13.1.11

Delac: o novo paredão do Leste

Redigido originalmente para a seção "Fique de Olho", do Olheiros
Acompanhe as análises e toda a cobertura Copa São Paulo de Futebol Junior pelo Olheiros (@olheiros)

Considerado um dos melhores goleiros da década, Petr Cech reina absoluto no gol do Chelsea desde julho de 2004. E a supremacia do gigante tcheco no gol, indiretamente, abriu caminho para que o clube londrino observasse na região do Leste Europeu – que inclui quase que a totalidade dos países pertencentes à cortina de ferro soviética, na época da Guerra Fria, como os Bálcãs e a antiga Tchecoslováquia – mais potenciais talentos para defender sua meta no futuro.

Em 2007, chegou a Stamford Bridge Jan Sebek, compatriota de Cech. Com 19 anos, o arqueiro vai ganhando espaço entre os Reserves. Já em 2009, a região teria um novo candidato para a posição: o bósnio Matej Delac, de 1,91m e 18 anos, que chamou a atenção do caça talentos Frank Arnesen e assinou um pré-contrato com os Blues, logo após ter ido à Londres para integrar a delegação da Croácia de Slaven Bilic em um amistoso contra a Inglaterra, com apenas 17 anos. Mesmo já acertado, Delac ainda não se integrou totalmente ao clube e acabou emprestado ao Vitesse, da Holanda, para adquirir mais experiência – já havia sido cedido ao seu clube de origem, o Inter Zapresic. Mas não se enganem com a demora: o Chelsea aposta alto em mais um “paredão do Leste”.

Recorde e personalidade

Delac não nasceu com vocação para a posição. Em um mundo onde a esmagadora dos garotos quer ser meia ou atacante, certos fatores externosacabam selecionando os futuros arqueiros. Em seu caso, a altura foi fundamental para mandá-lo às balizas. E deu certo.

Um turbilhão de eventos levou o jovem goleiro aos holofotes do futebol local. Delac viajou à Portugal para realizar testes com o Benfica, logo após uma boa atuação com a seleção croata sub-15. Porém, o acerto financeiro com o Inter Zapresic, time local que o revelou, não aconteceu. O que foi ótimo para sua carreira.

Entre contusões e desfalques, assumiu o gol dos Keramicari (cerâmicos, em croata) em meio a temporada 2008/09. E fez história na sua primeira aparição como titular, em fevereiro de 2009. Jogado “na fogueira”, tornou-se o mais jovem atleta a jogar pela Prva HNL, a liga croata: 16 anos e 185 dias. Passeando pelo meio da tabela, o Inter vencia o NK Zagreb fora de casa por 1 a 0. Mas um pênalti aos 40 minutos da etapa final poderia ter selado o empate. Porém, Delac virou herói ao pegar a cobrança do veterano atacante Davor Vugrinec – integrante da Croácia na Copa de 2002 e passagens por clubes pequenos da Itália.

Muito celebrado pelos companheiros de equipe, a fama no país foi quase que instantânea. “Depois da minha estreia, recebi 38 pedidos de amizade no Facebook, apenas em algumas horas. Nem queria acreditar. As pessoas agora passam na rua e cumprimentam-me. É demais!”, declarou ao site oficial da Uefa. Terminaria aquela temporada com 15 aparições entre os titulares e outro pênalti defendido.

Novo Cech?

Delac continuaria como o arqueiro titular do Inter na temporada seguinte, com mais 23 partidas – desfalcaria a equipe por conta da convocação para a Croácia sub-19. Em agosto de 2009, o goleiro estava na Inglaterra com a seleção croata, para um amistoso. E a estadia na terra da rainha, além de marcar sua primeira convocação para a equipe principal, também selaria o acordo mais importante de sua precoce carreira: o acerto com o Chelsea.

Ainda sob o efeito de suspensão prévia por conta da transferência ilegal de Gael Kakuta – aliciado sem o consentimento de seu clube, o Lens –, o diretor das categorias de base Frank Arnesen fechou um pré-contrato com o talentoso arqueiro e o Inter Zapresic: em valores não revelados pelas partes (especula-se que o negócio ficou em 3 milhões de libras), o Chelsea teria a preferência de assinar contrato com Delac por cinco temporadas, assim que ele chegasse aos 18 anos. De quebra, ele permaneceria no seu clube de origem, por empréstimo.

