22.4.08

Small board in South Africa?

Eu reconheço que sou suspeitíssimo para escrever este post, pois tenho restrições ao técnico Joel Santana. Mas ao saber que ele será o possível novo técnico da África do Sul, não poderia deixar de comentar. Indicado pelo seu antecessor, Carlos Alberto Parreira, Joel terá, talvez a maior oportunidade de visibilidade fora do Brasil, pois a África do Sul busca formar uma equipe competitiva para não fazer feio, já que o país será o anfitrião da próxima Copa.

Experiente no cenário de seleções, Parreira desenvolvia um trabalho de reestruturação dos Bafana-Bafana, que desde a classificação para a Copa de 2002 não desenvolvem um bom trabalho, tanto a nível internacional quanto a nível continental. Prova disso é que mesmo com Parreira à frente da equipe, os sul-africanos fizeram feio na Copa Africana de Nações, de onde saíram eliminados na primeira fase e sem nenhuma vitória. Mesmo assim, era consenso entre dirigentes e imprensa local a gradual transformação pela qual a África do Sul vinha passando. Em 21 jogos da era Parreira, 10 vitórias. A mais expressiva delas aconteceu frente ao Paraguai por 3-0, em março de 2008.

Pelo que se noticiou, problemas pessoais impediram que Parreira continuasse seu trabalho na África do Sul. E ele na titubeou em indicar o seu sucessor, o folclórico Joel Santana. Treinador de sucesso principalmente nos clubes cariocas, ao meu ver, a África do Sul pode estar dando com os burros n’água ao dar oportunidade ao popular “Joel Prancheta”. Porque? Resultados, puro e simplesmenteja, já que em currículo constam alguns títulos estaduais e uma Copa Mercosul. Também houve o fato dele ter sido uns dos principais responsáveis por ter tirado o Flamengo do marasmo e ter levado o time até a zona da Libertadores no Brasileirão do ano passado. Joel teve seus méritos, mas quando Ney Franco foi demitido, ele não tinha a disposição diversos jogadores de qualidade que foram decisivos na campanha vitoriosa do Mengo, principalmente o meia Ibson, quase sempre decisivo. Como eu disse à época, no post “O pior cego” (01/08/2007), Joel pegou o filé e Ney roeu o osso, mesmo após ter se sagrado campeão carioca. Um técnico que poderá assumir uma responsabilidade grande, mesmo sendo uma Seleção sem tanta expressão, já que a visibilidade em torno dos Bafana-Bafana está crescendo. Responsabilidade que ele poderá assumir longe de ser unanimidade dentro de seu próprio país, pois creio que Joel não está no primeiro escalão de técnicos do Brasil, de técnicos como Muricy Ramalho, Luxemburgo e Abel Braga, por exemplo. Uma coisa é a experiência internacional treinando equipes pequenas como o Vegalta Sendai, do Japão, e o Al Hilal, da Arábia.

Se for concretizada, a aposta é arriscada. Mas um alento para Joel é que ele deve manter toda a base deixada por Parreira. E é nisso que os seus defensores e dirigentes se apóiam. Resta saber se a famosa prancheta de Joel aparecerá pelos campos da África do Sul em 2010.

6 comentários:

Felipe Moraes disse...

Joel não é nenhum Hiddink mas pode dar certo. Uma incógnita, como é a participação da África do Sul no mundial de 2010.

Abraço,
Felipe Leonardo

Unknown disse...

Joel é o famoso técnico "tapa buraco"
Não acho que consiga levar a Africa do Sul muito longe na Copa.
Ele é bom pra tirar time do rebaixamento...

Filipe Araújo disse...

Small board?? é duro, hein? jejejeje...

bacana o blog. se topar, podemos trocar os links. dê uma passada no Gambetas depois!

Abrazo!

http://gambetas.blogspot.com

ps.: Marioni e Riquelme são as novas figuras de Copa no Gambetas.

Arthur Virgílio disse...

Não sei porque acho que Joel pode dar certo na Africa do Sul. Joel sempre foi um técnico estilo paizão/professor e parece que falta isso aos atletas africanos. Eles até tem habilidade, mas falta que os oriente, meio como algo primário.

A prancheta vai precisar de passaporte e Joel vai virar ídolo na África do Sul.

janao disse...

Tapa-buraco ou não, Joel só tem trazido alegrias pra minha nação rubro-negra! Claro que o Flamengo conta com um bom e elenco, apesar do que a oposição anda dizendo, temos bons jogadores... Primeiro escalão ou não, o Joel, esse tem sido um pai para nós. ;)

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!