17.11.09

Fogo no Brasileirão

Botafogo X São Paulo: "decisão" no Engenhão

Os olhos e ouvidos de todos certamente estão atentos à ascensão do São Paulo na liderança ou na surpreendente recuperação do Fluminense, que parecia morto. Na zona da Libertadores, Inter, Atlético, Cruzeiro e até o Avaí estão de olho em uma eventual última vaga. Tudo isso faltando três rodadas para o fim do Brasileirão. Contudo, há um time que vai atuar nessas três frentes em suas partidas derradeiras neste certame: o Botafogo, 41 pontos, apenas dois pontos acima da zona de rebaixamento (ver tabela do Brasileirão à direita).

A acachapante derrota do Botafogo por 3-0 na Arena Barueri deu ares de dramaticidade à equipe comandada por Estevam Soares para o restante do campeonato. O Fogão vai encarar o empolgado São Paulo no Engenhão, o (ainda) ameaçado Atlético/PR no caldeirão da Arena da Baixada e um cambaleante Palmeiras na última rodada – na qual poderá estar brigando pelo título ou por uma vaga definitiva na Libertadores – em casa. Trocando em miúdos: os jogos contra o Botafogo definirão, ao menos, alguma destas arestas soltas no Brasileirão.

Um empate ou derrota do Tricolor Paulista no Rio de Janeiro pode colocar o Flamengo na liderança, caso vença o Goiás no Maracanã. Uma eventual vitória da Palmeiras no Olímpico - no jogo que abre a rodada - pode embolar a liderança, já que o time de Muricy Ramalho ficaria apenas um ponto atrás dos líderes. Na rodada seguinte, a 37ª, o Atlético/PR (atualmente com 43 pontos, quatro acima do Z-4) pode estar jogando sua permanência na Série A, que tem o próprio Botafogo e o Fluminense brigando desesperadamente para escapar da degola. Na última rodada, certamente o Palmeiras estará na briga por algo e pode pegar um Botafogo descompromissado e salvo ou desesperado pela real possibilidade de um retorno à Série B, da qual já teve o desprazer em participar em 2003. Por isso, direta ou indiretamente, todos estarão de olho no Botafogo de Juninho, Lúcio Flávio e André Lima.

2 comentários:

P. L. F. V. disse...

O Botafogo já vem jogando mal, ainda mais em casa, que é quando estranhamente o time joga pior.
O São Paulo deve vencer, mas acho que, caso isso não aconteça, o Flamengo pode botar a mão na taça.

Erick Amirat disse...

O Jogo do São Paulo contra o Botafogo, será o mais difícil do tricolor paulista nesta reta final do Brasileirão. Uma vitória sobre o alvinegro carioca, vai deixar a moral do elenco tricolor ainda mais em alta e, caso o Flamengo tropece, vai ser mais difícil ainda tirar o hepta das mãos do time do Morumbi.