6.2.10

Bota fogo de palha?

João Henrique e Ademir Sopa comemoram:
Botafogo 2 a 1 na Portuguesa em pleno Canindé


Todo ano é a mesma coisa. Longe de estarem no auge do seu preparo físico, os times de maior expressão começam a disputa dos Estaduais num ritmo muito aquém de suas reais possibilidades. Melhor para os times considerados pequenos que, cheios de ânimo, aproveitam o momento de letargia para ganharem preciosos pontos.

No Campeonato Paulista a máxima quase sempre é seguida a risca. Até a 10ª rodada vemos inúmeras zebras despontarem entre os quatro semifinalistas para, depois, perderem o fôlego na reta final do torneio. Ou quase sempre. Afinal, ninguém acreditaria que Guaratinguetá e Ponte Preta em 2008, Bragantino em 2007 ou Noroeste em 2006 desbancariam algum grande e ficariam entre os 4 primeiros. Pois ficaram.

Agora, a zebra da vez é o Botafogo. Para um time recheado de novas contratações (28 atletas!) e tido até por nós, do Opinião FC, como um clube que brigaria apenas para não cair, o ano começou muito bem: Quatro vitórias, um empate e apenas uma derrota.

Até agora o grande trunfo do treinador Roberto Fonseca aparece no poderio defensivo de sua equipe. Dono da melhor defesa do campeonato até o momento, com apenas 3 gols sofridos, o Botinha melhorou muito a sua marcação quando trocou o engessado 3-5-2 por um versátil 4-3-1-2. Afinal, com o novo esquema a defesa ganhou a proteção de 3 volantes bem experientes (Augusto Recife, Ademar Sopa e Rodrigo Pontes), dando liberdade para os laterais Cássio e Andrezinho munirem os velocistas atacantes Malaquias e Willian.

É muito cedo para afirmar que a Pantera, atual vice-líder, chegará ou ao menos brigará por uma das quatro vagas finais. Mas no meio de tantas equipes enfadonhas, vale a pena dar uma olhada nos ribeirão-pretanos que, além dos jogadores já citados, também contam com outros nomes muito interessantes. O cerebral meia Xuxa, o jovem zagueiro Freire ou o ágil goleiro Weverson, que desbancou o veterano Cleber e virou titular da camisa 1 são bons exemplos disso.

Um comentário:

Net Esportes disse...

se os quatro grandes de SP jogassem completos e pra valer todos os jogos chegavam os quatro novamente na reta final, imaginei que isso fosse acontecer esse ano mas botafogo e Ponte Preta estão surpreendendo .... agora na semifinal é outra história, é igual playoffs da NBA, a camisa, a tradição, a experiência sempre fala mais alto .......