29.10.07

New blood, old Devils

Nani, um dos ícones da revitalização do Manchester United, comemora mais um gol.

O Manchester United vem crescendo de produção rapidamente nessa temporada 2007/08. Após um começo duvidoso, deveras agonizante, onde os Red Devils só conseguiram marcar mais de um gol de partida apenas no oitavo jogo oficial (contra o Chelsea por 2 a 0, jogando mal), o time de Sir Alex Ferguson começa a se acertar. Nos últimos quatro jogos, a equipe atuou com apenas um volante de origem - Paul Scholes, até o jogo contra o Dínamo de Kiev, semana passada e Owen Hargeraves no jogo de sábado, contra o Middlesbrough – e o brasileiro Anderson, meia ofensivo de origem, por vezes até atacante na breve passagem pelo Porto, na meia cancha da equipe. Para muitos, um desperdício de talento numa posição tão ingrata como teoricamente é a de volante. Na prática, durante os quatro jogos em que o brasileiro atuou “improvisado”, foram 16 gols marcados e três sofridos. Uma belíssima dor de cabeça aos adeptos da volantização do futebol moderno (Dunga que o diga).

Mesmo sendo essa uma mudança tática forçada pelas contusões de Carrick e Hargreaves (e de Scholes, posteriormente), Ferguson encontrou uma função tática que servisse bem aos tipos de jogador que o Manchester possui em seu elenco. Como enfatizou o parceiro Dassler Marques em seu post a respeito do United ("Uma proposta diferente, 20/10"), Anderson se posicionou na faixa central do campo e foi o responsável pela saída de bola com qualiadade para os “homens criativos” da equipe, Cristiano Ronaldo e Giggs, ou mesmo efetuava boas chegadas próximas a área, encostando em Tevez e Rooney. Quando o adversário tinha a posse de bola, Anderson apenas compunha a linha de quatro do meio campo, não precisando ser efetivamente um marcador.

Essa experimentação, que vem dando mais do que certo até aqui, pode ser um dos diferenciais que faltaram ao Manchester United na reta de chegada da temporada passada, quando a falta de opções do elenco e as diversas contusões fizeram com que o Manchester fosse eliminado pelo Milan na última Champions League e chegasse estafado ao final da Premier League, da qual ainda conseguiu se sagrar campeão. O português Nani e Anderson, como dito acima, vem demonstrando ser ótimas opções para Ferguson, quando Ronaldo ou o experiente Giggs não puderem atuar. No ataque, em lugar do aposentado Solskaer, o arisco Tevez vem formando uma parceria quase perfeita ao lado de Wayne Rooney. De características parecidas, os dois avantes se revesam no comando de ataque, com uma propensão maior do inglês jogar em meio aos zagueiros adversários, enquanto Carlitos cava espaço pelos flancos do campo. Ainda há a opção de Saha, se este conseguir sair do departamento médico de uma vez por todas.

Aliado ao sangue novo no ataque, as boas investidas de Evra pela esquerda, a solidez da zaga com Ferdinand e Vidic (com Pique como ótima opção, em caso de contusão) o esforçado Brown fechando o lado direito e o polivalente O’Shea dão o tom deste time, que mesmo com poucas contratações impactantes e apostando em promessas, dá o tom de renovação e de sangue novo que tanto faltou a equipe nas últimas temporadas.

4 comentários:

Anônimo disse...

Tevez voltou a ser Tevez
Anderson continua a ser Anderson
E o Manchester é favorito a tudo que disputar!

Bola de Cristal e a Polemica e Matematica, estão postados no Pitacos te aguardo lá!Grande Abraço

Arthur Virgílio disse...

O Anderson de volante está jogando muito e o Manchester deve inclusive brigar pelo título da Champions.

Anônimo disse...

Una gran felicidad aguarda para los Argentinos que van la ganhar copa del mundo 2014 em brazil.
Brazucas preparen mucho bien la copa de 2014, para que nosotros vamos la triunfar en sus campos y hacer usted calar boquita con nuestro gran triunfo.
La verdad acá no sabiemos si brasileños teran tamanã condición de hacer la copa de 2014 devido la gran violência que es brazil y falta de condición física de sus estruturas que son muy precárias de um país muy pobre. Más si for realizar de verdad Ya estoy juntando plata para ir…ojala les cagemos el mundial a los brazucas, que lo organizan para ganarlo
Brazucas Imaginense que se cruzan Brasil y Uruguay en esa copa…mamita, lo que va a hacer ese partido….
Lula prometio que va a dejar de tomar whisky y que con el dinero que se ahorren con esa medida construiran un nuevo estadio; asimismo, partes de las ganancias del mundial seran destinadas para financiar un transplante de lengua para Pele, porque parece que la lengua de Pele esta demasiado gastada de tanto chupar ortos…
Saludo
Esteban crsutille
cordoba

Felipe Moraes disse...

Tévez e Rooney prometem uma temporada avassaladora. Assim como Ronaldo e Nani.

Abraço,
Felipe Leonardo