25.9.06

Mania de grandeza


Terça-Feira passada começou aquele que é considerado por muitos como o melhor e mais competitivo torneio do mundo. Iniciou-se a Liga dos Campeões 2006/2007.
Teoricamente, não restam dúvidas que a Liga dos Campeões é o melhor campeonato do planeta. Afinal, ela reúne as 32 melhores equipes da Europa, onde jogam cerca de 90 % dos jogadores que estiveram na última Copa do Mundo.
Bem, teoricamente...
Em campo, vemos alguns times que realmente sequer mereciam participar desse torneio. Vamos tomar como exemplo, o Levski Sofia. O time búlgaro é fraco e foi presa fácil para o Barcelona. O Levski pode ser o melhor time do seu país, mas está muito aquém. Um time mediano brasileiro como o Atlético-PR, por exemplo, não perderia por 5 a 0 com tanta apatia.
Outro bom exemplo é a Roma. Quem analisa o resultado, 4 a 0 em cima do Shakhtar, acredita que os italianos dominaram a partida e foram soberanos em campo. Ledo engano. O primeiro gol romano saiu apenas aos 26 minutos do 2º tempo. A partir daí, os ucranianos desanimaram e acabaram goleados.
Por falar em ucranianos, outro jogo horrível foi entre o Dínamo de Kiev e o Steaua Bucaresti, da Romênia. Jogo digno de Campeonato Brasileiro. Da 3ª divisão. O zagueiro Rodrigo, ex-São Paulo, deve estar arrependido totalmente com a campanha pífia de sua equipe. Afinal, perder de 4, em casa, para um time tão fraco é revoltante...
Pior ainda fez a Internazionale, que perdeu para o Sporting Lisboa. Para os leitores que defenderem os italianos e disserem que o resultado é normal porque o jogo era em Portugal, eu digo: Se até o Paços Ferreira (?) venceu o Sporting em Lisboa (vitória por 1 a 0 na última rodada do Português), será que a Inter não conseguiria? Se quiser conquistar títulos, o time de Crespo, Adriano, Figo, Stankovic, Ibrahimovic e cia. não pode perder pontos fáceis.
Mas, por que tanto sucesso? Tanto glamour? Tanta badalação?
É simples, caros leitores. Na Europa, o gramado é mais verde, o uniforme é melhor desenhado, o estádio é mais limpo e até os hooligans têm mais estilo do que os nossos (alguns) torcedores desmiolados. Enfim, a nossa mania de achar a Europa melhor nos faz inconscientemente preferir o futebol praticado por eles.Não estou dizendo com isso, que na Europa não há craques. Há sim. Mas certamente, numa proporção bem menor do que imaginamos. Afinal, qual é o melhor jeito de justificarmos a presença de inúmeros jogadores brasileiros medíocres em equipes de ponta, como Tadei (foto), Doni, Maicon, etc?

Um comentário:

Felipe Brisolla disse...

caros amigos!!
Estou muito feliz de saber que o Blog està Bombando!! Escreverei varias matérias quando chegar!!!
Parabêns por mais uma matèria!!!