12.6.08

Apoteoses

Sport campeão: Na Ilha, o Leão fez valer sua força e conquistou o título com justiça.

O Brasil parou ontem para assistir uma redenção, tanto de Sport, quanto do Corinthians. Os pernambucanos, que não viam um título nacional há mais de 20 anos – mesmo tempo sem representar o Brasil na Libertadores – enquanto o Timão ainda cicatriza as feridas deixadas pelo trágico rebaixamento. No fim, o fator casa favoreceu o Sport. Mas na minha visão, qualquer um dos dois que tivesse vencido, conquistaria o título com seus devidos méritos.

O Sport eliminou quatro grandes do futebol brasileiro nessa reta final. Nada menos do que 15 títulos brasileiros caíram ante a força da Ilha do Retiro. Não se trata de um time excepcional, mas que sabe fazer bem o seu dever de casa. E além da seca de títulos nacionais, todos os últimos acontecimentos entre Pernambuco e o futebol do Sudeste deram uma força extra à equipe.

O Corinthians veio de um período turbulento, que começou a mudar de forma após a partida de ida contra o Goiás (na qual o Timão perdeu no Serra Dourada por 3-1). A quase classificação para as finais do Paulistão e uma eminente eliminação para os goianos trouxeram os primeiros – por vezes, até ferrenhos – questionamentos sobre o trabalho de Mano Menezes à frente do alvinegro. E a posterior vitória sobre o time do cerrado iniciou um sprint, chegando ao seu ápice na grande final de ontem. Claro que a expectativa – até pelo futebol apresentado – dava grande esperança aos corinthianos para levar o tricampeonato, mas a apatia e inexperiência de alguns jovens na grande final foram decisivas para o título do Sport, que soube se impôr e foi efetivo na hora de decidir os lances.

Polêmicas à parte, o título está em boas mãos. O Nordeste, tão combalido nos últimos tempos, necessitava de um campeonato de grande porte para começar a se reerguer e voltar a ser realmente competitivo e representativo dentro do cenário brasileiro. Já o Corinthians, que bateu na trave, terá de esperar mais um pouco para acordar do pesadelo iniciado ano passado. No entanto, a derrota de ontem não deve ser usada para expiar os pecados de ninguém. Pelo contrário. Posta a real situação do time, é inegável ver que o Timão sobra na Série B e tem tudo para retornar em grande estilo a seu lugar de direito na elite do futebol nacional. E se tudo correr racionalmente, Mano Menezes é técnico para marcar época e ficar por alguns anos dirigindo o Corinthians.

3 comentários:

Felipe Moraes disse...

Grande jogo. E título merecido para o Sport.

Abraço,
Felipe Leonardo

Gerson Sicca disse...

Merecido o título mesmo, e torci para o Sport. Mas que pelada aquele jogo. Qualidade técnica zero. A disputa de um título nacional merecia mais futebol.Incrível o estilo pelada da decisão.

Jota Assis disse...

Até concordo que os dois times chegaram à final com justiça, mas não vejo isso como uma redenção para o Sport, que já tinha vencido o pernanbucano. Redenção sim para o contestado Nelsinho Baptista. Quanto ao Corinthans, acredito que uma redenção só virá quando o time confirmar o momento de ascensão e retornar à 1º divisão.
abraços