30.4.09

Café-com-leite decidido

Corinthians e Cruzeiro:
Virtuais campeões?

Esse último final de semana marcou a inaugural partida decisiva dentre a maioria dos Campeonatos Estaduais que ainda estão em curso. Se muitos destes torneios ainda não conhecem um favorito absoluto para o jogo de volta, o mesmo não pode se afirmar quando se avalia a situação de Corinthians e Cruzeiro.

Afinal, ambos souberam muito bem como se comportar diante adversários difíceis de serem batidos. Certamente, ao passarem por Santos e Atlético, tanto Timão quanto Raposa conquistou boa vantagem na busca pelos títulos de Campeão Paulista e Mineiro, respectivamente.

Invicto no estadual, o Corinthians é um time que, aos poucos, mostra-se muito mais embalado rodada após rodada. A boa fase fez que o time do Parque São Jorge não se abalasse com a pressão exercida pelos torcedores santistas e, em plena Vila Belmiro, soubesse atuar com a inteligência suficiente para garantir 3 a 1 no placar.

Para mim, o momento-chave do jogo foi o gol de falta marcado por Chicão, aos 10 minutos da etapa inicial. Esse tento deixou os anfitriões ainda mais apreensivos e fez com que o Santos se lançasse ainda mais ao ataque. Dono de uma forte defesa e de um contra-ataque muito perigoso, não é de hoje que o time de Mano Meneses adora explorar lacunas defensivas deixadas por seus adversários.

Além disso, três atletas corinthianos cresceram muito nesta fase final. Felipe voltou a fazer grandes defesas, mesmo sem passar 100% de confiança. Até na saída de gol em bolas alçadas na área, um dos maiores defeitos do arqueiro, Felipe já demonstra maior segurança. E como não citar o principal motor do time? Vindo de trás, Elias mostra muita disposição não só para marcar, mas sim, para ajudar na armação do time.

E por fim, Ronaldo. Longe do auge de sua forma física, o atacante aparece em lances que unem categoria, habilidade e oportunismo. Com 8 gols em 10 jogos, o Fenômeno (ao lado de Chicão) já é o principal goleador da equipe na competição. Um verdadeiro “cala-boca” a todos que, como eu, apostavam que a vinda de Ronaldo era meramente comercial.

Já o Cruzeiro, time de segunda melhor campanha na 1ª fase do Campeonato Mineiro, entrara em campo com a intenção de apenas reverter a vantagem do empate que pertencia ao rival. Fez melhor. Não obstante ter vencido, a Raposa repetiu o placar da primeira finalíssima do ano passado e bateu o Atlético com sonoros 5 a 0.

Nesse caso, até confesso haver certa disparidade técnica entre os rivais. Nada, porém, que justifique uma diferença de gols tão grande. Na verdade, o time de Adílson privilegiou-se de seu entrosamento e sua grande capacidade de sufocar os adversários através de toques rápidos e velozes para manter a invencibilidade do time em dérbis contra o Galo, que agora subiu para 11 jogos.

O esquema do time celeste é o mesmo que encantou a todos no Brasileirão 2008. A irregularidade da defesa foi inibida pela ação de um meio-campo versátil em que Ramires (grande craque do time), Marquinhos Paraná e até Fabrício alternam posições de marcação e armação. Mais a frente, o cerebral Wagner, dono de 3 assistências na partida final, comandou a goleada ao lado de um inspirado Jonathan, autor de 2 gols, e um sempre raçudo Kléber.

E santistas e atleticanos que me desculpem. Aposto que as finais dos Campeonatos Paulista e Mineiro já foram decididas neste último final de semana. Reverter essa vantagem parece pouco provável, independente dos motivos. Sequer as boas voltas de Rodrigo Souto e Éder Luís ou as sentidas ausências de Chicão e Ramires fazem com que eu mude de sentimento...

E que na eminente perda do caneco, talvez Santos e Atlético consigam dificultar as coisas ao ponto de conseguirem uma vitória no segundo jogo, evitando assim, que Corinthians e Cruzeiro sejam campeões invictos. Minha opinião? Se isso ocorrer, eu já me surpreenderia...

2 comentários:

caurosa disse...

Meu caro Thiago, realmente, para Atlético e Santos, me parece que " a vaca já foi pro brejo". Só resta sonhar com a atuação do "Sobrenatural de Almeida" e um milagre futebolístico acontecer.
Parabéns pelos texto e pelo nobre espaço para os amantes no Futebol.

Forte abraço

caurosa

Armando Teixeira Junior disse...

É Barretos, concordo com você.Na verdade fica até difícil de opinar quando o resultado fica assim tão óbvio logo no primeiro jogo. Corinthians e Cruzeiro já estão com as faixas dos estaduais no peito, e na minha opinião, nem uma catastrofe muda esta realidade.
Parabéns a você e ao Coxa pelos posts e pela dedicação a este espaço, a indicação no blog do Noblat foi mais que merecida.
Abraços !