27.10.07

Cadê o 9?

A França tem Henry. A Itália, Toni. A Espanha, Torres. A Argentina, Crespo. A Holanda, Van Nistelrooy. A Alemanha, Klose. E no Brasil, quem é o camisa nove de ofício?

Depois da decepção na Copa do Mundo, onde Ronaldo e Adriano mostraram-se ineficientes, a Seleção está a espera do seu fazedor de gols. Dunga já testou o velocista Sóbis, o habilidoso Robinho, o folclórico Vagner e o desconhecido Afonso, mas o espírito do matador não se incorporou aos seus respectivos estilos de jogo. Dunga segue dando preferência para Love, que não corresponde à altura, marcando poucos gols, tanto por ineficiência dele próprio, quanto do meio-campo criativo.

Mas esse mal não se restringe apenas aos convocados para a seleção canarinho. O Campeonato Brasileiro mostra escassos centroavantes na tábua de artilheiros. Josiel segue nas cabeças, mas entre os primeiros aparecem muitos meio-campistas como o uruguaio Acosta, Thiago Neves e o polivalente Paulo Baier. A falta de um centroavante é tão latente que o terceiro colocado na artilharia do campeonato (até 26/10) era André Lima, que saiu do Botafogo há mais de três meses, vendido ao Hertha Berlin. Os 12 gols de Lima só foram alcançados recentemente pelo seu ex-companheiro de ataque, Dodô.

Mas o fenômeno não é exclusivo do Campeonato Brasileiro. A exceção de Kaká, que faz as vezes de segundo atacante no Milan, não há um jogador fazendo muitos gols no Velho Continente. Os melhores marcadores e mais conhecidos do grande público são Luís Fabiano (Sevilla), Liédson (Sporting) e Afonso (Heerenveen), mas que neste momento não tem nenhuma chance de figurar cantando o hino nacional junto aos titulares.

O torcedor espera um novo messias (ou mesmo o velho, como Ronaldo em forma), que nunca chega. Dunga não acena com a possibilidade de testar outros jogadores na posição e os adversários do Brasil não precisam se preocupar em marcar o atacante. Cadê o 9?

PS: Texto originalmente redigido para o Mídia Esportiva, projeto de TCC de André Augusto e Felipe Brisolla. Em breve, mais detalhes sobre o site.

5 comentários:

Dassler Marques disse...

Ronaldo, em 2008, irá readquirir esse espaço.

Não confio em Fernando Torres. Cisma pessoal mesmo..rs

abs,
Dassler

Leonardo Serafim disse...

Gostaria de ver o Liedson na seleção, mas não acho que o Love está indo tão mal.
Muito bom o blog, vo adiciona o link no meu.

Gerson Sicca disse...

Talvez o Pato seja o futuro da 9. Mas eu acho que se o Nilmar voltar a mil ele pode brigar por vaga na seleção.
Tenho um parceiro de futebol nas férias que é treinador do sub-13 do inter. Jogamos juntos faz anos. Ele tava dizendo no verão passado q ele nunca viu nas categorias de base do Inter um jogador como o Pato.

Unknown disse...

Assunto latente no futebol brasileiro.
Eu ainda acho que Liédson é um injustiçado pela amarelinha.

Abraços!
http://pandegosepatuscos.blogspot.com

Net Esportes disse...

o Luís Fabiano merece uma oportunidade, ele é matador !!