3.6.08

Euro 2008 - Grupo C

Como já é tradição no Opinião FC, faremos uma análise da Eurocopa 2008, que promete agitar este meio de ano no planeta bola. Um torneio que terá como grandes atrações a defesa de título da atual campeã Grécia, o Grupo da Morte - que coloca frente a frente campeão e vice da última Copa do Mundo, além da ausência da seleção inglesa, muito sentida pelos admiradores do esporte bretão. Optamos por uma análise fora da ordem alfabética dos grupos por conta da disponibilidade de tempo dos membros do blog. Mas nem por isso ela deixará de ser menos detalhada e pontual, já que estamos a poucos dias da grande estréia.

Toda a competição que se preze tem um grupo mais fácil, alguns grupos medianos e o grupo mais complicado, ou como gostam os futebolísticos de plantão, o “Grupo da Morte”. Na Eurocopa 2008 não é diferente, o Grupo C é considerado pela maioria, senão por todos, o mais difícil e competitivo desta fase inicial do torneio.Vamos ter nada menos que França, Holanda, Itália e Romênia brigando por duas vagas na próxima fase.

O Opinião FC pesquisou o que há de melhor e de pior para este grupo. A competição da seu chute inicial a partir do dia 7 de junho na Áustria e Suíça, países-sede do segundo maior evento do futebol entre seleções. Na descrição das seleções, a mensagem que estará nos ônibus personalizados que transportarão os elencos, escolhida pelos próprios torcedores através do site da UEFA.com.


França
Vivemos juntos, vibramos juntos

Com a aposentadoria do craque Zinedine Zidane houve quem pensasse que a França cairia de produção, mas não foi o que aconteceu. A seleção francesa, apesar de alguma irregularidade, classificou-se em segundo primeiro lugar do Grupo B das eliminatórias da Euro e, se ainda não tem um craque à altura de Zidane, tem alguns jogadores decisivos e experientes. O ídolo Thierry Henry do Barcelona tem a responsabilidade de fazer os gols acontecerem, mas é no craque e um dos principais jogadores da temporada do Bayern de Munique, Franck Ribery, que a torcida francesa deposita suas expectativas. A grande ausência dos Bleus será a ausência de David Trezeguet, vice-artilheiro do campeonato italiano, por opção - esquisita, diga-se de passagem - do técnico Domenech.
Como está no chamado “Grupo da Morte” a França encontrará dificuldades, mas deve se classificar em segundo lugar no grupo.

O time: Goleiros: Steve Mandanda, Grégory Coupet e Sébastien Frey. Zagueiros: Jean-Alain Boumsong, Eric Abidal, William Gallas, Patrice Evra, François Clerc, Lilian Thuram, Sébastien Squillaci e Willy Sagnol. Meias: Patrick Vieira, Claude Makelele, Florent Malouda, Samir Nasri, Jérémy Toulalan, Lassana Diarra e Franck Ribéry. Atacantes: Karim Benzema, Nicolas Anelka, Thierry Henry, Bafétimbi Gomis e Sidney Govou.
Técnico: Raymond Domenech
Na história: Bicampeã (1984 e 2000)
Ele é o Cara! Ribery, principal jogador da Bundesliga 2007/08. Jogador habilidoso, rápido e imprevisível.
Olho Nele: Karim Benzema, destaque do hepta do Lyon. Atilheiro da Ligue 1, o jovem de apenas 20 anos tem a tarefa de substituir Trezeguet. E está o fazendo com muita competência até aqui.
Pontos Positivos: A base é o time vice-campeão da Copa de 2006. Com uma equipe eficiente e mesclado com jogadores experientes e ótimas revelações, a França possui um meio-campo com muita mobilidade (Ribéry e Malouda) e no ataque o técnico Raymond Domenech possui armas muito perigosas (Anelka, Benzema e Henry). Além disso, a França perdeu o título mundial para a Itália e terá uma ótima chance para “se vingar” dos italianos nesta primeira fase.
Pontos negativos: A aposentadoria de Zidane ainda é considerada um ponto negativo pelos franceses. Além disso, o maior artilheiro da França, Henry, ainda não encontrou no Barcelona o futebol que mostrou no Arsenal. A defesa não é mais tão jovem e deve se preocupar com os velozes atacantes da Itália e da Holanda.

Itália
O céu é sempre mais azul...

