11.4.08

Europa em Azul e Vermelho

O cartaz da grande final da Champions seria um prenuncio?

Liverpool e Manchester, vermelhos; Chelsea, azul e Barcelona, em azul e grená, pintam o domínio europeu neste momento. O Barcelona enfrentará o seu primeiro desafio real nesta Champions. Após enfrentar times fracos na fase de Grupos e Celtic e Schalke na fase final, os catalães enfrentam um Manchester maduro, que está em seu melhor momento e anseia muito por um título europeu, já que o último data da distante temporada 1998/99. O copeiro Liverpool suou para eliminar os promissores garotos do Arsenal, enquanto o Chelsea segurou o ímpeto e toda a empolgação do Fenerbahçe. Quatro times, duas cores e um campeão. Será que o Barcelona sucumbirá diante do domínio inglês?

É inegável dizer que dentre os quatro, pelo elenco e pelo que vem apresentando na temporada, o Manchester United é favorito. A grande fase do tridente Ronaldo-Tevez-Rooney dá mostras da força dos Red Devils, tendo em vista que o ataque da equipe já marcou 88 gols em 2007/08 (contando apenas Liga Inglesa e Champions). A juventude que faltou na temporada passada foi compensada com a aquisição de jogadores versáteis como Anderson, Nani e Hargreaves, o que cria uma gama de possibilidades à equipe. O jogo contra o Barcelona será duro, mas se o ManU jogar o que está jogando nesta temporada, existe a chance da equipe de Alex Ferguson passar sem maiores sustos sobre os catalães.

Mas a segurança e toda a experiência do Liverpool – sete títulos na Champions e duas decisões somente nesta década – mostram que os Reds devem ser muito temidos. De quase eliminados na fase de grupos a semi-finalista, o caminho da equipe, atual vice-campeã do torneio, foi bastante árduo. O melhor ataque entre os quatro postulantes ao título – 26 gols em 10 jogos – demorou para engrenar. Após passar com facilidade sobre o Toulouse na fase de pré-eliminatória (1-0 e 4-0), o Liverpool viu o fundo do poço após a derrota para o fraco Besiktas – com gol de Bobô e tudo – na Turquia. Com um ponto em três jogos, os Reds se viram na obrigação de ganhar os três jogos restantes para avançar. E o fizeram com louvor. Após eliminar verdadeiras pedreiras, como a Inter e o Arsenal, o Liverpool vem com mais moral ainda pra cima do Chelsea, freguês nesta década em se tratando de Champions.

Do outro lado, um Chelsea que deseja de vez entrar no seleto hall de grandes europeus. Milionário, mas sem a glória de um título continental, o Chelsea pode creditar essa sua condição de “quase grande” ao Liverpool: foram duas eliminações em duas semi-finais 2004/05 (0-0 e 0-1) e 2006/07 (derrotado nos pênaltis). Com um Drogba não tão eficiente quanto em outros carnavais, o time depende do bom desempenho da defesa, com expoentes como Cech, Terry e Essien, aliado com a gama de opções de seu meio-campo criativo, que conta com Lampard, Malouda, Wright Phillips e lampejos de Ballack. Um gol fora de hora pode trazer graves danos ao psicológico dos Blues, já que boa parte do elenco atual ficou no quase contra o mesmo Liverpool, nas duas oportunidades.

Por fim, o Barcelona, que foi perdendo peças importantes ao longo da competição, teve o caminho facilitado ao enfrentar Celtic e Schalke, os quais não ofereceram resistência. Não podemos fechar os olhos ao potencial dos blaugranas, mas creio que em meio aos ingleses, o Barça é o “azarão”. Perdeu Ronaldinho – que já não vinha bem, mas é um jogador diferenciado – além de Messi correndo contra o tempo para poder se recuperar de uma contusão, as esperanças da equipe se depositam em Henry e Eto’o. A vitalidade e agilidade da dupla pode fazer a diferença no duelo contra os grandalhões Vidic e Ferdinand. Outros jogadores podem aparecer como heróis, como o polivalente Xavi e o garoto Bojan, 17, que foi se fixando no time devido às contusões. O jogador mais jovem a envergar a camisa do Barcelona na Champions já marcou nove gols nesta temporada (oito pela Liga Espanhola e um pela Champions) mostra personalidade, mas a experiência e o futebol envolvente dos Red Devils pode pôr fim as pretensões do Barça, campeão em 2005/06, quando também encantou a Europa com um futebol vistoso, assim como os ingleses fazem neste momento.

As evidências apontam uma final vermelha em Moscou. E é onde apostaria minhas moedinhas, neste momento.

4 comentários:

Marcos Costa Melo disse...

Se a final não for Manchester x Liverpool eu ficarei realmente surpreso. E, apesar do futebol bonito do Manchester, acho que o Liverpool leva.

Gerson Sicca disse...

Pra mim a final será Manchester e Liverpool. Um grande confronto.
André, muito obrigado pelo voto. E se puderes divulgar o texto para os amigso ficarei grato. é que para o texto conseguir entrar no livro do centenário serão necessários muitos votos.
Ah, e qdo quiseres votar de novo fique à vontade. Pelo que vi o sistema aceita um voto por dia do mesmo computador.
Grande abraço

Arthur Virgílio disse...

Chelsea e Manchester, não tenho dúvidas.

Anônimo disse...

Pra mim vai dar Manchester com direito a premio de melhor do mundo para Cristiano Ronaldo, André vai começar a Bola de Cristal 2008 lá no Pitacos, conto com a sua participação, vá até o Pitacos e confira a regra e se cadastre!Abração