3.1.07

Bola de Cristal


Em todo início de ano, as bolas de cristal, búzios, cartas e apetrechos se agitam para descobrir quem pode se dar bem ou mal nesse ano de 2007. E como aqui não há "emcimadomurismo", tentarei aqui chutar o estouro de alguns talentos do planeta bola. A safra é boa e pode render muitos frutos.

Começaremos então pela maior delas, na minha opinião. A transferência recorde para o Atlético de Madrid por 28 milhões de euros pode mostrar quanto vale o potencial do meia-atacante Sergio Agüero. Personalidade o garoto já demonstrou que tem. "El Kun", como é conhecido pela semelhança com um famoso personagem de animê japonês, estreou como profissional pelo Independiente de Avellaneda com apenas 15 anos, em 2003, tornando-se o jogador mais jovem a atuar pela divisão de elite da Argentina. Desde então, sua ascensão dentro do país foi meteórica - em menos de dois anos, tornou-se o principal futebolista do campeonato argentino e ajudou a seleção sub-20 do país a vencer a Copa do Mundo da categoria, disputada na Holanda em 2005. Fatos que chamaram a atenção do Atlético, que o levou para a terra das touradas na metade de 2006, aos 18 anos. Aos poucos, "El Kun" vem conquistando espaço entre os titulares do time colchonero e tem tudo para se tornar uma das principais peças da equipe em 2007. Já marcou cinco gols pelo Atlético, quatro pela Liga e um pela Copa do Rey.

Outro jovem talento que pode aparecer aos olhos do grande público é John Obi Mikel. Revelação da equipe nigeriana que disputou a Copa Africana de Nações e eleito o melhor jogador jovem de 2006, Mikel foi alvo de grande disputa entre os grandes da Inglaterra. Manchester e Chelsea disputavam o futebol do meia de apenas 19 anos. O Chelsea desembolsou 12 milhões de libras para ter a revelação nigeriana e Mourinho aposta muito nele. Segundo o português, logo o veremos jogando com muita personalidade e em breve ele pode figurar como o principal jogador da Nigéria e mais uma estrela entre a galáxia dos Blues. Resta saber se ele terá oportunidades suficientes diante de grandes jogadores como Robben, Ballack e Lampard.

Na terrinha, a bola da vez é o meia João Moutinho. O jogador do Sporting, de apenas 20 anos, estreou entre os profissionais na temporada 2004/2005. E não saiu mais. O seu talento latente fez com que na temporada seguinte ele fosse titular em todas as partidas da equipe, o que promoveu o jovem jogador a 3º capitão do time. O meia caracteriza-se pela capacidade de defender e atacar rapidamente, além da talento apurado para o passe e ampla visão de jogo. Felipão já o convocou para defender a seleção portuguesa e é consenso entre os especialistas e profissionais lusos que o garoto tem tudo para estourar e migrar para um grande time europeu. É considerado a maior revelação dos Leões desde o craque Cristiano Ronaldo.

Na Rússia, a esperança está embaixo da baliza. O goleiro Igor Akinfeev, do CSKA, vêm sendo considerado uma grande promessa. Oriundo da tradicional escola de goleiros russa, que já revelou grandes jogadores como Yashin e Dasaev, Akinfeev, de apenas 20 anos, mostra muita personalidade ao ser o titular do atual campeão russo há pouco mais de dois anos. Também vai se firmando como o camisa 1 da seleção russa. Pra mostrar que o garoto está com a bola toda, recentemente ele ganhou o prêmio "Zvezda", que elege o melhor futebolista das nações que formavam a antiga URSS. Akinfeev ficou a frente de famosos jogadores como o meia Alexander Hleb, do Arsenal e Andriy Shevchenko, do Chelsea. A sua agilidade e frieza embaixo das traves, somadas a todos os êxitos conquistados pelo goleiro no CSKA e na seleção já levam seu nome a ser ventilado por grandes potências européias, como o Arsenal. Com Lehmann em final de carreira, o nome de Akinfeev soou forte em Highbury. Um tranferência para o futebol inglês é tudo o que o jovem goleiro precisa para ter seu potencial reconhecido em todo o planeta.

E mesmo com a queda do nível técnico do futebol tupiniquim, o Brasil também garimpou um grande talento. Trata-se de Alexandre Pato, rápido e arisco atacante revelado pelo campeão do Mundo, o Inter. Foram necessários apenas três jogos para que o mundo espiasse aquele garoto com admiração. No primeiro, acabou com o Palmeiras em pleno Palestra Itália, quando fez um gol e deu um passe em apenas 30 minutos em campo. Depois, foi fundamental para a vitória colorada sobre os egípicios do Al-Ahly, no Mundial de Clubes. E por fim, contra o Barcelona, onde não jogou o futebol vistoso de antes, mas contribuiu para o triunfo da equipe em terras nipônicas. Pato, de apenas 17 anos, já foi sondado por Milan e Chelsea e agora vai atuar pela seleção brasilera sub-20. Precavido, o Inter já estipulou a cláusula de sua multa em 20 milhões de dólares. Mas é aquela velha história, se vier com 10, eles negociam.

Podemos ver algumas das revelações do Brasileirão estourarem lá fora como o lateral-esquerdo Marcelo, recentemente contratado pelo Real Madrid, ou o "Bola de Ouro" Lucas, atualmente no Grêmio.

São algumas jóias que, se bem lapidadas pelos seus respectivos técnicos, prometem brilhar em campo. É esperar pra ver!


*********************************

Falando em revelação, na enquete promovida junto aos leitores do Opinião FC, a revelação do Campeonato Brasileiro foi o lateral Ilsinho do São Paulo, com 33% dos votos. Logo atrás, com 31%, veio o volante gremista Lucas. E o "medalha de bronze" escolhido pelos internautas foi outro volante: Andrade, do Vasco, com 11% dos votos. O Opinião FC agradece a participação de todos que votaram na nossa enquete.

2 comentários:

Thiago Barretos disse...

Realmente, a cada dia que passa os jogadores ganham destaques mais jovens. Concordo totalmente com Aguero, Mikel e João Moutinho. Esse trio tem um grande futuro no futebol internacional, com certeza. Akinfeev eu não vi jogar, então eu nem comento sobre ele. Agora, Pato´é palhaçada. O garoto até pode ser bom, mas o marketing em cima de seu futebol está exagerado. Afinal, vale lembrar, Pato não chegou sequer a terminar uma partida pelo Inter

Felipe Brisolla disse...

Existem boas constatações nesse comentário, mas existem duas retificões que precisam ser feitas: O João Moutinho é a maior revelação de Portugal desde Cristiano Ronaldo, e não apenas do Sporting; e o Alexandre Pato ainda não apresentou tanto futebol para ganhar tamanha repercussão. O ano que vem nos mostrará a verdade. Espero que ele se revele um grande craque, porque ainda não é.