20.10.07

Vã-Bretanha

Inglaterra e Escócia podem deixar a Eurocopa sem seleções britânicas, fato esse que não ocorre há 24 anos.

Tida como berço do futebol moderno, a Grã-Bretanha sempre contou com seleções tradicionais na Europa e no Mundo – mais especificamente, a Inglaterra. No entanto, efetivamente nunca foi uma potência, quando falamos em títulos. Nos torneios de futebol mais tradicionais do planeta, só a Inglaterra conseguiu conquistas importantes. As mais relevantes foram o longínquo bicampeonato olímpico (1908 e 1912) e a Copa do Mundo (1966). Mesmo assim, sempre algum time do arquipélago deu as caras em torneios como Copas do Mundo e Eurocopas, como País de Gales ou a Escócia.

Falando especificamente em Eurocopas, o papel dos britânicos na maior competição de seleções do Velho Continente não é muito animador. Em doze edições do torneio, as seleções britânicas ficaram fora de cinco fases finais (1960, 1964, 1972, 1976 e 1984) e têm como melhor resultado o vice-campeonato de 1996, quando o English Team foi batido pela Alemanha, de Oliver Bierhoff, Jürgen Klinsmann e cia.


Mas após a rodada deste meio de semana, válida pelas eliminatórias da Euro 2008 – a qual será sediada em parceria entre Áustria e Suíça – as coisas podem ficar bem pretas para as seleções britânicas. Por incrível que pareça, a que está em melhor situação é a Escócia (como mencionado no post abaixo, de Thiago Barretos). Apesar da derrota inesperada para a Geórgia, os escoceses ainda têm chances de classificação. No entanto, para carimbarem de vez o passaporte para a Euro, precisam bater nada mais, nada menos do que a Itália, atual campeã mundial. Mesmo com a Azzurra de Donadoni vivendo um momento conturbado, a camisa e a tradição dos italianos pode perfeitamente calar as gaitas de fole, em plena Glasgow.

A Inglaterra está em estado crônico. Não conseguiu segurar a vitória jogando frente a Rússia de Guus Hiddink e agora depende de uma combinação milagrosa para a classificação. Os torcedores devem rezar por um tropeço dos russos em um de seus dois jogos restantes, respectivamente, Israel e Andorra. Além disso, precisa vencer, jogando em casa, a Croácia de Eduardo da Silva, líder do Grupo e que vem mostrando bom futebol nessas eliminatórias da Euro.

Enquanto isso, País de Gales e Irlanda do Norte já ficaram pelo meio do caminho e não aspiram mais nenhuma esperança de qualificação para a fase final. Com isso, a Grã-Bretanha pode ficar sem nenhum representante na principal fase do torneio, algo que não ocorre desde 1984. Ou seja, o chamado esporte bretão pode não ver nenhum "bretão" em campo durante a Eurocopa, segundo torneio de seleções mais importante do mundo. Irônico, não?

3 comentários:

Wallacy disse...

É muito estranho ver uma seleção cheia de estrelas (como o Brasil da copa de 2006 e a atual Inglaterra)não conquistar resultados expressivos ou títulos. Essa é a Inglaterra que sofreu pra vencer o Equador na copa, que foi eliminada nos penaltis e que agora parece que sequer vai pra eurocopa... nesses casos em quem se coloca a culpa?

Dassler Marques disse...

Pagam, também, pela péssima escolha que foi McLaren. Mourinho já!

abs,
Dassler

Net Esportes disse...

E dizem que a Copa de 66 foi roubada ainda por cima !!!