27.11.10

Dupla fazendo história

O Barcelona recebe nesta segunda-feira, no Camp Nou, o grande rival Real Madrid, num clássico que vale muito mais que a liderança do Campeonato Espanhol - o time merengue lidera com 32 pontos, um a mais que o adversário, passadas 12 rodadas. É também o embate entre os dois atuais melhores jogadores do mundo - a discussão sobre quem está acima é polêmica: Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.

A temporada da dupla tem sido espetacular, principalmente depois da Copa do Mundo, onde ambos não conseguiram ir muito longe com as suas seleções. Mas depois da decepção no torneio sul-africano, o argentino e o português trataram de voltar a brilhar. Segundo o site oficial dos clubes, entre a Liga Nacional, a Liga dos Campeões e a Copa da Espanha, o camisa 10 do Barça já contabiliza 20 gols em 16 jogos, com uma média de 1,25 por duelo. O número 7 do Real fica pouco atrás - foram 19 gols em 19 confrontos, um por partida. Fora as assistências e participação decisiva em muitos outros momentos.

Na temporada passada, o Real fez a melhor campanha de sua história no Espanhol e ainda sim ficou com o vice, justamente por ter falhando ante o rival nos clássicos disputados. Ciente disso, o elenco está concentrado e quer acabar o tabu – Casillas já disse que o time vai até o Camp Nou para vencer. Aliás, as declarações envolvendo o aguardado duelo vêm de todos os lados e torcidas. Se Mourinho acertou a equipe da capital, o grupo de Guardiola continua com seu futebol vistoso e ofensivo.

Entre tantos tabus e duelos particulares, alguns se sobressaem. Messi, por exemplo, nunca marcou gols em um time dirigido por Mourinho, apesar de já ter tido sete oportunidades. No entanto, balançou as redes sete vezes em oito confrontos contra os merengues.

Fosse só por isso, já seria um grande jogo. Mas ainda tem o Xavi, Di Maria, Iniesta, Özil, Daniel Alves, Marcelo, Villa, Higuaín etc. Ingredientes não faltam. Eu, pelo alto e constante nível apresentado nos últimos anos, ainda sou mais Barcelona. Mas o Real Madrid, nas mãos de Mourinho, parece ter se revitalizado, mostrando uma personalidade e confiança que não via no clube desde as últimas conquistas do esquadrão comandado por Zidane. É esperar para ver.

Um comentário:

Luís Felipe Barreiros disse...

Sem dúvidas, o post fala de dois grandes jogadores da história do futebol. Messi com seu jogo mais clássico e C. Ronaldo com o jogo mais atrativo para se ver.

O único episódio lamentável foi a recepção do ônibus do Real com pedras pela torcida do Barça.

Abração e espero você lá,

Luís
porforadogramado.blogspot.com