11.5.10

Coerência e pragmatismo

Dunga optou pelo continuismo na escolha dos 23 convocados do Brasil para a Copa

A tão esperada lista dos convocados do Brasil para a Copa saiu. E apesar de todos esperarem alguma mudança signficativa, no fundo, todos sabíamos que Dunga iria fechar com os jogadores que estiveram com ele desde os momentos mais difíceis – principalmente Júlio Baptista, cuja final da Copa América de 2007 foi suficiente para sustentá-lo por três anos, mesmo não sendo titular nos clubes pelos quais passou.

Adriano foi o único acerto 100% na convocatória. Muito indisciplinado e desorientado na carreira, o Imperador deixou escapar uma Copa que lhe era certa, por conta das seguidas indisciplinas e falta de bom senso no Flamengo, que insiste em fazer vistas grossas para as extrapolações de suas regalias. A escolha de Gomes em lugar de Victor é questionável, mas não é de toda incoerente, já que o arqueiro cresceu de produção no Tottenham, que conseguiu uma vaga na Champions League da próxima temporada – feito inédito nos últimos 49 anos. A boa fase e a maior experiência internacional pesaram a seu favor em detrimento do capitão gremista.

A zaga foi o único setor que não houve grandes contestações. Liderados por Lúcio e Juan, Thiago Silva e Luisão são opções à altura dos titulares. Na lateral direita, o time também está bem servido, com Maicon e Daniel Alves fazendo uma sombra enorme sobre o lateral da Inter. Já na esquerda, dois jogadores que não jogam atualmente no setor, mas estavam “fechados” com Dunga. Enquanto Gilberto é meia armador no Cruzeiro, Michel Bastos atuou nas últimas partidas do Lyon como meia direita. O técnico se escora na falta de opções para as improvisações, que podem custar caro.

O problema mais crônico é o meio-campo do elenco canarinho. Como explicou com precisão o jornalista Paulo Vinícius Coelho, em seu blog, o problema dos jogadores do setor é a falta de capacidade para mudar uma partida. Kaká não tem um reserva – tecnicamente falando –, já que todos os outros jogadores do setor tem como primeira (ou principal) característica a destruição de jogadas. Jogadores como Elano, Ramires e Júlio Baptista são auxiliadores do ataque, e não meias natos, como Kaká. Dunga terá que improvisar, caso o astro do Real Madrid não esteja apto a jogar. Assim como o meia da Roma, Kléberson não atravessa bom momento no Flamengo. Mesmo assim, foi convocado, com tantas boas opções dentro do próprio país, como Sandro (na lista de espera), Elias ou Hernanes.

No ataque, além da esperada convocação do trio Luís Fabiano-Nilmar-Robinho, a vinda de Grafite intriga, já que o atacante - com somente dois jogos pelo Brasil - garantiu sua vaga apenas no amistoso contra a Irlanda, no início deste ano. Longe da boa fase do Wolfsburg campeão alemão na temporada passada, o atacante venceu a experiência de Fred e a boa fase do atleticano Diego Tardelli, por exemplo.

Na informalidade, muitos dizem que os sete jogadores que estão na “lista de espera” poderiam substituir com muita qualidade aos 23 convocados – criadores de jogadas, Ronaldinho e Ganso são os mais lembrados.

Dunga fechou com o grupo que, inegavelmente, chega forte à África do Sul, principalmente por conta dos últimos resultados e o bom aproveitamento de Dunga no comando da equipe. Resta saber se o comprometimento com o treinador e as poucas individualidades serão capazes de levar o Brasil ao título. E Dunga, como tem sido nos últimos quatro anos, sai contestado e com desconfianças de imprensa e torcida. Resta saber se ele reverterá o cenário desfavorável novamente, como já mostrou em outras oportunidades.

Os convocados:

Goleiros
Júlio César (Inter de Milão-ITA)
Gomes (Tottenham-ING)
Doni (Roma-ITA)

Laterais
Maicon (Inter de Milão-ITA)
Daniel Alves (Barcelona-ESP)
Gilberto (Cruzeiro)
Michel Bastos (Lyon-FRA)

Zagueiros
Juan (Roma-ITA)
Lúcio (Inter de Milão-ITA)
Luisão (Benfica-POR)
Thiago Silva (Milan-ITA)

Volantes
Gilberto Silva (Panathinaikos-GRE)
Felipe Melo (Juventus-ITA)
Josué (Wolfsburg-ALE)
Kléberson (Flamengo)

Meias
Elano (Galatasaray-TUR)
Ramires (Benfica-POR)
Kaká (Real Madrid-ESP)
Júlio Baptista (Roma-ITA)

Atacantes
Luís Fabiano (Sevilla-ESP)
Nilmar (Villarreal-ESP)
Robinho (Santos)
Grafite (Wolfsburg-ALE)

Lista de Espera:

Alex (Chelsea-ING)
Sandro (Internacional)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Ronaldinho (Milan-ITA)
Paulo Henrique Ganso (Santos)
Carlos Eduardo (Hoffenheim-ALE)
Diego Tardelli (Atlético-MG)


6 comentários:

Net Esportes disse...

Eu até acho que um ou outro jogador não deveria ir mas não colocaria Ganso, ou mesmo Neymar de forma alguma .... no ano passado muitos falaram do Grafite, agora a maioria deles se espanta com a presença do atacante ..... (Acho que o Pato talvez merecesse pelo menos a espera) ....... no mais não há como contestar o Dunga, ele ganhou dois títulos e foi o melhor das Eliminatórias .... se não ganhar a Copa não será porque falhou na convocação na minha opinião.

Vinicius Grissi disse...

O meio-campo e a lateral esquerda preocupam. O sucesso brasileiro se baseará na defesa, o ponto forte do atual elenco. Sigo apostando no Brasil como um dos grandes favoritos.

Anônimo disse...

Convocaram um Kaká e uns cocô!

Arthur Kleiber disse...

Certamente faltou pelo menos um meia como Ronaldinho ou Ganso. Para mim, teria que levar os dois. Não vejo necessidade de ter Felipe Melo, Kléberson, Elano, Josué e Ramires juntos - daria para tirar pelo menos três deles para colocar gente de qualidade.

Jota Assis disse...

Acho que Dunga seguiu o que pensava desde 2007....coerencia e confiança.....Sinto pelo Ganso...acho que um ótimo reforço para a seleção....

No resto, concordo com o Capitão,

abraços

Erick Amirat disse...

Nesta convocação ficou claro que a seleção jogará um futebol chato e de resultados, ou seja, fez 1 a 0 se fecha e segura o placar. A responsabilidade pela armação das jogadas irá cair nos ombros de Kaká, que ainda inspira preocupações quanto à sua real forma física. Resta torcer para que o meia do Real Madrid não se comporte como o Ronaldinho Gaúcho na Copa passada, que também foi apontado como o principal jogador do esquadrão canarinho.