14.5.10

Campeonato Brasileiro 2010 - Parte V

Flamengo
Arrumando a casa para o Bi


No início do Brasileirão 2009 era difícil apostar no título do Flamengo. O time se superou e mostrou muito brio para levar o caneco. Só que para repetir o feito, o rubro-negro vai ter que passar por cima não só dos adversários, mas dos problemas internos também. A demissão de Andrade não caiu bem e Rogério Lourenço, sem dúvida, é inexperiente para comandar a equipe da Gávea por um longo período.

Adriano - principal nome do elenco - não vive um ano positivo. Entre problemas pessoais e excesso de peso, o atleta vai ter que administrar a ausência na Copa do Mundo da Africa do Sul e isso pode afetar seu rendimento em campo. Contudo, não dá para fechar os olhos para o fato do “Império do Amor” ter levado o clube às quartas de final da Libertadores. Juntos, Vágner Love e Adriano formam uma dupla de ataque de respeito, mas que precisa tomar jeito fora de campo.

Como peças propulsoras da máquina, o Mengo ainda conta com a genialidade oscilante de Petkovic e do entusiasmo de Kléberson, que pode render mais ainda caso faça uma boa Copa. Os laterais Juan e Léo Moura sãos outros que têm bastante vigor físico e força de ataque para manter o time em alta. Resumindo: o Flamengo têm um time forte e competitivo sim. Pode chegar ao título, mas assim como no ano passado, difícil é ver quem aposta nisso neste momento.

Clube de Regatas Flamengo
Status: Zona da Libertadores
Melhor participação: Pentacampeão* (1980, 1982, 1983, 1992 e 2009).
*A CBF atribui o título de 1987 ao Sport.
Em 2009: Campeão (67 pontos)
Time base (4-4-2): Bruno; Léo Moura, David, Ronaldo Angelim e Juan; Kléberson, Rômulo (Michael), Maldonado (Petkovic) e Willians; Vágner Love e Adriano. Técnico: Rogério Lourenço.
Destaque: Mesmo com todos os problemas extra-campo, Adriano continua sendo o “cara” na Gávea. Se ele vai mal, o time vai mal. Só que o inverso também acontece. Como qualquer craque, ele tem a capacidade de desequilibrar e isso pode levar o rubro negro longe.
Olho nele: O zagueiro David, 22 anos, tem experiência nas seleções de base e foi importante no título do ano passado. Mais estabilizado como titular, deve ser um nome importante no conjunto mais uma vez
Pontos Fortes: A dupla Love-Adriano - o “Império do Amor” - têm lampejos dentro das partidas que desequilibram e decidem jogos. Os dois são fundamentais para o time.
Pontos Fracos: No Flamengo, os problemas extra-campo chamam mais a atenção do que as imperfeições dentro das quatro linhas. Com eventuais deslizes da diretoria e dos jogadores, a tendência é o time afundar na competição.

Botafogo
No embalo do Carioca

Nada como um título para alavancar uma boa temporada. O campeonato carioca serviu para mostrar que o Fogão é competitivo e merece respeito. Com um ataque estrangeiro, composto por Loco Abreu e Herrera, o alvinegro demonstra vigor, raça, velocidade, mesmo não tendo grandes nomes. Ainda precisa de um elenco mais equilibrado para suportar uma competição longa como o Brasileirão.

No banco de reservas, o famoso “do the right” Joel Santana é um técnico que sabe ter um elenco na mão - ou melhor na prancheta. Experiente em Brasileiros, Joel é o tipo de treinador que motiva e ao mesmo tempo chama a responsabilidade para ele, fato positivo para a equipe.

O clube busca no Brasileirão uma campanha que chame atenção. Há algum tempo que o Botafogo faz campanhas medianas no torneio. Talvez em 2010, quinze anos após o único título, seja a hora de fazer as coisas acontecerem.

Botafogo de Futebol e Regatas
Status: Zona da Sul-Americana
Melhor participação: Campeão em 1995
Em 2009: 15º lugar (47 pontos)
Time base (3-5-2): Jefferson, Fábio Ferreira, Antônio Carlos e Fahel; Alessandro, Leandro Guerreiro, Túlio Souza, Renato e Edno; Herrera e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana
Destaque: Joel Santana é um “showman”. Têm nas mãos a chance se levar o time ao auge, caso vença o Brasileirão. Com a pranchetinha que já virou um símbolo pode mudar o esquema do time a qualquer momento de 3-5-2 para 4-4-2 ou até 4-3-3. Nas mãos dele, o Bota pode surpreender.
Olho nele: Considerado o Talismã de Joel, o atacante Caio, mesmo do banco, marcou gols importantes na campanha da equipe rumo ao título do Carioca. Em caso de má fase da dupla Herrera-Abreu, o jovem atacante estará apostos para ingressar com naturalidade entre os titulares.
Pontos Fortes: Tem na jogada aérea o seu ponto porte. Abreu e Herrera são exímios aproveitadores dessa arma.
Pontos Fracos: O time têm um banco de reservas bem inferior tecnicamente ao elenco titular. Em um campeonato longo, pode fazer a diferença.

