9.1.07

Rumo ao Bi?

Trio mágico?
Da esquerda para a direita: Antônio Carlos, Adaílton e Rodrigo Souto

19 jogos. 14 vitórias, 1 empate e 4 derrotas. Essa foi a campanha que, em 2006, rendeu o Campeonato Paulista à equipe do Santos (algo que não ocorria desde 1984). Mas engana-se quem acredita que esse caneco veio com facilidade...
Primeiramente, o Peixe perdeu por 2 a 1 para o Guarani e para a Portuguesa Santista, equipes que ao final do torneio acabaram rebaixadas. Além disso, quase colocou o seu título em jogo ao ser derrotado pelo São Paulo, rival direto ao título, a uma rodada do fim.
Mérito maior para o treinador Wanderley Luxemburgo e seu esquema defensivo que sofreu apenas 19 gols (melhor defesa da competição). Com esta tática, o Santos vencia jogando um futebol burocrático e sem brilho. De suas 14 vitórias, 9 foram por diferença de um gol e apenas uma foi por goleada (3 a 0 contra o Santo André). Ao final, premiou-se o time que errou menos, que fora um pouco mais regular.
E 2007 começa cheio de problemas para o torcedor alvi-negro. Afinal, se o ataque já não era dos melhores, a situação piorou com a venda de Wellington Paulista para o Alavés (time da 2ª divisão espanhola) e com a volta de Reinaldo ao seu clube, o Paris Saint-Germain.
O time praiano também traz baixas em sua defesa. 4 zagueiros e 2 volantes deixaram o clube. Luiz Alberto (foto) foi para o Fluminense, o volante-lateral André Oliveira foi para o Colônia (time da Segundona alemã), o trio Manzur, Heleno e Ronaldo Guiaro não renovou contrato, enquanto Jardel foi dispensado.
Isso sem falar das laterais. Denis está lesionado e só volta em abril. Kléber e Carlinhos despertam o interesse de algumas equipes européias e podem deixar o time a qualquer momento.
Mesmo assim, o Peixe até agora comprou apenas três jogadores. Além de repatriar Antônio Carlos (ex-Juventude), veterano beque de 37 anos, contratou o zagueiro-volante Rodrigo Souto, ex-Vasco e Figueirense e trouxe do Rennes-FRA o jovem Adaílton (ex-seleção Sub-20).
Wanderley Luxemburgo já avisou que o Santos não possui um elenco qualificado o suficiente para disputar duas competições simultaneamente. Nomes como o do lateral Rogério, que fora dispensado pelo Fluminense, ou como o do atacante Souza, artilheiro do último Brasileirão com 17 gols e que ainda não se apresentou no Goiás, são bem cotados na Vila Belmiro.
Outro sonho da equipe é o atacante Marcos Aurélio(foto), ex-Atlético-PR. Apesar de estar sem contrato, o atleta é sonhado por outros rivais como São Paulo e Corinthians e esse deve ser o maior empecilho em sua aquisição.
A diretoria santista parece não escutar os pedidos de seu técnico e insiste em contratar jogadores baratos que nem sempre dão certo. Atualmente, dois desconhecidos estão fazendo teste na Vila. Tratam-se do lateral-direito Pedro e do volante Vinícius, ambos do Iraty. Resolução a vista?
O sonho do bi não está distante como parece. Resta saber se o Peixe conseguirá manter o fôlego com seus reservas desconhecidos, que tiveram poucas oportunidades no ano passado e podem, enfim, aparecer no cenário do futebol brasileiro.

SANTOS Futebol Clube
Status: Favorito
Última colocação: Campeão
Time-base: Fábio Costa; Neto (Paulo), Antônio Carlos, Adaílton e Kléber; Maldonado, Cleber Santana (Rodrigo Souto), Rodrigo Tabata (Cléber Santana) e Zé Roberto; Jonas e Rodrigo Tiuí. Técnico: Wanderley Luxemburgo.
Pontos fortes: Meio-campo aguerrido mescla velocidade e marcação; Luxemburgo é um técnico diferenciado; o lado esquerdo do time (Kléber - Zé Roberto) é perigoso.
Pontos fracos: Zaga é lenta e não tem entrosamento algum; Rodrigo Tabata é inconstante, falta um meia criativo; o ataque é uma incógnita.
Olho nele: Fabinho

2 comentários:

Anônimo disse...

Se o Santos conseguir o Souza e o Marcos Aurélio, já pode ser colocado no rol dos favoritos, junto do Boca, Inter e São Paulo.

André Augusto disse...

O diferencial do Santos é o técnico. O time é bem comum, sem nenuhm grande destaque. Com a perda da zaga e do ataque, o Santos tende a sofrer com a nova adaptação dos contratados. Está em pé de igualdade com Palmeiras e Corinthians e bem abaixo do São Paulo.