25.11.09

Aula de futebol

Piqué comemora o primeiro gol da noite

O título acima descreve com simplicidade o que aconteceu na vitória do Barcelona frente à Inter de Milão no estádio Camp Nou, ontem, por 2 a 0. Mesmo sem a presença de dois dos melhores jogadores do mundo por causa de lesão, o argentino Messi e o sueco Ibrahimovic, o Barça atropelou a tetracampeã italiana, que não conseguiu ver a cor da bola.

O esquema de jogo da equipe espanhola simplesmente não deixa o adversário jogar. Com passes rápidos, de pé em pé, além de contar com a presença de craques como os meias Xavi e Iniesta – o primeiro, aliás, poderia muito bem dividir o prêmio de melhor do mundo com o colega camisa 10, o time catalão envolve seus oponentes de uma forma avassaladora. A primeira vez que os interistas trocaram 5 passes seguidos foi aos 25 minutos de segundo tempo.

O que espanta é que a Inter, mesmo passeando a anos na terra da bota, não conseguiu nem ameaçar a meta do goleiro Valdez. Além de não montar um esquema para enfrentar os donos da casa, Mourinho demorou a mexer, e ainda sim as suas mudanças não surtiram muito efeito. Pouco para o badalado treinador, contratado justamente para acabar com o jejum nerazurri.

O Barcelona mostra que é possível jogar bonito e vencer. Sei que esse discurso é batido e já cansou, mas ainda sim acho que vale a pena ressaltar. Não é preciso ser truculento, apostar na força e correria para vencer. Muitos dizem que o campeonato italiano é mais difícil que o espanhol: no duelo entre os campeões, pelo menos, fica difícil de concordar. O Barça mostra também que não é necessário gastar milhões para ter uma grande equipe. Dos 14 jogadores utilizados ontem, nada menos que 9 são pratas da casa. Melhor exemplo não há. E dá gosto de ver...
Dupla de craques: cérebros de uma equipe que encanta

3 comentários:

Vinicius Grissi disse...

Palavras perfeitas. Foi uma verdadeira aula de futebol do Barcelona. Simples, rápido, direto e onfesivo.

Por essas e outras, fiz a análise tática do time no Quadro Negro do Marcação Cerrada. Depois dá uma passada lá.

André Augusto disse...

O mais impressionate é o alto aproveitamento da base do Barcelona. E a Inter se acorvardou novamente, assim como tinha feito na Itália. Mal fez esforço para agredir o adversário. Ainda assim, parece que vai se classificar na bacia das almas.

Felipe Brisolla disse...

É realmente um prazer ver o Barça jogar. Mérito do Guardiola