Mesmo no futebol croata, os Blues não deixaram de acompanhar seu mais novo talento. Além de pagar os salários do camisa 1, o clube londrino mandava alguns DVDs ao jovem, para ir se familiarizando com os métodos e a história do clube. “Ele é muito jovem, mas está tendo grande experiência em seu país. Achamos que ele poderá se tornar um grande goleiro no futuro”, analisou o técnico da equipe principal Carlo Ancelotti, que o viu em ação durante alguns treinos no CT da equipe, em Cobham, em dezembro do mesmo ano. Na janela de transferências de 2010/11, o Chelsea o repassou aos holandeses do Vitesse, de onde deve voltar direto aos reserves do clube, ao final desta temporada.

Paredão croata

Natural de Gornji Vakuf-Uskoplje, atual Bósnia-Herzegovina – uma das cidades mais atingidas pela guerra croata-bosníaca (junho de 1992 a fevereiro de 1994), Delac nasceu em agosto, no início do conflito que se seguiu a independência da Croácia da antiga Iugoslávia. A região foi alvo de disputa por croatas, bósnios e sérvios. Radicado mais tarde em Zapresic, localizada na região metropolitana da capital Zagreb, a opção por defender a seleção croata foi natural. Tanto que ele é convocado regularmente às equipes de base dos Vatreni desde o sub-15.

Testado em alguns amistosos, as boas aparições logo o conduziram ao time que disputava as Eliminatórias para o Europeu sub-19, em outubro de 2008. Com o objetivo principal de garantir uma das vagas do continente ao Mundial sub-20 de 2011, na Colômbia, a Croácia chegara à fase final do torneio como zebra.

Com Delac defendendo a meta, o time vendeu caro a derrota diante da Espanha e arrancou um empate sem gols com a Itália. A vaga às semifinais veio com uma sonora goleada diante de Portugal por 5 a 0. Contra os donos da casa, a França, um irônico Déjà vu: há 12 anos, no mesmo mês de julho deste último Europeu sub-19, a Croácia caia diante dos donos da casa na Copa do Mundo de 1998 – na melhor participação da equipe em um Mundial – por 2 a 1, de virada, numa semifinal. O resultado e as circunstâncias se repetiram no torneio continental. Mesmo a derrota diante dos futuros campeões não apagou a bola atuação dos comandados do técnico Ivica Grnja, que viu seu goleiro cotado como um dos destaques da competição.

A boa performance na base e no campeonato nacional, mais uma combinação de imprevistos, fizeram o treinador Slaven Bilic chamá-lo como terceiro goleiro da equipe que enfrentaria a Inglaterra, pelas Eliminatórias da Eurocopa de 2012, em agosto de 2009. Com 17 anos recém-completados à época, Delac tornou-se o mais jovem atleta convocado pela Croácia.

O novo integrante da legião do Leste Europeu do Chelsea se espelha em Cech e Reina e sonha em defender um pênalti de Cristiano Ronaldo. Para isso, é acompanhado com muita atenção pelos londrinos, já que os atuais goleiros da equipe principal, como Hilário e Turnbull, não agradam tanto aos torcedores. E para este arqueiro acostumado a desafios desde cedo, a chance de integrar o elenco principal pode não soar tão absurda, em um futuro próximo. Sob a supervisão próxima do ídolo Petr Cech.

Ficha técnica

Nome completo: Matej Delac
Data de nascimento: 20/08/1992
Local: Gornji Vakuf-Uskoplje, Bósnia e Herzegovina
Seleções de base que defendeu: Croácia sub-15, sub-16, sub-17 e sub-19 e sub-20
Clubes: Inter Zapresic, Chelsea e Vitesse (empréstimo)

Um comentário:

Bruno Gomes disse...

Aê galera começou um novo blog sobre futebol no dia 01/01/2011
Companhia do Futebol o link é:


www.ciadofutebol.blogspot.com

achei que gostariam de saber.