1.8.10

Como explicar?

Até a parada para a Copa do Mundo, o São Paulo estava jogando bem, vencendo e convencendo os seus torcedores. O ponto de virada da equipe foi a chegada de Fernandão, antes da primeira partida das quartas de final da Copa Libertadores, diante do Cruzeiro. Daquele jogo atá a pausa para o Mundial, foram oito partidas, com apenas duas derrotas (uma com o time reserva), incluindo as duas vitórias sobre o time mineiro e uma sobre o Internacional, no Beira-Rio.

Chegou a Copa da África, todos na torcida pela Seleção Brasileira. A equipe de Dunga decepcionou, a Espanha encantou e tornou-se campeã do mundo. Os olhos se voltaram para o Brasil e o seu torneio mais importante. E então, uma pane. O Tricolor Paulista parou. Até a partida contra o Ceará, neste sábado, haviam sido três derrotas e um empate no Brasileiro, e uma derrota para o Inter, pela Libertadores. E esta não foi um simples resultado negativo: foi um massacre. O time colorado dominou e só não goleou porque Rogério estava numa noite inspirada e por causa da qualidade da defesa do São Paulo, que sofreu apenas o terceiro gol em 11 jogos.

Como explicar essa mudança tão grande? O técnico Ricardo Gomes é criticado pela torcida e aparentemente já não conta com o apoio da diretoria do clube, tendo o cargo muito ameaçado. O tempo parado por causa da Copa foi preenchido de que maneira? Quando o elenco é fraco, o time vai mal nas competições, isso é fácil de perceber. E acontece com grandes times, vide o número de grandes do futebol brasileiro rebaixados nos últimos anos.

Mas não é o caso do São Paulo. O treinador é sempre o bode expiatório para a má fase de um clube, mas no caso de Gomes, não é sem razão. O time parece não ter nenhuma estrutura, um padrão. Para passar pelo Inter, no estágio atual, será preciso muita sorte. Talvez com a ajuda de uma jogada de bola parada. Pela qualidade dos gaúchos e pela vantagem de não terem sofrido gol no Rio Grande do Sul, são favoritos.

A vitóra diante do Ceará por 2 a 1 deu um alento para o torcedor são-paulino. Mas é bom que se lembre que o mesmo resultado seria insuficiente para a classificação para a final na partida de volta da semifinal da Libertadores, na próxima quinta-feira.

Um comentário:

Tiago Marques disse...

E agora o Hernanes vai embora. Só falta trazer o Val Baiano como a "contratação" do ano. A não, esse foi o Flamengo, desculpe!

http://levapramaternidade.blogspot.com/