18.11.09

Gol contra


Em meio a discussões de arbitragem, mala branca, influência do "time grande" frente aos pequenos, em fazer uma Copa do Mundo grandiosa e que não onere o dinheiro público, a maioria dos torcedores brasileiros só querem uma coisa: que as coisas sejam resolvidas dentro de campo, como deve ser. Ao fazer a série de acusações e ofensas que o levaram a uma "singela" suspensão de nove meses, o presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo, mostrou sua faceta em comum com a esmagadora maioria dos dirigentes brasileiros, de passionalidade exacerbada e sem a razão necessária para se comandar um clube de massa como o Palmeiras.

Posto os vários problemas que acometem o futebol brasileiro, a imprensa esportiva está aí para denunciar e ajudar a fiscalizar as mazelas do futebol (esporte) tupiniquim. Alguns poucos, com racionalidade e escrúpulos. Outros com estardalhaço e denuncismo. Mas não é essa questão que quero abordar aqui. Ao ver a capa do Lance! desta quarta-feira, 18 de novembro, fiquei surpreso - mesmo se tratando do tablóide em questão - ao ver a chamada de capa do Corinthians: "A Fiel pede pra entregar", relativa ao jogo do Corinthians contra o Flamengo na penúltima rodada - o Timão encara o Náutico neste sábado, pela 36ª rodada. Não é preciso nem explicar que o Flamengo está na briga pelo título nacional ao lado de São Paulo e Palmeiras, rivais alvinegros.

Mas ao ventilar tal possibilidade e sem nenhum tom de denuncismo, o Lance! marca gol contra. "A Fiel"? Toda ela clama por entregar o jogo? Além de não haver nenhum tipo de movimento claro entre os torcedores para tal marmelada, um jornal não deveria "incentivar" tal possibilidade. As vezes, os diretores do jornalão esportivo esquecem que eles lidam com leitores movidos pela paixão, com tal declaração servindo de faísca para uma reação que de boa, não teria nada. Mala branca existe, desonestidade no futebol também. Contudo, é lamentável ver um jornal do alcance e importância do Lance! dando outra escorregada, como vem sendo praxe nos últimos tempos. Uma pena, já que comecei a me interessar por jornalismo esportivo quando o Lance! foi concebido, ao final da década de 90. A busca obsessiva por vendas a qualquer custo empobreceu demais a publicação, que por vezes, fica parecendo a reprodução de papos de boteco com os amigos.

5 comentários:

Armando Teixeira Junior disse...

Concordo com cada palavra...

Lamentável ver um veículo jornalístico de tanta relevância no meio esportivo se portar como uma fofoqueira de janela.

Não li o exemplar em questão, mas gostaria de saber se, dentro do caderno, existe mais alguma referência sobre a Fiel pedindo para "entregar"...

Abraços !

Vinicius Grissi disse...

É perfil do lance usar estas "chamadas" que chamem muito a atenção. Aí é uma questão de gosto ou não.

Não vejo tanta maldade quanto você, mas também não sou adepto deste tipo de conotação.

Filipe Araújo disse...

Che, não vejo tanto problema nisso. É mais uma questão de perfil da publicação do que outra coisa. Houve mesmo uma mudança de postura. Talvez a inicial era mais construtiva. Mas talvez, foi o próprio mercado que "pediu" esta que existe hoje.

De qualquer forma, bela exposição do Opinião. Mais uma vez!

Saludos!

http://gambetas.blogspot.com

André Augusto disse...

Amigos, a questão não é a linha editorial do Lance, que claramente deu essa guinada para o lado mais "sensacionalista". Não vejo normalidade quando eles afirmam que a torcida pede pra entregar baseada em reles enquetes. Ainda acho uma afirmação forte - dada a natureza, antiddesportiva. Mas respeito os argumentos, sempre válidos e enriquecedores, de vcs.

SexyMachine disse...

Oi, tô com o orkut novo e estou sorteando aos seguidores do meu blog, um convite para o novo orkut, se estiver interessada(o), é só entrar no blog: http://visaopoetica84.blogspot.com/

Obrigado!