A Itália chega à Euro 2008 com a responsabilidade de brigar pelo título. A atual campeã mundial venceu a Eurocopa há 40 anos atrás, em 1968, e busca o bicampeonato no torneio. Apesar de estar no grupo mais difícil da competição, a Itália possui um ótimo conjunto e deve passar para a próxima fase. Com um time formado pelos experientes jogadores que participaram da conquista da Copa do Mundo de 2006, é favorita ao título. O problema maior é que no grupo C temos mais dois favoritos ao título, Holanda e França, e apenas duas vagas para as quartas-de-final. Certamente, a ausência do capitão da Azzurra, Fabio Cannavaro será muito sentida, pois o zagueiro foi cortado da equipe devido a uma contusão. Em seu lugar, Donadoni convocou Alessandro Gamberini, da Fiorentina.

O time: Goleiros: Gianluigi Buffon, Marco Amélia e Morgan De Sanctis. Zagueiros: Christian Panucci, Fabio Grosso, Giorgio Chiellini, Fabio Cannavaro, Andrea Barzagli, Gianluca Zambrotta e Marco Materazzi. Meias: Gennaro Gattuso, Daniele De Rossi, Simone Perrotta, Andrea Pirlo, Massimo Ambrosini, ,Mauro Camoranesi, Alberto Aquilani. Atacantes: Antonio Cassano, Alessandro Del Piero, Luca Toni, Antonio Di Natale , Fabio Quagliarella e Marco Borriello.
Técnico: Roberto Donadoni

Na história: Campeã em 1968
Ele é o Cara: Luca Toni. Desandou a fazer gols no Bayern. Artilheiro do Alemão na primeira temporada, o grandalhão é ótimo no jogo aéreo e sabe usar da estatura avantajada, além de arrematar com precisão.
Olho Nele: Marco Borriello. Fiasco no Milan, o jogador fez ótimo campeonato pelo modesto Genoa, marcando 19 gols no Calcio, ficando apenas atrás dos consagrados Del Piero e Trezeguet na busca pela artilharia.
Pontos Positivos: Com um time entrosado e com ótimas peças em todos os setores a Itália tem tudo para fazer bonito: Gianluigi Buffon no gol, Materazzi na zaga, Pirlo no meio e o artilheiro Luca Toni no ataque. A defesa é forte, o meio-campo é entrosado e o ataque tem um fazedor de gols.
Pontos negativos: Geralmente a Itália não inicia bem uma competição e o time vai se acertando ao longo do torneio. No entanto, estando no “Grupo da Morte” qualquer descuido pode ser fatal (Na Euro 2004 a Itália foi eliminada na primeira fase). Outro destaque negativo é a contusão do experiente zagueiro Fábio Cannavaro, que se machucou em um treino e está fora da competição

Holanda
Uma missão, um sentimento, todos unidos somos laranja

Nas eliminatórias européias, a Holanda ficou atrás da Romênia, levantando dúvidas de sua real capacidade na Euro 2008. No entanto, a Oranje chegou neste grupo para transformá-lo no mais complicado da primeira fase desta Eurocopa. Os holandeses conta com o ótimo goleiro Edwin Van Der Sar, o meia-atacante Robin Van Persie, o atacante Ruud Van Nistelrooy e o veloz Arjen Robben para passar à segunda fase do torneio. No entanto, o trabalho do técnico Van Basten será complicado, já que terá pela frente nesta primeira fase dois favoritos ao título, França e Itália.
Em outro grupo a Holanda seria favorita à primeira colocação, mas no “Grupo da Morte” ela é a terceira força e deve ficar de fora das quartas-de-final.

O time: Goleiros: Edwin Van Der Sar, Henk Timmer e Maarten Stekelenburg. Zagueiros: André Ooijer, Johnny Heitinga, Joris Mathijsen, Giovanni Van Bronckhorst, Mário Melchiot,Wilfred Bolma, Tim de Cler e Khalid Boulahrouz. Meias: Demy de Zeeuw, Orlando Engelaar, Wesley Sneijder, Arjen Robben, Nigel de Jong, Ibrahin Afellay e Rafael Van Der Vaart. Atacantes: Robin Van Persie, Ruud Van Nistelrooy, Dirk Kuyt, Klaas-Jan Huntelaar e Jan Vennegoor of Hesselink.
Técnico: Marco Van Basten

