17.4.08

Maré Azul

Toni salva Bayern de vexame contra o Getafe: Menos com um a menos, " Los Azulones" mostraram fibra e bom futebol.

O Getafe chegou muito perto de alcançar sua primeira grande glória no futebol espanhol, pois se trata de uma equipe relativamente jovem dentro do cenário local. Fundado em 1976 como Peña Madridista Getafe, o Azulon se tornou o atual Club Getafe de Fútbol somente em 1983. Equipe contemporânea da primeira divisão (conseguiu o acesso apenas em 2003/04, somando quatro temporadas na elite até aqui) o Getafe tenta fincar seu nome entre os clubes médios espanhóis. Com pouco tempo de existência e de elite espanhola, conseguiu resultados expressivos: dois vice-campeonatos da Copa do Rey (2006/07 e 2007/08) e uma eliminação muito lamentada frente ao poderoso Bayern de Munique na semana passada, em partida válida pelas quartas-de-final da Copa da UEFA.

Para quem não acompanha a equipe, podemos fazer uma analogia com a ascensão do São Caetano (coincidentemente conhecido como Azulão, assim como o Getafe) no futebol brasileiro entre 2000 e 2004. O crescimento do Geta é tão perceptível que desde que subiu, dois de seus três técnicos no período de 1ª divisão acabaram rumando para equipes maiores: Quique Sanches Flores, que fez trabalho razoável no Valencia e o alemão Bernd Schuster, atual comandante do líder e maior favorito ao título espanhol, o Real Madrid.

Na partida contra o Bayern, os Azulones conseguiram arrancar um ótimo empate contra os bávaros em 1-1. Na partida de volta, com um a menos desde o início do jogo, peitaram os gigantes alemães, que só se classificaram graças a falha bisonha de “Pato” Abbondanzieri e ao inspiradíssimo Luca Toni, que conseguiu marcar dois gols na prorrogação, os quais deram o empate em 3-3 e a classificação ao Bayern para as semis da Copa UEFA no quesito gols fora de casa.

Na partida de ontem, pela final da Copa do Rey, mais uma chance de triunfar. O adversário era mais tradicional, mas atravessava uma temporada turbulenta, onde o holandês Ronald Koeman balança constantemente no cargo de treinador dos Chés. Mas novamente o Geta ficou no quase. Ironicamente, o que sacramentou o título valenciano foi uma falha do jovem argentino Ustari, alçado a titularidade da equipe justamente após a falha de Pato contra o Bayern. Este é o segundo vice consecutivo da equipe, que na temporada passada acabou sendo derrotada pelo excelente Sevilla de Juande Ramos.

Como já disse muitas vezes em outras oportunidades, a cultura do vice é cruel em um país como o Brasil, onde tudo deve dar resultados “pra ontem”. Mas para uma equipe relativamente jovem se destacar positivamente em um futebol tão competitivo como o espanhol, devemos lhe creditar algum mérito.

Comandado pelo técnico Michael Laudrup, ex-jogador dinamarquês de carreira destacada no futebol europeu e que tem sua primeira oportunidade como treinador, o Getafe vai alçando vôos mais ambiciosos dentro da Espanha. O atual elenco possui bons valores, como o jovem Ustari – o qual acredito que deverá ser titular em breve na metada seleção argentina - o polivalente Rubén de la Red, jovem volante de 22 anos que também pode atuar como zagueiro central, o incansável e experiente ala direita Cosmin Contra e os jovens avantes Manu del Moral e Ikechukwu Uche, entre outros rodados jogadores. É um time bem arrumado e que vem dando algum trabalho aos grandes (vitória e empate contra o Barcelona, vitória contra o Real) apesar da modesta 13ª colacação em La Liga.

Em um campeonato onde os tradicionais médios de outrora, como Celta, Betis e La Coruna dão sinais de fraqueza, el Geta vai preenchendo essa lacuna, aos poucos. Por isso, olho no Getafe, a onda azul que começa a surgir em Madrid.

2 comentários:

Felipe Moraes disse...

O Getafe é sensação do futebol espanhol, que já foi melhor...

Abraço,
Felipe Leonardo

Anônimo disse...

Como o futebol espanhol vem caindo de produção, e olha não vejo boas perspectivas para o futuro!Abração André, ha te convido a participar da Bola de Cristal, como já vai fazer o amigo Thiago Barreto aqui do blog. Procure o post de cadastro que foi postado hoje no Pitacos, leia as regras e faça ´parte da emoção!