21.5.09

Barato que pode sair caro

Vislumbrando resolver um problema, o Flamengo pode ter criado outro. Na intenção de abater uma dívida trabalhista com Petkovic – as cifras giravam em torno de R$ 18 milhões – o presidente em exercício do Flamengo, Delair Dumbrosck, bateu no peito e resolveu bancar a contratação do veterano meia sérvio e ídolo do clube, de 36 anos. Idolatrado pela torcida pelo gol de falta que carimbou o tricampeonato carioca (1999, 2000 e 2001), Pet já deu declarações de amor incondicional ao rubro-negro e prometeu lutar pelo hexa brasileiro e o tetra carioca. A atitude de Dumbrosck em contratar o meia sem consultar o vice-presidente de futebol Kléber Leite – um dos grandes responsáveis por boa parte das divida do clube durante sua gestão – e o técnico Cuca pode ter iniciado um racha no clube, já que ambos ameaçaram se demitir. E apesar do recente tricampeonato Carioca, o clima já não era dos melhores na Gávea por conta da ausência de reforços para o Brasileirão, atraso de salários - acertados recetemente - e uma recente crise com o lateral Juan, por conta de um desentendimento do lateral com Cuca em um coletivo.

Antes da contratação de Pet, cerca de 70% da renda dos jogos do Flamengo era penhorada para pagar a dívida com o sérvio. Mesmo sendo um acordo vantajoso financeiramente - abatimento de 15% do valor total e prazos maiores de pagamento -, a aquisição do meia pode ser desastrosa para o elenco nesse campeonato. “Independentemente de presidente, vice ou qualquer outro dirigente, a entidade Clube de Regatas do Flamengo fez um acordo importantíssimo para a sua saúde financeira. Teríamos uma sangria de mais de quinhentos mil reais por mês se isso não acontecesse”, disse Dumbrosck ao GloboEsporte.com, deixando mais do que claro que Petkovic não volta para somar ao elenco ou porque é um ex-ídolo do clube. Volta para abater dívidas e tem grandes chances de ficar encostado. E como Pet não é exatamente um agregador de elencos, a situação pode ficar mais feia, principalmente após a eliminação do Fla na Copa do Brasil para o Inter.

Mesmo com a intenção de aliviar a situação financeira, os cartolas do Flamengo dão mais uma mostra de amadorismo e da falta de tato com o caso. Os profissionais de futebol poderiam ter sido devidamente consultados e postos a par da situação, tornando a vinda de Petkovic menos polêmica, deixando o jogador com menos peso em sua chegada, já que ele não atua em alto nível há pelo menos quatro anos e está sem jogar faz seis meses, desde sua dispensa do Atlético/MG. Aliás, dispensas que se tornaram frequentes nas suas últimas passagens, por Fluminense, Goiás e Santos, respectivamente. O caso de Petkovic é semelhante ao da terceira passagem de Marcelinho Carioca pelo Corinthians, em 2007, onde o Pé-de-Anjo também chegou ao alvinegro como resultado de acordo para renegociar a dívida do jogador com o clube. O resultado foi a rápida recisão de contrato – apenas cinco jogos - em meio a turbulência da equipe de Pq. São Jorge naquele Brasileirão, do qual acabou rebaixado. Ou seja, no mínimo, faltou sensatez ao alto escalão rubro-negro com o caso Pet. E o barato pode sair bem mais caro do que se imagina.

2 comentários:

Armando Teixeira Junior disse...

Realmente a situação do Flamengo é vergonhosa. Uma bandeira tão grande e significativa para o futebol não deveria "se vender" dessa forma. Acredito que a chegada do Petkovic, não irá mudar muito o desempenho do Flamengo nessa temporada, pois na minha opinião o grupo do rubro negro é fraco e não deve chegar mais longe que uma vaga na sul-americana. O futebol carioca aos poucos está se tornando coadjuvante nos torneios nacionais, o que é uma pena para o futebol brasileiro.

Ricky_cord disse...

Engraçado esse caso. Também duvido que Petkovic vá ser útil aos 36 anos e depois de tanto tempo sem jogar