23.8.10

A permanência de Neymar: excelente

O fim da novela envolvendo a transferência de Neymar para o Chelsea, com a permanência do atacante no Santos, foi sensacional. Realmente é uma mudança de paradigma ver o garoto recusar, mesmo que por um breve período, os muitos milhões do time inglês para ficar no time de coração.

Que realmente sirva de exemplo. Neste momento, deixar uma condição de ídolo e craque, de reverência nacional, para ir brigar por posição num país como a Inglaterra, e no Chelsea, não seria mesmo o mais sensato. Neymar ainda tem muito que evoluir. A pouca idade, apesar de não ser uma barreira, também atrapalha. Aliás, isso é outro ponto que dá pra discutir - impor uma idade mínima para transferências para o exterior.

Elogiável também a postura do Santos, que fez a mesma coisa com Robinho, quando este quis se transferir para o Real Madrid. Para quem não se lembra, o jogador, que passou por maus momentos na Europa e quase implorou para voltar ao alvinegro praiano nesta temporada, fez até uma "greve", sumindo dos treinamentos. Mas os santistas só o liberaram quando o clube espanhol pagou o total da multa recisória. Ora, os europeus têm dinheiro, e muito! É muito simples: se eles querem um atleta, que paguem o valor da multa, não tem erro.

Outra coisa em comum é o agente Fifa, como gosta de lembrar, o grande profissional Wagner Ribeiro. Desta vez, ele teve azar. Mesmo convencendo o pai de Neymar, o garoto não quis a mudança. Contou a favor também para a sua permanência o clamor nacional: Pelé, Mano Menezes, Dorival Júnior, o presidente Luis Álvaro, a mídia e a torcida.

O futebol brasileiro, aos poucos, começa a acordar para ter uma administração mais profissional, a manter os seus principais jogadores, a realizar jogadas de marketing. Claro que não é possível chegar ao mesmo patamar da Europa, mas é muito razoável crer que é possível diminuir a distância, para pelo menos retardar a saída dos valores brasileiros ou, pelo menos, os fazer pensar duas vezes antes de assinar com qualquer equipe somente por causa da questão financeira. Na minha opinião, a permanência de Neymar foi sensacional: para o Santos, para a torcida, para quem gosta de futebol e para mudar um paradigma.

Um comentário:

Anônimo disse...

Neymar deveria ter ido para Europa. Os times são mais organizados e ricos. As cidades são mais seguras, os estádios mais modernos e o pagamento sai em dia. Enganaram o garoto com falsas promessas.