3.4.08

Título Verde?

Vitória sobre o Corinthians abriu a sequência de 8 jogos 100% do Palmeiras
(Charge: Arthur Fujii - Desenhos FC)

No início da temporada de 2008, o Palmeiras foi um dos clubes que melhor reforçou o seu elenco. Além de ter vencido o leilão de Diego Souza, o Verdão trouxe o matador Alex Mineiro, o ex-encostado Élder Granja, o problemático Lenny e o polêmico, porém competente, Vanderlei Luxemburgo.

As derrapadas nas rodadas iniciais do Paulistão (empate com Mirassol e derrotas para Noroeste, Ituano e Guaratinguetá) deixavam o torcedor com a pulga atrás da orelha. Muitos acreditavam que, mais uma vez, o time palestrino iria morrer na praia.

Os tropeços fizeram a diretoria abrir os olhos e mais quatro novos reforços desembarcaram no Parque Antártica com o aval de Vanderlei: o promissor Henrique, o esforçado Kleber e os contestados Leo Lima e Denílson. Nem mesmo assim, o elenco do Palmeiras botava medo em seus adversários.

Mas, aos poucos, o Palmeiras foi acertando-se dentro do gramado. Hoje, vemos um Palmeiras forte, ofensivo, que adianta a marcação quando necessário e domina o oponente no campo de ataque. Nem mesmo os empates com os Rios Preto e Claro desanimaram a equipe.

Afinal, Valdívia começou a criar mais jogadas, Alex Mineiro desencadeou a marcar gols, Pierre e Henrique acertaram a defesa e Luxemburgo, enfim, definiu um padrão tático para o onze palmeirense. Até mesmo Leo Lima, outrora meio-campista firulento, melhorou seu futebol quando assumiu o posto de segundo volante.

Não à toa está invicto há 13 jogos (onze pelo Paulista e dois pela Copa do Brasil). Acumula neste intervalo 10 vitórias e apenas 2 empates. No Campeonato Estadual já possui o segundo ataque mais positivo, com 32 gols anotados e a terceira melhor defesa, com apenas 16 gols sofridos.

A fase atual é tão boa que nem o Palestra Itália, considerado a alegria dos visitantes no ano passado, viu derrotas em 2008: 2 vitórias e 1 empate. Neste embalo, o Verdão já é considerado por muitos comentaristas esportivos como o principal candidato ao título do Campeonato Paulista.

Exagero? Talvez. Que o Palmeiras tem o melhor elenco e está jogando muita bola, todos sabem. O problema é que na hora do mata-mata, pode aparecer um altíssimo salto alviverde que colocará tudo a perder. E disso, eu não duvidaria. Ou será que alguém esqueceu a pipocada Tricolor em 2007?

2 comentários:

Gerson Sicca disse...

Pra mim o Palmeiras é o maior candidato ao título da Copa do Brasil. Mas tb acho q o Corinthians vai incomodar.
Quanto aos times do RS eu não boto muita fé não.

Alexandre Azank disse...

Acredito que o Palmeiras é o mais apto para ser campeão paulista de da Copa do Brasil. O time tá concentrado e tem no comando o Luxemburgo "papa-títulos". Só perde caso cruze com outro time grande que na "hora H" cresça numa eventual decisão! Seria o caso de uma vingança do São Paulo no Paulistão ou o Internacional na Copa do Brasil.