Na história: Campeã em 1988
Ele é o Cara! Nistelrooy. Apesar de contusão recente, o matador do Real Madrid marcou 20 gols e foi uma das peça-chave para o bicampeonato espanhol merengue. Experiente, vive grande fase.
Olho Nele: Wesley Sneijder fez oa parceria com Nistelrooy no Real. O sucesso ode se repetir na Euro, principalmente nas bolas paradas e passes precisos.
Pontos Positivos: O time é forte e tem jogadores decisivos, como o atacante Van Nistelrooy, meias rápidos para fazer a ligação entre defesa e ataque, como o rápido Robben e um ótimo goleiro, Van Der Sar. Além disso, os holandeses tiveram boas atuações nas últimas cinco Eurocopas, vencendo uma, chegando em três semifinais e a uma quarta-de-final.
Pontos Negativos: A seleção holandesa depende muito de alguns jogadores (citados nos pontos positivos) e não consegue manter uma hegemonia na qualidade de seus atletas. Isso pode pesar de forma negativa em um grupo tão complicado com o Grupo C.

Romênia
Romênia, estamos orgulhosos de ti e te amamos

A Romênia pode ser considerada o “Patinho Feio” do Grupo C. Com pouca tradição na Eurocopa, o time romeno teve o azar de cair em um grupo que tem França, Itália e Holanda agora terá que correr muito e apostar numa “zebra” para se classificar.
O técnico Victor Piţurcă aposta no talento do atacante Adrian Mutu da Fiorentina e na experiência do defensor Cristian Chivu da Internazionale para tentar surpreender seus adversários. No entanto, isso é muito pouco para um torneio tão disputado e, salvo uma “zebra enorme”, o time romeno deve cair na primeira fase da competição.

O time: Goleiros: Bogdan Lobont, Marius Popa e Eduard Stancioiu. Zagueiros: Cosmin Contra, Rãzyan Rat, Gabriel Tamas, Cristian Chivu, Mirel Rãdoi, Cristian Sapunaru, Sorin Ghionea, Dorin Goian, Cosmin Moti e Stefan Radu. Meias: Florentin Petre, Paul Codrea, Rãzyan Cocis, Bãnel Nicolitã, Adrian Cristea e Nicolae Dica. Ataque: Ciprian Marica, Adrian Mutu, Marius Niculae e Daniel Niculae.
Técnico: Victor Piţurcă

Na história: Quartas-de-final (2000)
Ele é o cara! Principal jogador romeno desde a aposentadoria de Hagi, Adrian Mutu venceu um doping por cocaína para se tornar o principal jogador da Romênia.
Olho Nele: O atacante Ciprian Marica, de apenas 22 anos. Estreou na seleção com apenas 18 anos e conseguiu se transferir para o Stuttgart no início da temporada.
Pontos Positivos: A Romênia é o grande azarão do Grupo C, por isso não tem o que perder. A equipe deve jogar fechada na defesa e explorar os contra-ataques com o bom atacante Adrian Mutu, que tem futebol para surpreender os adversários.
Pontos Negativos: A equipe é mediana, não possui nenhuma tradição no torneio europeu e ainda por cima caiu no chamado “Grupo da Morte”. Desgraça pouca é bobagem.

3 comentários:

Daniel Frediani disse...

Como em quase todos os grupos da morte, o time que conseguiur se sair melhor vai chegar na segunda fase como favorito ao título. Desta vez não será diferente. Sem a inglaterra na competição, a não ser que aconteça mais uma surpresa, como em 2004 com a Grécia, França, Holanda ou Itália devem acabar com o título.
A minha aposta para este grupo é na Holanda e na Itália. A romênia não tem nenhum Hagi no time e é inofensiva. A França não tem cacife pra superar os atuais campeões do mundo nem os laranjas. Se Robben jogar tudo o que sabe deve conseguiur levar a Holanda ao segundo título da Euro e conseguiur o título de melhor jogador da competição.


Também mantenho um blog sobre futebol. www.molhandoacamisa.blogspot.com
se puder visitar e apoiar, seria muito bom!
abraços!

Arthur Virgílio disse...

Acho que classifica Itália, apesar do corte de Cannavaro, e França, que sobrevive sem Zidane. Acho que Henry pode até ir pro banco. Benzema está jogando muito bem.

A Romênia é mero coadjuvante. Já na Holanda não gosto de Van Basten. Conseguiu barras grandes estrelas, como Seedorf.

Daniel Gomes disse...

Alô galera do "Opnião FC".Eu tenho um blog que fala do Futebol Pernambucano em geral. Chama-se Pernambola, e queria que vocês fossem lá dar uma força com algumas sugestões que fizessem o blog ir pra frente. Quem sabe até poderíamos fazer uma paarceria. Conto com sua visita.

http://pernambola.blogspot.com/