13.9.06

BRASILEIRÃO 2006 - MAIS FÁCIL DO QUE PARECE

Como um dos idealizadores iniciais do blog é com grande entusisasmo que eu postarei minha primeira coluna sobre futebol. Seguindo o exemplo dos demais amigos, certamente eu me comprometerei a sair totalmente do "em-cima-do-murismo" que hoje assola os comentaristas esportivos. Espero que todos os leitores possam se pronunciar favoráel a minha opinião ou não. Afinal, não sou nenhum intolerante metido a besta que não aceita críticas...
À medida que o Campeonato Brasileiro se afunila, já começamos a visionar, quais são os clubes que realmente têm chances reais de conquistar o título.
Depois de 23 rodadas, ainda vemos na ponta da tabela, o São Paulo, líder absoluto do torneio a mais de 10 rodadas consecutivas. Mas, esse São Paulo, é um São Paulo totalmente diferente daquele do período pré-Copa. O clássico deste último final de semana ilustra muito bem essa situação.
O Tricolor Paulista jogou com 2 jogadores a mais durante 75 minutos e mesmo assim, não conseguiu sair de campo com a vitória. Mas, qual seria a melhor explicação para isso?
Na verdade, o time sentiu a derrota na Libertadores e saiu fora dos trilhos. Nem mesmo nas partidas em que o clube venceu, ele conseguiu convencer seus torcedores. O time anda mal das pernas, e sente a ausência de um verdadeiro cérebro no meio-de-campo.
Para complicar, após a saída de Ricardo Oliveira, o Tricolor perdeu seu ponto de referência no ataque. A maior prova da incompetência de seus atacantes são as estatísticas. Os artilheiros do time no torneio, são o recém-titular Lenílson, com 7 gols e o goleiro-artilheiro Rogério Ceni, com 5. É mole?
Além disso, Muricy Ramalho tem fama de “cavalo-paraguaio” e isso pode levar o time ao fracasso. Que digam os torcedores do Inter...
Talvez, o maior rival do Tricolor, seja o Santos. Apesar de ter um elenco modesto, o time da Vila vem mostrado sinais de melhoria e principalmente, na fase final do campeonato, o time pode se superar e conquistar o título.
Caso isso aconteça, 50% dos méritos irão para Wanderley Luxemburgo. Podem chamá-lo de arrogante, só não podem dizer que é incompetente. Luxa é um grande estrategista e arma uma equipe como poucos...
Outro time que briga pelo título é o Internacional. Apesar de perder peças importantes como Rafael Sóbis, Jorge Wagner e Bolívar, o Colorado não caiu de rendimento.
O time é muito entrosado, aguerrido e raçudo. Ao contrário do São Paulo, já parece ter esquecido a final da Libertadores. Além disso, os gaúchos terão uma chance de ouro no próximo domingo, quando enfrentarão o próprio São Paulo.
Se o Inter souber aproveitar-se da má fase do adversário, mesmo jogando no Morumbi, poderá sair com os 3 pontos e entrar de vez na briga pelo caneco. E cá entre nós, já faz um tempinho que o Tricolor não consegue passar pelos os colorados...
Quanto às vagas na Libertadores, eu penso que há 4 clubes disputando uma vaga.
Por enquanto, essa vaga é do Grêmio, outro time limitado que compensa a ausência de grandes jogadores com muita força física e vontade. Trata-se de uma equipe complicada de se enfrentar, principalmente quando joga em seus domínios. Destaque para Lucas, jovem volante que tem tudo para jogar em melhores equipes.
O Vasco é um time jovem, que traz alguns jogadores de bom valor, como Morais, por exemplo. O problema é a falta de experiência do elenco que pode ser fatal nos momentos decisivos. Alguém se lembra da final da Copa do Brasil?
O Cruzeiro também é outro time que pode conquistar essa vaga. O time tem até bons jogadores como Vagner e Geovanni, mas não consegue emplacar uma boa seqüência de resultados. Perde pontos fáceis que poderão fazer falta na reta final...
Por último, temos o Corinthians. Mesmo com a perda de Tevez e Mascherano, o Timão conseguiu se reforçar com boas peças, como Amoroso e Magrão. Émerson Leão a exemplo de Luxemburgo, é um grande técnico e aos poucos muda a cara do clube.
O Corinthians já joga como o time grande que é, e apesar de estar em 15º na tabela, não me surpreenderia em ver o Alvi-Negro encerrando a competição entre os 4 primeiros. Digo mais, se Leão tivesse chegado antes, os corinthianos poderiam até sonhar com o caneco...
Alguém discorda?

2 comentários:

Alexandre Azank disse...

Vê se coloca uma foto nessa matéria!

Felipe Brisolla disse...

Caro Barretos!! Bons Comentários os seus!! Só esqueceu que o problema do Cruzeiro tb é o treinador, e não só a falta de experiência!! Sobre o São Paulo, acho que vc acertou..só errou quando duvidou do jogo contra o Inter!!Mas nem os mais sãopaulino poderia imaginar que o time venceria o Inter da forma como acontenceu..ainda mais depois que o time empatou com o Fortaleza e com os 9 corintianos!!
Poste mais vezes, e de preferencia, não fique em cima do muro!!!!