2.5.09

A nova “sombra” de Júlio César

Há tempos, um dos homens de confiança de Dunga dentro da Seleção Brasileira é Júlio César. Tido atualmente como um dos melhores do planeta em sua posição, o goleiro vem operando milagres tanto na Inter quanto na Seleção. Quem não se lembra do jogo contra o Equador, em Quito, onde teve atuação exuberante? É nome mais do que certo nos próximos jogos das Eliminatórias e para a Copa das Confederações. Mas Dunga ganhou um problema: o reserva imediato de Júlio César, o romanista e muito questionado Doni, sofreu uma intervenção cirúrgica no joelho direito e vai ficar ao menos três meses no estaleiro. A contusão custará ao reserva os próximos compromissos da seleção canarinho. Como Doni era o reserva constante de Dunga para o gol, fica o mistério para saber quem será o novo escolhido. Eis os candidatos, na teoria:

Renan (Valência) – Convocado diversas vezes por Dunga , o goleiro revelado pelo Inter/RS também foi o titular da equipe medalha de bronze olímpica em Pequim. Apesar de relativamente jovem, mostrou personalidade no Brasil e conquistou a vaga de titular da equipe do Valencia praticamente desde a sua contratação, em agosto de 2008. Inclusive, o arqueiro de 24 anos desbancou o experiente Hildebrand – um dos goleiros do elenco da Alemanha na Copa de 2006. No entanto, Renan sofreu uma contusão muscular em janeiro e ficou mais de dois meses parado, perdendo espaço para o veterano César Sanches, de 37 anos. Mas como Dunga não preza tanto o ritmo de jogo nos clubes de seus convocados, diria que Renan pinta como o provável camisa 12 nos próximos jogos.

Diego Alves (Almería) – Reserva de Renan em Pequim, Diego Alves chegou ao até então recém-promovido Almería em 2007, após se destacar no Atlético/MG. Fez grande temporada de estréia, chegando a ficar 678 minutos sem sofrer gols. Foi um dos principais responsáveis pela surpreendente nona colocação de sua equipe em La Liga daquela temporada. Nesta temporada, Diego e o Almería não repetem o desempenho de 2007/08, onde a equipe andaluz é apenas a 13ª na tábua de classificação com uma defesa muito mais vazada, o que dimunui as chances de uma eventual convocação de Diego.

Rubinho (Genoa) – Dos candidatos “internacionais” é o arqueiro brasileiro em maior evidência no futebol europeu. Revelado no Corinthians, jogou também pelo Verona e pelo Vitória de Setúbal, antes de chegar ao Genoa – então na segunda divisão italiana – em 2006/07. Um dos grandes nomes da excelente campanha grifone nesta edição do Calcio ao lado do atacante Diego Milito, o arqueiro sofreu 32 gols em 33 partidas e conseguiu marcas importantes. Na recente visita de Dunga à Itália, o jogador do Genoa certamente foi observado pelo técnico e muitos dizem que devido a boa forma ao bom ritmo de jogos, o goleiro é candidato a camisa 12. Se espelha em Diego, convocado mesmo atuando em um time europeu de menor expressão.

Victor (Grêmio) – Tido pela maioria da imprensa – e por mim - como o melhor e mais regular goleiro em atividade no futebol brasileiro, Victor e a defesa do Grêmio têm grande responsabilidade na campanha Tricolor como a melhor da primeira fase da Libertadores, com apenas um gol sofrido em seis partidas. Em relação aos citados, é o que goza de melhor fase técnica, mas contra a sua convocação está uma regra dos atletas convocados por Dunga: priorizar os atletas em atividade na Europa. Outro ponto são os desdobramentos do Grêmio na Libertadores. Em um possível avanço gaúcho na Libertadores - perfeitamente possível pois o time tem adversários relativamente fáceis - Dunga poderia deixá-lo de fora para não prejudicar o Grêmio.

Outros “convocáveis” da era Dunga, como Gomes – em fase irregular no Tottenham – e Fábio (Cruzeiro) parecem carta fora do baralho atualmente. Coincidentemente, foram os dois primeiros goleiros da era Dunga, no jogo contra a Noruega em agosto de 2006. E apesar de concordar com a excelente fase do gremista, acredito que Dunga está pendendo entre Renan e Rubinho. Mas como tratamos das convocações de Dunga, a escolha do reserva de Júlio César pode sofrer uma reviravolta a qualquer momento.

4 comentários:

Thiago Barretos disse...

Entre todos os citados, eu convocaria o Rubinho. O cara realmente faz miséria no fraco Genoa.
Mas como vc msm disse, o Dunga é imprevisível e pouco liga se o atleta está c/ ritmo d jogo ou não...

Felipe Moraes disse...

Gosto do Renan. E ele tem feito boas defesas pelo Valencia.

Abraço,
Felipe Moraes

Leandrus disse...

Os 4 são boas opções. Ficaria entre Renan e Diego Alves. Também acho que Bruno poderia estar nessa lista: o acho um goleiro muito seguro. Só acho que as vezes falta um pouco de discrição a ele, a mesma que Vitor do Grêmio tem, o que faz com que o rubro-negro erre por excesso de confiança. Diego Cavalieri poderia estar na lista também se não tivesse sumido na Inglaterra (sem contar que não foi muito bem quando entrou).

Ateh!

Lucas disse...

Olá. Meu nome é Lucas, sou da agência LiveAD.

Gostaria de entrar em contato com o dono do site para sugerir um conteúdo para o blog, relacionado ao tema (futebol).

Se possível, por gentileza, enviar informações de contato (email) para:

delgado.lu.m@live.com

Espero retorno.

Abraços.

=)