Fluminense
Novos focos

Entre as grandes novidades do Flu para este campeonato estão Muricy Ramalho e o atacante Rodriguinho. O tricolor apostou alto, trouxe quem entende do assunto: um técnico que nos últimos cinco anos, faturou três títulos nacionais. Conhecimento para ele não falta, para acertar uma equipe que parece ter forte capital de seu patrocinador para apostar em mais reforços de peso.

O ataque liderado por Fred ganha agora a companhia de Rodriguinho, jogador habilidoso e veloz que chamou a atenção no Santo André e tem tudo para despontar em uma equipe grande. Outro reforço que chega do time vice-campeão Paulista é o lateral esquerdo Carlinhos, um dos pilares da boa campanha da equipe. Quem brigou três anos consecutivos para não ser rebaixado agora vê possibilidades de ter uma vida mais tranquila na competição. Basta as peças se encaixarem bem ao elenco.

Fluminense Football Club
Status: Zona da Sul-Americana
Melhor participação: Campeão em 1984
Em 2009: 16º lugar (46 pontos)
Time base (3-5-2): Rafael; Mariano, Leandro Euzébio, Gum e Julio César; Diguinho, Everton, Marquinho e Conca; Rodriguinho e Fred (André Lima). Técnico: Muricy Ramalho.
Destaque: Muricy Ramalho decepcionou no Palmeiras mas ainda continua sendo o treinador mais vitorioso da década por isso que têm ele no comando pode ter a certeza de uma temporada competitiva pela frente.
Olho nele: Wellinton Silva, 17, é a jovem promessa do tricolor este ano. Com um corpo franzino, ao melhor estilo Neymar, surpreende pela habilidade e velocidade. Aos poucos deve entrar na equipe para ir se firmando.
Pontos Fortes: O ataque do Flu somado a velocidade do meia Conca é de fazer inveja a muita equipe. Fred, Rodriguinho, André Lima e Conca. Um quarteto perigoso e que sabe fazer gols.
Pontos Fracos: A zaga do Flu não inspira confiança. Embora o zagueiro Gum suba bem ao ataque e faça gols importante, lá atrás as coisas complicam.

Vasco
Série B nunca mais!

Quem voltou a elite do futebol agora tem a missão de se manter nela. O Vasco passou por maus bocado em 2008, mas soube dar a volta por cima no ano passado. Comandado pelo capitão Carlos Alberto, os vascaínos, se não foram brilhantes, pelo menos alcançaram o principal objetivo do clube. Estar na Série A em 2010.

Cá estamos agora diante de um time maduro, que passou pela provação da segundona para recuperar o prestígio e ganhar o apoio da torcida. Ainda têm muitas limitações e dos quatro cariocas é o mais fraco, o que não significa que não possa lutar para ficar entre os oito primeiros do campeonato. Recentemente o time fechou com o Zé Roberto (ex-Flamengo) e ainda corre atrás de reforços para a temporada para que o fantasma do rebaixamento não assolar o clube novamente.

Clube de Regatas Vasco da Gama
Status: Zona da Sul-Americana
Melhor participação: Tetracampeão 1974, 1989, 1997 e 2000
Em 2009: 1º lugar da série B (76 pontos)
Time base (3-5-2): Fernando Prass; Élder Granja, Thiago Martinelli e Dedé; Nilton, Souza (Léo Gago), Zé Roberto, Carlos Alberto e Philippe Coutinho; Dodô (Caique) e Elton. Técnico: Gaúcho
Destaque: Dodô por onde passa deixa marcas. No Vasco não é diferente.Goleador, inteligente e agora, experiente. Um jogador que faz a diferença.
Olho nele: Philippe Coutinho, 17 anos, é a jóia rara da equipe. Um jogador que se for bem lapidado têm potencial para chegar muito longe no futebol e por isso merece toda a atenção neste campeonato. Isso se a Inter de Milão, dona de seu passe, não o recrutar para se juntar ao elenco nerazzurri em breve.
Pontos Fortes: O Vasco se tornou um time experiente. Carlos Alberto, Zé Roberto, Élder Granja, Dodô. Nomes que já passaram por muitos clubes, por muitas situações e que podem dar confiança para os mais novos deslancharem na competição.
Pontos Fracos. Do meio pra trás o time é limitado. A zaga e os laterais deixam a desejar e podem fazer com que o que o ataque cria seja destruído facilmente.

Nenhum comentário: