10.1.07

Maracujina neles!

Nem bem comemoramos a passagem de ano e o bicho tá pegando lá na Europa. Não falo de contratações bombásticas, nem de jogos fantásticos. Literalmente, o pau anda comendo solto no futebol europeu.

No campo dos desentendimentos, vamos primeiro à Inglaterra. A fogueira de vaidades definitivamente está acesa no Chelsea, pois Makelele e Lampard reclamaram publicamente sobre a postura do meia alemão Michael Ballack em campo. Afirmaram que ele não está dando "100%", pois ataca demais e defende "de menos". Ballack, com total respaldo do técnico Mourinho, afirmou que está jogando de modo diferente daquele que o consagrou no Bayern e na seleção alemã. Segundo o meia, na Alemanha ele recebia mais bolas aérease tinha mais liberdade de atacar. Essa história ainda pode render mais alguns capítulos, pois Mourinho afirma que o jogador é "imprescindível" ao seu esquema e não liga para as avaliações feitas pela imprensa. Mas o mesmo Mourinho afirmou que o outrora matador Shevchenko teria tempo para mostrar seu melhor futebol. Não teve, e cá entre nós, com justiça, pois o ucraniano não jogou nem 5% de seu melhor futebol.

Mas não paramos por aí. Indo para terras germânicas, o embate fica entre o zagueiro brasileiro Lúcio e o lateral francês e capitão do Bayern, Willy Sagnol. O francês criticou veementemente o brasileiro por suas constantes subidas ao ataque. Após uma partida disputada em dezembro pela Copa da Alemanha, contra o Alemannia Aachen, Sagnol gesticulou e foi bastante enfático em seu descontentamento com o modo de jogar de Lúcio. O zagueiro rebateu as críticas afirmando que a reclamação de Sagnol só veio à tona quando a equipe começou a perder. “O Willy era o capitão da equipe naquele dia e queria apenas o melhor para a equipe, mas deve-se falar com os outros jogadores de uma forma calma e respeitosa”, afirmou a revista alemã Sport Bild. Quem sai perdendo é o Bayern, terceiro no campeonato alemão e com partida dificílima pela Champions League, contra o Real Madrid.

Mas as coisas podem se facilitar para os bávaros, pois o Real Madrid também está em pé de guerra. Bastaram duas derrotas consecutivas para a crise se instalar no Santiago Bernabeu. Primeiro, após a ultima derrota para o La Coruña na Liga, Capello soltou os cachorros: a barreira e o goleiro Casillas foram culpados pelo exigente técnico italiano após o gol de falta da equipe galega. Depois, Capello fechou o treino da equipe para a imprensa espanhola, que em protesto, não compareceu à coletiva do italiano. E, por fim, depois da reunião com a diretoria da equipe merengue, Capello radicalizou: deixou Ronaldo, Beckham e o garoto-problema Cassano fora do grupo de jogadores que irão enfrentar o Betis, pela Copa do Rey. Notícias dão conta que esses três jogadores serão afastados e negociados. O contrato de Beckham não será renovado, Ronaldo interessa aos petrodólares do Al-Ittihad (que já seduziu Figo) e Cassano pode migrar para algum clube italiano. E Robinho não escapou da ira do técnico, mas o atacante brasileiro "só" levou um puxão de orelhas de Capello. E além do respaldo da diretoria, Capello afirma ter apoio do plantel.

Mas todos esses casos ficaram só no bate-boca, diz-que-me-diz. Mas outros foram além. O uruguaio Diogo e o bad boy Luís Fabiano (que já possui uma bela ficha de brigas) partiram pra porrada. No final da partida entre Zaragoza e Sevilla, um pisão de Diogo na mão de Fabiano foi o estopim para o atacante brasileiro tomar satisfações com o lateral uruguaio. Após uma pequena discussão, uma cena digna de Rocky: os dois partiram para a violência e o pau comeu. A Federação Espanhola deu cinco jogos de suspensão aos brigões. Se você não viu a "pelea" (boxe, em espanhol, assista ao vídeo abaixo.


É bom esse pessoal acalmar os nervos, pois suas respectivas equipes (com excessão do Sevilla) não vivem bons momentos. Maracujina neles!

2 comentários:

Thiago Barretos disse...

Vai entender o q passa na cabeça desses jogadores. Parece q a quantidade de grana eh inversamente proporcional a quantidade de cérebro...

Anônimo disse...

Ridícula essa discussão do Luis Fabiano com o Diogo. Quanto ao Ballack, pelos últimos jogos do Chelsea, vontade ao que parece não falta. Ele não está sendo brilhante, mas está se esforçando.