25.2.10

Rooney ou Drogba?

Messi não atua com a constância das grandes apresentações da temporada passada – o que não quer dizer que esteja mal – e Ibrahimovic ainda não lembra no Barcelona o letal e imprevisível atacante da Inter. Villa e Higuaín vêm marcando gols e decidindo jogos para Valencia e Real Madrid, respectivamente. Na Inter, a boa fase é do goleador argentino Diego Milito. Mas os atacantes que vem se sobressaindo entre os outros, até aqui, são os rivais de Inglaterra: Rooney, do Manchester United, e Didier Drogba, do Chelsea.

Na liderança, o Chelsea tenta evitar a conquista do tetracampeonato da Premier League pelo United. Na artilharia do campeonato, porém, a vantagem é de Rooney: 23 gols em 27 jogos, enquanto Drogba contabiliza 19 gols em 22 partidas. Nos jogos oficiais da temporada, 26 tentos para o inglês e 24 para o marfinense.

Drogba é mais alto (1,88m) e mais forte fisicamente. É bom na jogada aérea, sabe jogar fixo na área e sair para buscar jogo (principalmente caindo pela esquerda), está se aperfeiçoando nas cobranças de falta e sabe fazer bem o pivô, como mostram as seis assistências do camisa 11 em 2009/10. Rooney não é alto quando tratamos de um homem-gol (1,78m), mas tem força física impressionante, sabe cabecear, finaliza com os dois pés e briga por todas as bolas, em todo lugar do campo. Sua condição física está no auge, proporcionando arrancadas sensacionais e velozes. Foi responsável por cinco assistências, até aqui.

Ambos são as maiores referências de suas equipes. Drogba, já há algum tempo - foi artilheiro da Premier League em 2006/07. Rooney acabou crescendo tecnicamente na última temporada de Cristiano Ronaldo com a camisa do Manchester United – já fazia boas partidas, mas ainda era coadjuvante na época do português. Porém, com a saída do meia-atacante para o Real Madrid, o atacante inglês assumiu, com muita naturalidade, a condição de referência técnica da equipe. Após o trunfo desta última terça-feira diante do West Ham, onde Rooney decidiu o confronto com dois gols, o técnico adversário, o italiano Gianfranco Zola, afirmou que o camisa 10 do United tem o "toque de Midas", referindo-se ao grande aproveitamento de Rooney nas finalizações ao gol.

Neste momento, são os dois melhores atacantes da atualidade no futebol. E apesar de viverem momentos semelhantes, acho Rooney mais completo e jogando em uma equipe tecnicamente pior e mais dependente dele do que Drogba. A briga pela artilharia, pela Premier League e por uma boa jornada na Copa do Mundo prometem com os dois em campo.

3 comentários:

Marcel Jabbour disse...

"...Rooney mais completo e jogando em uma equipe tecnicamente pior e mais dependente dele do que Drogba". É isso aí, Coxa!

abs!

diletra.blogspot.com

Vinicius Grissi disse...

Acho o Drogba mais jogador do que o Rooney. Mas a fase do inglês é extraordinária!

Net Esportes disse...

desde de quando era ofuscado por Cristiano Ronaldo eu já achava Rooney um excelente jogador, o problema dele acho que é o jeitão, na minha opinião ele não tem carisma, o que talvez o prejudique na hora de ser elito o melhor do mundo por exemplo, mas está jogando muito e assim surge mais um paradgma para ser quebrado ....