5.1.07

Lembrança de 2006: Começar com o pé direito

Primeiramente, eu gostaria de desejar a todos os nossos leitores um ótimo 2007 e espero que todos tenham passado esse período de férias com muitas festas e muito futebol, é claro.
A partir de hoje até o dia 17 de janeiro serão publicados 10 posts que tentarão explicar todas as novidades dos 20 clubes participantes do Campeonato Regional mais competitivo do país.

Caras novas no Morumbi
(Da esquerda para a direita Francisco Alex, Borges, Hugo e Caiuby)
Melhor ataque da competição com 46 gols, segunda defesa menos vazada (sofrendo apenas 21 gols em 19 jogos) e time que menos foi derrotado (3 vezes).
Nada disso foi suficiente para levar o Tricolor do Morumbi ao título do Paulistão - 2006. A diferença de apenas um ponto para o atual campeão Santos fez com que a diretoria do São Paulo abrisse os olhos. A ordem é para que o time comece o torneio mais acordado e não perca pontos bobos nas rodadas iniciais.
Para aqueles que não se recordam, nas 5 primeiras rodadas o Tricolor fez apenas 5 pontos. Depois, o São Paulo melhorou consideravelmente e conseguiu inclusive, vencer os 3 grandes clássicos estaduais: 4 a 2 no Palmeiras, 2 a 1 no Corinthians e 3 a 1 no Santos. Mesmo assim não deu...
Nesse ano o São Paulo foi às compras cedo. Trouxe do Goiás o bom lateral Jadílson (que foi eleito pela CBF como o 2º melhor lateral-esquerdo do Brasileirão), buscou o habilidoso meia Hugo no Grêmio e repatriou o matador Borges, avante que marcou 19 gols no Brasileirão – 2005 pelo Paraná e que vestindo a camisa do Vengalta Sendai foi o artilheiro da Segunda Divisão japonesa, com 26 gols.
Além disso, o campeão brasileiro buscou 3 revelações no interior do Estado de São Paulo. Da Ferroviária chegaram o meia Francisco Alex e o atacante Caiuby e do Votoraty veio Marcelo Nicácio, atacante que fez 25 gols pela Série B (que é o equivalente a 4ª Divisão paulista).
Isso sem contar o retorno de Rafinha, meia revelado na Portuguesa que foi bem no Grêmio, e enfim poderá ter uma oportunidade no clube (ainda mais com a ausência de Lenílson que foi suspenso por 120 dias após acertar uma cotovelada no santista André Oliveira, em partida válida pelo Brasileiro do ano passado).
Porém a missão Tricolor não será nada fácil. O time terá que se acostumar com a ausência de 3 titulares absolutos: o zagueiro Fabão, que apesar de tecnicamente limitado mostrava muita raça e disposição física; o contestado meia Danilo, peça fundamental na formação tática da equipe; e Mineiro (foto), àquele que para muitos foi o melhor jogador do Brasileirão destacando-se por sua imprescindível marcação e grande poder de fazer gols em momentos decisivos.
Parceiro ideal de Josué com quem fazia uma dupla quase perfeita, Mineiro fará falta ao meio-campo Tricolor. E o Campeonato Paulista servirá como teste ao time do Morumbi, para que o técnico Muricy possa saber se em seu próprio elenco ele encontrará algum jogador que substitua o ex-camisa 7 à altura.
Logicamente, mais contratações podem ocorrer. Marcão, recentemente dispensado pelo Fluminense, está sem clube. O nome de Diguinho do Botafogo também foi especulado. Até lá, Muricy deve testar Souza (que já atuou nessa posição durante o Brasileirão), Richarlyson, Reasco (equatoriano que após lesão na canela, finalmente deve estreiar pelo clube) ou até mesmo Alê, atleta que recentemente voltou do empréstimo ao Botafogo.
Time para ser campeão, o São Paulo tem. Resta saber se o clube aprendeu a lição de 2006 para conseguir, enfim conquistar o seu 22º título estadual.

SÃO PAULO Futebol Clube
Última colocação: 2º
Status: Favorito
Time-base: Rogério Ceni; Ilsinho, André Dias, Miranda e Júnior (Jadílson); Reasco, Josué, Souza e Hugo (Júnior); Aloísio e Leandro (Borges). Técnico: Muricy Ramalho.
Pontos Fortes: Sistema defensivo é entrosado e sofre poucos gols; Ilsinho e Júnior são habilidosos e aparecem como elemento surpresa; Rogério Ceni pode ser decisivo;
Pontos Fracos: O meio-campo deve sentir a ausência de Mineiro; o ataque desperdiça muitas chances de gol;
Olho nele: Rafinha

2 comentários:

Anônimo disse...

O São Paulo pode ser apontado como grande favorito dess pualistão, pois manteve a base campeã. Mas a saída de Mineiro (na minha modesta opinião, o melhor do Brasileirão) pode dar um baque na ólidez defensiva da equipe. Apesar de algumas boas contratações ( jadílson e Hugo) a ausencia do camisa 7 pode se tornar um ponto desfavorável da equipe pela briga ao título. É esperar pra ver!

Felipe Brisolla disse...

Acho que além da ausências, o São Paulo vai ter que passar por cima da pressão, pois sua torcida já está mal acostumada e não vai aceitar tropeços. Vale a pena conferir esse processo!