5.10.07

Lyon Ferido

Derrota em pleno Estádio Gerland para o Rangers, pela Champions League: A apatia do Lyon nessa jogo mostra a crise pela qual passa a equipe francesa.

Voltando quase um ano no tempo, o Lyon era o líder absoluto do Campeonato Francês. O OL fechava o mês de outubro com 11 pontos de vantagem sobre o Marseille e liderava com Grupo E da Champions League 2006/07, três pontos a frente do Real Madrid. O até então pentacampeão francês caminhava a passos largos rumo ao hexa e almejava bem mais do que as quartas-de final da Champions, atingidas em 2004/05 e 2005/06.

Mas nuvens negras rondam a cidade de Lyon, quando tratamos do OL. Gérrard Houlier, resposável por um grande salto técnico da equipe, deixou a equipe após quase dois anos de êxitos. Um dos motivos para a derrocada de Houlier foi o desgaste que se evidenciou após a eliminação do Lyon pela Roma na Champions. O Lyon também perdeu algumas de suas principais referências no elenco, casos das saídas do volante português Tiago (para a Juventus), Abidal (para o Barça), Carew (trocado por Milan Baros junto ao Aston Villa) e Malouda, eleito o principal jogador do futebol francês, vendido ao Chelsea.

Junte a essas perdas reposições que não vem dando certo, casos do atacante Kader Keita e Mathieu Bodmer, que fizeram boa temporada pelo Lille, mas até agora não corresponderam no Lyon, o lateral Grosso, destaque da Itália na Copa e que também não mostrou a que veio, além da "eterna promessa" Milan Baros, que desde que estourou pela seleção da República Tcheca na Eurocopa 2004 não mostrou mais eficiência pelos clubes que passou. Além dos problemas de adaptação de novos jogadores, jogadores importantes do elenco como Cris e o experiente goleiro Coupet se contundiram e ficarão um bom tempo de molho. Para finalizar, Juninho está indisposto com o novo técnico, Alain Perrin. Como explicita Ricardo Espina, em sua coluna no site Trivela, o brasileiro - maior astro do Lyon na caminhada rumo ao hexa francês - não faz boa temporada e não é nem sombra do grande comandante da equipe que ele se tornou.

O Resultado: O Lyon é apenas o vice-líder da Ligue One (até esta sexta, 05/10) e é o lanterna do Grupo E da Champions, após duas derrotas por três a zero, para Barcelona e Rangers. Nas duas partidas, o que se viu não foi o Lyon incisivo e organizado de outrora, mas uma equipe apática, perdida e sem comando. Infelizmente, o Lyon começa a cair no senso-comum que são os times franceses na atualidade, sem competitividade entre si e com uma das piores ligas de ponta da Europa.

Mas ainda há tempo de recuperação e o OL pode dar a volta por cima. As esperanças se concentram no único jogador da equipe que no momento está acima da média. Trata-se de Karim Benzema. O jovem atacante, de apenas 19 anos, já está se tornando uma realidade no futebol francês, pois já anotou nove gols nessa Ligue One e já desperta a atenção de Raymond Domenech, técnico da França, que já convocou o jovem avante para o elenco dos Bleus.
Tempo existe, material humano também. É esperar para ver!

RELEMBRE:

6 comentários:

Dassler Marques disse...

Acho que seria necessária uma suave renovação no elenco, bem como buscar algumas reposições imediatas em janeiro.

Se olharmos, o time já foi bem mais forte. Especialmente quando teve Essien e Diarra no meio-campo. Hoje, padece e, apenas Benzema, como bem observado por vc, tem oferecido qualidade.

E acho o Le Guen melhor que o Houllier.

Hehehe


abração velho!

PB disse...

Caros amigos aficionados do futebol, não percam, a partir desta segunda-feira e até quarta, a entrevista exclusiva com o futebolista do Tottenham RICARDO ROCHA no blog Rola a BOLA (WWW.ROLA-BOLA.BLOGSPOT.COM)
Um blog de desporto onde todas as cores são bem-vindas.
Saudações desportivas

Anônimo disse...

Quando o tecnico quer aparecer mais que os jogadores é isso que dá!Abração

Sidarta Martins disse...

O futebol francês faz tempo que não dá as caras.

Felipe Moraes disse...

Bela análise, André.

Vale a pena, realmente, apostar no Benzema. Muito bom atacante, que já se destacava na temporada passada, sempre entrando no segundo tempo e marcando gols.

Abraço

Gerson Sicca disse...

Depois daquela falcatrua do Olimpique o futebol francês deu uma caída feia no cenário europeu. E o campeonato deles eu considero meio fraquinho. Tem jogos que não dá pra aguentar.