23.2.10

Chegou a hora

Esta semana finalmente marca a estreia das outras três equipes brsileiras na Taça Libertadores da América: Internacional nesta terça e Corinthians e Flamengo um dia depois. Hora de mostrar que todo o planejamento que vem sendo feito até agora é correto e importante para o sucesso na competição, como o revezamento de atletas - exceção feita aos rubro-negros.

Uma coincidencia acompanha as três equipes: todas vêm de maus resultados em seus torneios regionais. O Flamengo de Adriano, apesar de não admitir, sentiu o peso da derrota para o ex-freguês Botafogo, e agora entra pressionado. Apesar de não haver rodízio, entra descansado para o duelo contra a Universidad Católica, já que não atua desde a última quarta-feira.

Já o Inter foi eliminado na semifinal da Taça Fernando Carvalho, primeiro turno do Gauchão, mas jogando com um time B. A derrota veio com um gol aos 47 minutos do segundo tempo, quebrando uma invencibilidade de 31 jogos no torneio. Enfrenta o Emelec com todos os jogadores à disposição do técnico Fossati, inclusive o goleiro Abbondanzieri.

O Corinthians, jogando com um time misto, apenas empatou sem gols no último duelo pelo Paulistão, contra o Rio Branco. Pela primeira vez na temporada Mano Menezes deve utilizar o time que considera ideal, contando com a volta de Ronaldo. O técnico do Timão chegou a ser criticado pelo excesso no rodízio. A estreia é contra o Racing de Montevidéu.

Outro fator em comum para todos é que iniciam a competição jogando em seus domínios, o que pode causar um efeito contrário: sem menosprezar os adversários, acredito que a ansiedade será o maior obstáculo para o trio. Mais ainda para o Timão, já que nunca venceu o campeonato e entra cercado por uma enorme expectativa da torcida, devido ao grande número de reforços e a presença de Ronaldo.

Um resultado ruim, mesmo um empate, pode trazer um ambiente ruim, já que os campeonatos regionais têm sido usados até então como uma espécie de laboratório e o grande objetivo é taça continental. Que se mirem no São Paulo, e não no Cruzeiro.

2 comentários:

Marcel Jabbour disse...

Também acho que a tal da "obsessão" pode atrapalhar alguns time, principalmente o Corinthians. Mas acredito em vitórias nessas estreias.

Abraços

diletra.blogspot.com

Vinicius Grissi disse...

A temporada está começando a esquentar no Brasil. E esta Libertadores promete!