12.5.10

Campeonato Brasileiro 2010 - Parte IV

Atlético/GO
Em ascensão


Depois de dois acessos seguidos - campeão da Série C em 2008 e 4º colocado na Série B de 2009 -, o Atlético-GO finalmente chega à primeira divisão prometendo dar trabalho e, mais que isso, permanecer na primeira divisão. E tem time para isso. Depois de garantir seu lugar na elite, o clube se reforçou e trouxe jogadores rodados, como Rodrigo Tiuí (ex-Fluminense e que estava no xará paranaense), Thiago Feltri (ex-Atlético-MG) e o centroavante Washington (ex-Palmeiras e Vitória-BA e que estava no São Caetano).

Soma-se a eles a permanência no goleiro-artilheiro Márcio, que teve seu contrato renovado e é um dos maiores responsáveis pela excelente campanha do time goiano até aqui na Copa do Brasil - enfrenta o Vitória na semifinal, e tem futebol para avançar. A campanha no estadual, eliminando o Goiás na semi e goleando na final o Santa Helena, evidencia a boa fase do Dragão. A inexperiência na Série A, no entanto, quando irá enfrentar os grandes do futebol brasileiro em seus estádios, pode pesar. Além disso, Geninho precisa melhorar o seu retrospecto de começar bem as competições e cair no final.

Atlético Clube Goianiense
Status: Briga para não cair
Melhor participação: 23º lugar em 1980
Em 2009: 4º lugar na Série B (65 pontos)
Time base (4-4-2): Márcio; Ayrton, Welton Felipe, Jairo e Tiago Feltri; Agenor, Pituca, Ramalho e Robston; Juninho e Rodrigo Tiuí. Técnico: Geninho
Destaque: O goleiro-artilheiro Márcio já vinha se destacando desde a campanha vitoriosa na Série B do ano passado. Mas a sua atuação nos jogos diante do Palmeiras pela Copa do Brasil, somadas aos três pênaltis defendidos, colocaram o jogador sob os holofotes como o principal nome do Dragão.
Olho nele: Pouco utilizado no Atlético/MG, Tiago Feltri vem ganhando espaço pela ala esquerda do Atlético/GO. É veloz e tem técnica, apesar das falhas na cobertura da zaga.
Pontos Fortes: Vive boa fase, após os dois acessos consecutivos e a semifinal da Copa do Brasil; Jogadores como Feltri e Tiuí são boas armas no contra-ataque.
Pontos Fracos: Carece de um meia armador, além da luta para não perder seus principais destaques para equipes maiores dentro do futebol brasileiro.

Goiás
Dividindo a hegemonia do Centro-Oeste

Além de não ter mais a exclusividade de ser a única equipe da região Centro-Oeste na elite, o Goiás atravessa má fase. Após demitir o técnico Jorginho, a aposta é no experiente Leão – mas que não emplaca um bom trabalho há mais de quatro anos. Além disso, perdeu o principal jogador de seu elenco, já que Fernandão foi para o São Paulo.

O goleiro Fábio chega para substituir o contundido Harlei, sendo esta a única movimentação da equipe, que ainda tenta trazer Marcelinho Paraíba – já que Carlinhos Paraíba, envolvido na negociação com Fernandão, estava lesionado e teve que ser devolvido. Tentando se remontar e com dificuldades no meio-campo e no ataque, o Goiás pinta, inicialmente, como mero figurante neste Brasileirão.

Goiás Esporte Clube
Status: Briga para não cair
Melhor participação: 3º colocado em 2005
Em 2009: 9º lugar (55 pontos)
Time base (4-4-2): Fábio (Harlei), Douglas, Rafael Tolói, Augusto e Jadílson; Wendel Santos, Amaral, Romerito e Everton Santos; Rafael Moura e Daniel Lovinho. Técnico: Leão.
Destaque: Contratado para ser o homem gol no início de 2010, Rafael Moura ainda está devendo gols para a torcida esmeraldina em 2010. Ainda assim, o atacante tem bom aproveitamento nas bolas aéreas e prende a zaga adversária na área, podendo "desencantar" no campeonato nacional.
Olho nele: Artilheiro do último Campeonato Goiano pelo modesto Trindade, Diogo Galvão terá chance de aparecer na elite.
Pontos Fortes: Tem jogadores habilidosos no meio campo, como William e Deyvid Sacconi, além do bom zagueiro Rafael Tolói.
Pontos Fracos: Ainda precisa de atacantes confiáveis, além da crise interna que resultou na troca de alguns dirigentes da equipe; Leão tem personalidade muito instável e pode atrapalhar a equipe.

