26.9.06

As carruagens estão virando abóboras?

Defensor do Portsmouth tenta parar Diouf, do Bolton.

Esse final de semana foi marcado por tropeços de times médios e pequenos de várias Ligas Européias. Times que estavam nas primeiras colocações e poderiam chegar à liderança (ou manter-se nela) amarelaram. Os grandes agradecem.
Na Inglaterra, nesta segunda (25/09), o surprendente Portsmouth, que vinha liderando a Premier League sem tomar um gol sequer, caiu ante a sua incompetência e as boas defesas do goleiro Jussi Jaaskelainen, do mediano Bolton, por 1 a 0(foto). O revés custou caro aos comandados de Harry Redknapp: caíram para o terceiro lugar, atrás dos tradicionais Chelsea e Manchester United.
Na Itália, o até então invicto e líder Palermo perdeu para o Empoli, por 2 a 0. Tudo bem que foi fora de casa, mas o Palermo, que vinha jogando um bom futebol e fez ótimas contratações para essa temporada não pode se dar ao luxo de perder pontos, se quiser chegar a zona de classificação para a Liga dos Campeões da próxima temporada. Já que o Palermo tropeçou, a Inter, com muito sofrimento, assumiu ponta do Calcio. Quase perdeu uma partida ganha, em casa. No cenário italiano, com Milan e Juventus punidas e com as oscilações da Inter, a Roma se destaca como uma das favoritas ao título. A esquadra romanista vem jogando bem e goleou o Parma pela última rodada.
Na terra do chucrute, o Hertha Berlim era o líder e tinha o Nuremberg em sua cola. Surpreendente, não? Mas os dois apenas empataram de deram chance para que Bayern (sempre eles) e o Schalke (outro tradicional) assumissem a ponta da Bundesliga.
Em terras francesas, também aconteceu algo semelhante. Claro que não posso taxar o Olympique de Marseille como um time "pequeno". Mas dado o domínio do Lyon na França (são os atuais pentacampeões), o Marseille apareceu como o grande concorrente ao hexa dos lyoninos. Ledo engano. Enquanto o Lyon goleou o aplicado Lille (4 a 1), os marselheses caiam ante o Nantes (que estava na zona do rebaixamento até então). O hexa já é um horizonte visível ao Lyon.
Na Espanha, o surpreendente Sevilla, campeão da Copa da UEFA e da Supercopa, não resistiu ao bom time montado pelo Atlético de Madrid. Melhor para Barça, Valência e Real Madrid, que dividem a liderança da Liga.
Mas, como numa piada de português, quem destoa dessa tendência de "engrandecer os pequenos" são os lusos. O Porto reina soberano, com o Sporting logo atrás. O único que está surpreendendo (no péssimo sentido) são os encarnados do Benfica.
Será que algum desses exemplos citados pode vir a se tornar um conto de fadas? Ou eles voltarão a ser reles abóboras e ratos até a próxima temporada? Não percam os próximos capitulos...

Um comentário:

Felipe Brisolla disse...

O louco!!tem atè gringo teclando!!!
Que foda!!!Parabêns mais uma vez!!!