26.1.11

Testes e preferências

Mano Menezes prossegue seu trabalho de renovação à frente da Seleção, ao ter convocado os jogadores que enfrentarão a França, que atravessa momento semelhante, no fatídico estádio de Saint-Denis, em Paris, no próximo dia 9 de fevereiro. Fiel ao seu estilo, o treinador brasileiro mostrou sensatez em deixar os jogadores que atuam no Brasil, em início de temporada, para chamar àqueles que estão a todo o vapor nos campeonatos europeus.

Evidentemente, o destaque maior da lista são as voltas do goleiro Júlio César, convocado pela primeira vez após a eliminação para a Holanda (defendida aqui), e do zagueiro Luisão – outro integrante do elenco presente à África do Sul. Era hora de alguns daquele elenco se mesclarem aos que devem formar a base para o próximo Mundial (ainda falta a volta de Maicon e de Kaká, quando este estiver 100%).

Outros jogadores, esquecidos há algum tempo, também fizeram por merecer a convocação, casos de Hernanes (que deve ser aproveitado como meia, não como o volante da época do São Paulo), Hulk (principal destaque do disparado líder do Potuguês, o Porto) e Gomes, que finalmente mostra alguma regularidade no gol do Tottenham. Os meias Renato Augusto e Jádson (convidado a ser naturalizar ucraniano, para defender a seleção do leste europeu), que também crescem de produção em Leverkusen e Shakhtar, respectivamente, marcam as estréias justas com a camisa canarinho.

Mas, salvo raras exceções, não vejo com bons olhos algumas "lembranças". Especificamente, o caso do zagueiro Breno (Bayern de Munique), o atacante André (Dínamo de Kiev) e do volante Sandro (Tottenham). Ambos com idade olímpica, são bons jogadores e tem potencial para integrar a equipe olímpica, caso os garotos do sub-20 assegurem uma das vagas ao torneio, que estão em jogo no Sul-Americano da categoria, no Peru. Por opção técnica (seja ela correta ou não), ambos são reservas em seus clubes. E, para vestir a camisa da seleção, penso que um dos pré-requisitos aos jogadores é a atuação regular em suas equipes de origem. Ainda mais no caso dos jovens, que só fizeram o nome pelo que jogaram no Brasil.

Sandro nem foi inscrito na relação dos atletas dos Whites que disputaram a fase de grupos da Champions e pouco atuou na Premier League. André é preterido pelos famosos atacantes ucranianos do Dínamo, como Shevchenko, Milevskyy e Kravets, ficando margeado dos titulares, ao lado do também encostado e brasileiro Guilherme. Chegou a ser eleito a pior contratação do futebol local em 2010, em votação feita pelo site especializado Football Ukrania. Depois de estourar no São Paulo, Breno se machucou por longo tempo e foi pouco aproveitado até mesmo quando foi emprestado ao Nurnberg, na temporada passada. Ainda precisa se firmar, para reeditar os bons tempos jogados nos gramados tupiniquins.

Talvez fosse hora de Mano olhar mais aos garotos de sub-20 para depois avaliar a necessidade de tais testes, ao chamar jogadores “parados”. E fazer mais testes com brasileiros em alta, como o volante Luiz Gustavo, 23 anos, transferido recentemente ao Bayern após temporadas sólidas pelo Hoffenheim – o time que o brasileiro Carlos Eduardo, lembrado por Mano, jogou antes de se transferir aos russos do Rubin Kazan. Inclusive, o brasileiro foi sondado para defender a sólida seleção alemã. Ou mesmo o atacante Nenê, em alta no PSG e artilheiro da Ligue 1. Filipe Luiz, do Atlético de Madrid, seria uma boa opção de teste, no lugar de André Santos, distante das jornadas no Corinthians, quando sob a batuta de Mano.

No geral, Mano vem conduzindo bem o processo para reconstruir o Brasil. É preciso apenas aparar algumas arestas e não deixar com que certas preferências não viciem o seu trabalho à beira do campo.

Goleiros:
Júlio César (Internazionale/ITA), Gomes (Tottenham/ING), Neto (Fiorentina/ITA)
Defensores:
Daniel Alves (Barcelona/ESP), Rafael (Manchester United/ING), Marcelo (Real Madrid/ESP), André Santos (Fenerbahçe/TUR), Breno (Bayern Munique/ALE), David Luiz (Benfica/POR), Thiago Silva (Milan/ITA), Luisão (Benfica/POR)
Meio-campistas:
Lucas (Liverpool/ING), Ramires (Chelsea/ING), Sandro (Tottenham/ING), Elias (Atlético de Madrid/ESP), Hernanes (Lazio/ITA), Anderson (Manchester United/ING), Renato Augusto (Bayer Leverkusen/ALE), Jadson (Shakhtar Donetsk/UCR)
Atacantes:
Robinho (Milan/ITA), Pato (Milan/ITA), André (Dynamo Kiev/UCR), Hulk (Porto/POR).

Nenhum comentário: