31.8.10

A ilusão dos Estaduais

Faltando apenas duas rodadas para o fim do primeiro turno, a classificação na tabela do Campeonato Brasleiro traz um fato interessante: dos quatro times que ocupam atualmente a zona do rebaixamento, três são campeões estaduais: Grêmio, Atlético-MG e Atlético-GO, por Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás, respectivamente. No G-4, apenas o Santos, por São Paulo.

O assunto já foi tratado aqui e em muitos lugares, mas é sintomático: para que servem os Estaduais? Para manter as equipes menores jogando? Para arrecadar dinheiro? Para iludir o torcedor? Talvez todas as alternativas tenham um pouco de verdade.

Mas algo precisa ser feito. Se continuar do jeito que está, o futebol brasileiro não vai evoluir com a velocidade desejada e/ou necessária. Sei que simplesmente acabar com os estaduais é difícil, envolve muitos fatores, mas ao menos uma mudança precisa ser colocada em prática. Talvez a volta dos regionais, como o Sul-Minas, o Rio-São Paulo, Copa do Nordeste e afins, que já provaram ser interessantes. Os times pequenos podem continuar participando, já sairia da mesmice que são os estaduais.

Em alguns lugares, como em São Paulo, vez ou outra aparece um time pequeno para causar surpresa, já que o nível do campeonato é relativamente superior aos demais. Mas ainda sim é muito raro algum time grande deixar de ficar com a taça. E o torcedor, que vê seu time ganhar, acha que está tudo lindo e que seu time é bom e vai brigar por todos os títulos. Ele passa três meses do ano curtindo a vitória, brincando com o rival, e os últimos oito sofrendo. Será que vale a pena?

Nenhum comentário: