Certamente, o Milan contratou o passado de Ronaldo. Números de respeito adquiridos ao longo de uma carreira gloriosa, mas cheia de espinhos. Nascido em Bento Ribeiro, periferia do Rio de Janeiro, o franzino Ronaldo estourou para o futebol jogando pelo Cruzeiro, durante o Brasileirão de 1993. Rapidamente transferiu-se para o PSV Eindhoven, por 6 milhões de dólares, onde permaneceu por dois anos. Depois, por 20 milhões de dólares, foi brilhar em Barcelona, onde muitos afirmam que viveu a fase mais brilhante de sua carreira. Em 1998, na Inter, alternou bons momentos com a época mais difícil de sua carreira: a contusão no joelho em 2000, que o afastou por quase dois anos do futebol. Após a brilhante Copa de 2002, foi para o Real, onde integrou a equipe galática, mas não conseguiu ajudar o time merengue a conquistar títulos expressivos. Nesse período, foi eleito por três vezes como o melhor do mundo.
Na seleção, é reconhecido como um de seus mais brilhantes atacantes de todos os tempos. Em 97 jogos com a amarelinha, anotou 62 gols. Na seleção, ele também viveu entre o céu e o inferno. Responsabilizado pelo fracasso na final de 1998 contra a França, por conta da misteriosa convulsão antes da partida. Endeusado em 2002, quando renasceu para o futebol após a grave contusão no joelho, marcou 8 gols e levou o Brasil ao penta. Mesmo em 2006, quando tornou-se o maior artilheiro de Copas de todos os tempos, com 14 tentos, foi criticado pela visivel barriga e pela apatia em quase todas as partidas que disputou, inclusive contra a França, nas quartas-de-final.
Como a ave mitológica Fênix, Ronaldo morreu e renasceu para o futebol. E o destino soprou as cinzas do fenômeno para Milão, dando-lhe uma nova oportunidade de renascer e brilhar. Particularmente, critiquei demais Ronaldo na última Copa, mas penso que a imprensa e a torcida brasileira têm péssima memória quanto aos seus serviços prestados no futebol. Trata-se do melhor e mais eficiente jogador brasileiro surgido nos gramados após Romário, em minha opinião. Com quatro Copas nas costas e 372 gols em 521 jogos oficiais, recordo-me que na época de seu ápice, a revista Placar comparava seus números a Pelé. Claro que Ronaldo está longe disso, mas é inegável que se trata de um jogador genial e torço para que ele reedite seus melhores dias em sua casa nova.

No Milan, atuará com a camisa 99. Como sugere o número dobrado da camisa tradicional que sempre usou, a 9, Ronaldo terá de ser duas vezes mais Ronaldo para superar mais uma vez as críticas e a falta de velocidade de tempos passados, para que dessa maneira ele possa se impor novamente e trazer o pavor aos zagueiros. Agora mais maduro e embora mais lento, conta com a técnica de sempre para brilhar com a camisa rossonera. Só depende da força de vontade dele. Que o fenômeno volte a sorrir!

5 comentários:

Júlia Dantas disse...

Olá meninos!!

Muito legal mesmo o blog de vocês, hein? Profissa...

Como já disse pro André, matérias bem elaboradas, bem escritas.... parabéns!!! E vamo divulga ae! hehe

Beijos!!

Julia (bixete relapsa)

Felipe Moraes disse...

Belo post André!
Sempre acompanhei a carreira do Ronaldo e ele é um verdadeiro exemplo de superação no esporte.
Eu também o critiquei duramente na última copa, mas temos que reconhecer a importância do fenômeno, não só para a nossa seleção, mas também para o esporte.
Tomara que o Ronaldo reencontre seu bom futebol em Milão!

Um Abraço, Felipe

Bruno Calixto disse...

Bom post.
As vezes eu me pergunto se o Milan está realmente interessado no futebol que o Ronaldo pode apresentar, ou apenas no dinheiro que vem com ele, em vendas de camisetas, produtos esportivos, patrocínio etc

Leandro Luz disse...

Concordo com o post acima. Tb acho que o tecnico do Real fez bem, pois quem sabe o time retome o caminho das vitorias. Nada contra o Ronal, pelo contrario. Espero que ele ganhe oportunidades e possa voltar a brilhar

Anônimo disse...

Ronaldo tem a capacidade de surpreender quando menos se espera dele!
Não chamaram Felipão de maluco por confiar no Fenômeno e deixar Romário de fora da Copa???
Ele provou que podia mais e deu a volta por cima! E tomara que consiga novamente, pelo que jogou sábado, já está provando que voltará a ser Fenômeno!