Guarani
Contra o efeito iô-iô

Apesar da ótima campanha para o acesso à primeira divisão, o Guarani sofreu um desmanche em boa parte daquela equipe, o que teve efeitos no Campeonato Paulista, do qual a equipe disputou a segunda divisão e ainda assim correu riscos de rebaixamento, o que acabou resultando na demissão do técnico Geninho, maior responsável por devolver o Guarani ao Brasileirão após seis anos.

Tentando se reconstruir para não fazer feio no campeonato nacional, trouxe o emergente técnico Vagner Mancini e um pacotão de reforços. Dentre os mais conhecidos, o zagueiro Fabão (ex-São Paulo e Santos), o veterano lateral Baiano e o atacante Roger (ex-São Paulo e Palmeiras). Resta saber quanto tempo Mancini conseguirá para entrosar o pacotão de reforços, afim de não ficar para trás neste início de campeonato.

Guarani Futebol Clube
Status: Briga para não cair
Melhor participação: Campeão em 1978
Em 2009: 2º lugar na Série B (69 pontos)
Time base (4-4-2): Douglas, Rodrigo Heffner (Baiano), Fabão, Aílson (Aislan) e Moreno; Renan, Paulo Roberto, Preto e Ricardo Xavier; Mazola e Roger. Técnico: Vagner Mancini.
Destaque: Mesmo não se firmando no São Paulo, Roger fez bom Brasileiro pelo Vitória, em 2009. Seus gols podem ajudar a equipe e se distanciar da zona de degola.
Olho nele: Tido como revelação na base do São Paulo, Aislan pode ter no Guarani a chance de emplacar sequência de jogos e confirmar a fama de bom zagueiro.
Pontos Fortes: Bolas paradas de Baiano, sempre encontrando jogadores como Fabão e Roger na área para definir na bola aérea.
Pontos Fracos: Precisa entrosar rapidamente os reforços para não perder pontos preciosos no início do campeonato.

Grêmio Prudente
Continuidade com novo nome

A boa campanha em sua estreia no Brasileirão, em 2009 (ainda como Barueri), foi confirmada com a ótima campanha no Campeonato Paulista (já como Prudente), o que mostra que a estrutura da equipe é a grande aliada para a manutenção na elite do futebol brasileiro. Estreante na vida de técnico, Toninho Cecílio, ex-dirigente do Palmeiras, não compromete. Mas a equipe perdeu um de seus principais jogadores na campanha do paulistão: o experiente Marcos Assunção, que rumou ao Palmeiras.

Por isso, a equipe – que fez poucas contratações para o Brasileirão até aqui – aposta na base do estadual e em atletas como o experiente lateral Paulo Cesar, o volante Marcelo Oliveira, o meia-atacante Flavinho e o atacante Tadeu.

Grêmio Prudente Futebol LTDA.
Status: Zona da Sul-Americana
Melhor participação: 11º lugar em 2009
Em 2009: 11º lugar (49 pontos)
Time base (4-4-2): Márcio, Paulo César, Paulão, Leonardo e Diego; João Victor, Marcelo Oliveira, Carlos Eduardo (Fabiano Gadelha) e Flavinho; Willian e Tadeu. Técnico: Toninho Cecílio.
Destaque: Experiente, Paulo César dosa entre a boa cobertura na lateral direita e ao avanços pontuais ao ataque.
Olho nele: Destaque da equipe no campeonato Paulista, o meia Flavinho pode reafirmar seu valor na equipe no Brasileirão. Rápido e habilidoso, é a aposta da equipe para criar jogadas para os atacantes, além de desarticular a zaga adversária com suas jogadas.
Pontos Fortes: Márcio mostra segurança no gol, tem bons laterais e meias habilidosos, como Flavinho e Gadelha.
Pontos Fracos: Ataque pesado e com poucas opções de mudança.

Nenhum comentário: