26.4.09

26 de abril – Dia do goleiro (ano III) - "Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é"

Com esse trecho da música “Dom de Iludir” de Caetano Veloso, tento ilustrar nesse texto uma pequena mostra do que é a vida de goleiro, a posição mais ingrata do futebol. No final do Paulistão, o nome do jogo foi Ronaldo. Com justiça, o Fenômeno decidiu a partida com dois gols cuja marca lhe é característica: habilidade e inteligência com a bola nos pés. E lá atrás, como último homem da resistência contra o veloz ataque santista, Felipe experimentou os infortúnios do que é ser goleiro.

Com o Santos precisando fazer o resultado em casa – agravado pelo 2-0 construído ainda na primeira etapa – Felipe acabou aparecendo com ótimas defesas, mano a mano com Kleber Pereira, no chute à queima-roupa de Neymar e a cabeçada de Fabão. A cada defesa, muita vibração e sorrisos. Confiante, Felipe continuava seguro na segunda etapa. Até o gol de Triguinho, onde Felipe cometeu uma falha crucial: tentou antecipar o cruzamento do lateral, que acabou rematando direto ao gol e pegando o camisa um do Timão no contrapé. Mesmo com todas as defesas antes da falha, o gol inflamou o Santos que partiu em busca do empate.

Com o 3-1 no placar, o Santos se atirou ao ataque e a falha de outrora não abalou Felipe, que fez mais defesas importantes, passeando pelos extremos pelo qual o arqueiro – único homem em campo no qual o erro é quase sempre, fatal – está sujeito ao defender a sua baliza. Naturalmente, Ronaldo foi o mais assediado após a partida, pois além da estupenda partida é o tipo de jogador que as ações são maximizadas. Tão ou mais importante quanto o excelente aproveitamento de Ronaldo na partida foram as defesas de Felipe. Juntos, ajudaram o Corinthians a dar um passo significativo rumo ao título do Paulistão. E neste dia do goleiro, Felipe fez jus ao ofício com uma atuação quase impecável. Porque goleiro é assim: uma falha leva ao inferno e grandes defesas, ao céu.

RELEMBRE:
Dia do Goleiro, 2008
Dia do Goleiro, 2007

10 comentários:

Fernando Richter disse...

Caro André,

Muito legal o seu blog. Aproveito para convidá-lo a visitar o meu.

Grande abraço,

Fernando Richter.
www.pbcomfernandorichter.blogspot.com

Rafael Igor disse...

Realmente, André!

Se não fosse a falha no gol do Santos e aquelas comemorações exageradas depois das defesas, Felipe merecia ter bastante destaque... Depois de Ronaldo, é claro! hehehehehe!!!

Abraço,

Rafael Igor
www.passesdeletra.blogspot.com

Breiller disse...

Homenagem mais do que justa e plausível, André. A visibilidade e o reconhecimento - principalmente - do goleiro de futebol são ínfimos comparados à badalação dos atacantes, como Ronaldo.

"Tão ou mais importante quanto o excelente aproveitamento de Ronaldo na partida foram as defesas de Felipe." Me arrisco a dizer que, hoje, Felipe foi mais importante que Ronaldo... pela situação do jogo, pelas defesas dificílimas, pela segurança (apesar do gol santista).

Parabéns ao Felipe e a todos os goleiros injustiçados desse mundão da bola.

Carlos Pizzatto - Blog do Carlão disse...

Felipe se saiu bem ontem.

Vinicius Grissi disse...

Apesar da falha, com certeza Felipe tem motivos para comemorar o Dia do Goleiro. Foi bem no jogo.

corinthiano disse...

opiniao?
a minha é que esse é um blog de sãopaulinos para sãopaulinos. acho que a crônica esportiva vai um pouco além. a opinião é (muuuito) importante, mas também é importante a isenção. a parcialidade é louvável, mas não ao extremo.
e essa parcialidade só louvável quando é escancarada. é facil se esconder atras da bandeira de acabar com o "emcimadomurismo", mas deveriam colocar o símbolo do são paulo no topo do blog.
essa é a minha "opinião".

Marcel Jabbour disse...

Fábio Costa e Felipe são excelentes goleiros, mas muito irregulares. O jogo de ontem mostrou isso. E o corinthiano foi (bem) melhor, sem dúvidas.

Abraço!

diletra.blogspot.com

Felipe Moraes disse...

Muito legal a homenagem.

O Felipe, apesar da falha, realmente catou muito ontem.

Abraço,
Felipe Moraes

André Augusto disse...

Caro "corinthiano"...

Se temos como proposta emitir uma opinião acerca dos fatos ocorridos no jornalismo esportivo, é claro que ela será parcial, pois ela é utilizada para defender um ponto de vista. Imparcialidade deve ser cobrada nos factuais de notícia. Aqui, a liberdade é pra se falar sobre qualquer assunto e a democracia permite que debatamos sobre o assunto, pois cada um tem um ponto de vista e podemos concordar ou não. O ponto é como vc aborda tais questões.

Sinceramente não sei se sua crítica foi dirigida a este post ou ao restante, pois não ficou claro no seu comentário. Mas seria legal que se vc realmente quisesse discutir, vc se identificasse para podermos argumentar como prega a cartilha do jornalismo, a de ouvir todos os lados.

Abraço!

Arthur Kleiber disse...

Caro Corinthiano, como bem disse o Andre, nao ha opiniao imparcial. Se vc tem uma opiniao, eh pq vc analisa os fatos e julga, de acordo com os seus principios, o que lhe parece ser a melhor opcao.

Agora, se ha uma coisa que nao resta duvida nenhuma, eh que o anonimato eh realmente lamentavel. Todos os posts no blog vem com o nome do autor, ao contrario da sua "opiniao anonima".