16.8.10

Calvário e esperança

Brigando pela ponta do Campeonato Brasileiro, o Corinthians vê o bom Fluminense de Muricy Ramalho abrir quatro pontos de vantagem sobre o alvinegro. Mesmo controversa do ponto de vista da arbitragem, faltou ao Corinthians um camisa nove de ofício para concluir as chances de gol perdidas. Faltou Ronaldo.

Enquanto o Flu tem Fred (em recuperação de lesão), Washington e Emerson, o Timão sofre com as contusões de Dentinho e do ineficiente Souza. Mas acima de tudo, a torcida espera ansiosamente pela volta do Fenômeno, que não joga uma partida há mais de três meses, desde a estreia no Brasileirão, em maio.

As imagens de Ronaldo treinando contra a equipe sub-18 correram o mundo e não mostravam um jogador que simplesmente estava fora de forma. Mostravam um ex-atleta em atividade, daqueles que disputam partidas beneficentes todo final de ano. Após as criticas de todos, ele prometeu dar a volta por cima, em mensagem postada no Twitter e Adílson Batista adiou sua volta em 15 dias.

A situação é diferente em relação a chegada do craque, no início de 2009. Na oportunidade, ele também havia sido criticado pela “barriguinha”, mas estava em longo período sem atuar por causa de uma grave contusão. E havia a motivação dele em provar que podia brilhar em sua volta ao país, do qual saiu ainda muito jovem. Motivado e acolhido pela torcida, Ronaldo foi uma das principais peças do time arrasador do primeiro semestre de 2009, campeão paulista e da Copa do Brasil. A partir daí, salvo em alguns jogos, Ronaldo “deixou” de estar em campo, devido a muitas lesões e cada vez mais fora de forma. Esperava-se que voltasse a explodir na Libertadores de 2010.

Tirando a segunda partida diante do Flamengo, Ronaldo não foi Ronaldo na competição. Time e torcida esperam sua volta. Mas enquanto seus companheiros dão declarações de respeito (e não poderia ser diferente), a imprensa “malha” o atacante. Sendo um dos atletas mais vitoriosos e mais aclamados dos últimos tempos e da história do esporte em geral, R9 não precisa passar por tal Via Crucis. Contudo, o que deve ficar claro é se ele realmente quer (ou pode) voltar a jogar futebol, já que recentemente, seu pai declarou que está cada vez mais difícil para o atacante atuar regularmente, devido as dores, cada vez mais intensas.

Ronaldo se pune, já que diz a todos que deseja voltar a jogar, mas está cada vez mais longe do comprometimento que um atleta profissional deve ter. E também pune ao time e aos torcedores, que ficam na expectativa de que o camisa 9 do primeiro semestre do ano passado volte e salve o time em campo.

Nenhum comentário: