8.6.08

Uma final para a História

Rafael Nadal conquistou há poucos minutos o quarto título seguido de Roland Garros. Aos 22 anos, ele se tornou, ao lado de Bjorn Borg, o segundo jogador a ganhar quatro na seqüência. Com um pequeno detalhe: ele disputou apenas 4 vezes o torneio. Forte, concentrado e tenaz, Rafa praticamente nem olhou quem estava do outro lado da quadra.

No primeiro set, esse domínio do espanhol ficou ainda mais evidente. Federer estava irreconhecível e não viu a bola passar, antes de Nadal fechar em 6-1. É impressionante como o jovem tenista é regular durante todo o jogo. São raros os momentos em que ele demonstra descontrole emocional. Durante a final então, isso não aconteceu.

Para o segundo set, Federer passou a usar sua principal arma contra Nadal, as bolas curtas no meio da quadra. Mais ousado, o suíço conseguiu equilibrar a partida, mas esbarrou em pequenas falhas que se tornaram um grande problema quando o espanhol quebrou seu saque, fechando o set na seqüência em 6-3.

O último set foi um passeio. Nadal sabia que essa seria sua grande chance de fazer um final arrasadora contra o maior da história. Ligadíssimo na partida, ele abriu uma vantagem de 4-0. Daí, foi só administrar a vantagem e fechar a partida com um humilhante 6-0, o chamado pneu.. Nadal, hoje, é um dos maiores nomes do esporte mundial.

Com o final da temporada do saibro, Federer vai voltar a ficar em evidência no tênis. Em Wimbledon e nos Estados Unidos, ele deverá se igualar a Pete Sampras e se tornar o maior ganhador da história, com 14 Grands Slams. O suíço é genial. Único e, se não fosse o espanhol, já teria vencido pelo menos dois Roland Garros. Mesmo assim, poderá ter sua carreira maculada pela não conquista do maior torneio de terra batida do mundo.

Para Nadal, ficará a honra de ter freado o avanço de um monstro e, depois do jogo de hoje, a certeza de que ele é o maior jogador da história do saibro.

8 comentários:

Filipe Araújo disse...

ainda bem que deu nadal.
eu tinha apostado que o federer não aguentaria! jejeje..

abrazo!

http://gambetas.blogspot.com

Anônimo disse...

Eu gosto de tênis... e esse Nadal... ai ai ai!
:)
Beijos!

Arthur Virgílio disse...

No saibro o Ferderer deveria jogar com o Nadal pela Internet, pois poupa sua energia.

Arthur Kleiber disse...

Pq o Nadal é o maior do saibro de todos os tempos, se o sueco Bjorn Borg tem 6 títulos em Roland Garros?
Acho que ficaria melhor se fosse o maior tenista do saibro da Era Aberta...

abraço!

Felipe Brisolla disse...

O fato de ter vencido dois Roland Garros a mais que Nadal não fazem de Borg melhor. Até porque, como disse no post, o espanhol disputou só quatro vezes. Além disso, sua supremacia no saibro é impressionante. Você deve se lembrar que ele detém a maior invencibilidade de jogos seguidos da história. E já conquistou todos os torneios mais importantes na terra batida. Tudo isso aos 22 anos. Além disso, Nadal disputou e ganhou vários títulos com o maior de todos os tempos....

Acho que esses fatores o fazem o melhor da história, certo?

Felipe Moraes disse...

Federer é eterno freguês do Nadal no saibro.
Mas pra mim Roland Garros sempre será Guga.

Abraço,
Felipe Leonardo

Arthur Kleiber disse...

Felipe, realmente todos os itens que vc colocou são verdade. E até acho que ele possa ser o maior da história do saibro, mas não seria por uma grande vantagem. Fiz uma pesquisa aqui, e vi que o Borg ganhou o primeiro Roland Garros aos 17, e ganhos seis títulos por lá em pouco mais de 9 anos de carreira. E teve mais grandes adversários do que o Nadal... mas enfim, são épocas diferentes, não tem como comparar, tem que ir pelos números mesmo...

Anônimo disse...

É impressionante o Nadal no saibro, absurdo o que fez nessa final, mas de alguma forma acho que se o Federer não desistir ele ainda pode ganhar Roland Garros, por outro lado ele se dedicou muito ao saibro esse ano, vamos como se comportará nos pisos que está mais acostumado, pois o Nadal também quer ser campeão em outras superficies............

http://netesporte.blogspot.com/