7.8.10

Roupa suja se lava...?

Felipe posta ato de rescisão com o Corinthians pelo Twitter. Discussão na TV foi a gota d'água para sua saída do clube

As redações das mídias esportivas que cobrem o futebol brasileiro (especificamente, o paulista) foram “presenteadas” recentemente. Isso porque, além das notícias rotineiras sobre os grandes de São Paulo, viu acontecer dois fatos de grande repercussão no meio de forma muito rara na última semana: discussão de atletas com dirigentes ou torcedores por meio dos próprios veículos.

Primeiro o caso do Santos. Pouco antes de fazer a dobradinha do primeiro semestre ao vencer a Copa do Brasil, a discussão entre atletas do clube, torcedores e entre os próprios jogadores via Twitcam, um serviço do Twitter que permite aos usuários do microblog interagir a partir de uma transmissão de webcam.

Na transmissão, aparentemente inocente, feita depois da vitória sobre o Grêmio Prudente pelo Brasileirão, Madson, Zé Eduardo, Zezinho, Alan Patrick e Felipe brincavam com os usuários até o goleiro reserva perder a mão ao ser chamado de “mão de alface”. “Aí parceiro, não f... O que eu gasto com ração de cachorro é o seu salário", disse Felipe, que apesar de falar o que todo mundo já sabe, o fez em tom de humilhação ao crítico. O fato desencadeou a ira de quem estava acompanhando a transmissão, além de evidenciar que o clima festivo entre os jovens santistas não é tão festivo assim, já que depois, Zé Eduardo insinuou que Robinho – prestes a retornar ao Manchester City – não faria falta no elenco santista.

Alguns podem creditar o episódio a juventude do elenco, mas não parece tão simplório assim. Mostra que o jogador de futebol, em grande parte, sai do ostracismo e da pobreza em trajetória meteórica e muitas vezes, não tem ou não é preparado para tal. Fora a proporção que tomou o fato, já que a internet pipocou vídeos das declarações dos jogadores – que desmentiram os fatos, mas sem convencer ninguém. O encanto pelo bom futebol mostra que o elenco santista não deve se dar tão bem assim, já que antes da tal transmissão, já havia vazado à imprensa a briga entre Wesley e Robinho, que brigaram após uma brincadeira, supostamente inocente.

Outra veiculação que causou grande polêmica foi a discussão entre o goleiro Felipe, do Corinthians, e o presidente do clube alvinegro, Andrés Sanches. O arqueiro estava afastado após uma negociação frustrada com o Genoa, onde ele teria forçado sua saída do clube – muitos disseram até que o goleiro teria abandonado a concentração por conta da transferência.

A troca de farpas entre o goleiro e a direção do Timão já vinha sendo feita através de notas oficiais divulgadas à imprensa. Mas quando os dois estiveram “frente a frente” na transmissão do Jogo Aberto, programa esportivo da Band, o racional seria que ambos se calassem e tivessem a tal conversa em um lugar privado. Contudo, debateram em rede nacional, trocando acusações e mostrando a mágoa das partes com o episódio. Resutado: Felipe fez questão de postar foto do ato em que ele rescindia contrato com o clube (que defendia há pouco mais de três anos) e divulgou uma última nota oficial – criticando novamente o presidente.

O fim melancólico é fruto da má condução das duas partes: Felipe, mal assessorado, não se envolveu em uma polêmica como essa pela primeira vez – fez algo semelhante quando estava valorizado, apesar da queda da equipe à Série B, em 2007, quando tentou ir para o Fluminense. O Corinthians, que desvalorizou seu patrimônio e perderá dinheiro com a saída do goleiro, que apesar das polêmicas, é um dos melhores do Brasil em sua posição. Ao expor a discussão entre goleiro e o presidente na mídia, qualquer outro tipo de desfecho tornou-se inviável.

O velho ditado de que “roupa suja se lava em casa” nunca caiu tão bem em ambos os casos, que mostram a falta de preparação de jogadores e dirigentes em lidar com crises e com a imprensa, apesar da parafernália usada para assessorá-los de tais entreveros.

Nenhum comentário: