18.12.07

Incontestável

O prêmio de melhor do mundo da FIFA coroou uma temporada quase que perfeita de Kaká

O que vou escrever aqui já foi escrito e reescrito muitas vezes nesse ano, por diversos jornais em muitos idiomas: A escolha de Kaká como melhor atleta de futebol da FIFA era consenso. Mais do que isso, era totalmente incontestável, como não se via há tempos. Não porque eu ache que ele é mais habilidoso que Ronaldinho Gaúcho, Messi, Cristiano Ronaldo ou seja lá quem for. É incontestável por que, além do milanista estar comendo a bola, foi decisivo para que o Milan obtivesse êxito em competições como a Champions League, Supercopa da UEFA e no Mundial de clubes da FIFA. Maior bastião de um elenco mediano/bom, marca gols e serve companheiros com maestria, como poucos jogadores fizeram com excelência ao longo dos últimos anos. E ao contrário de seus concorrentes, ele levou o time nas costas. O suporte a ele foi bem restrito, algo que não ocorre com os elencos de Manchester e Barcelona, numerosos e de qualidade.

Ele apareceu nos momentos em que todo o time estava bem e também chamou a responsabilidade quando foi preciso. E não deixou a desejar, como pudemos ver nos jogos contra Celtic e Manchester United e nas finais recentes contra Liverpool e Boca. Por isso, a premiação coroou um ano perfeito para o brasileiro, que aos poucos vai exercendo uma liderança natural na Seleção, como já acontece no Milan.

Kaká: Corpo, alma e mais um pouco

Artilheiro e melhor jogador da última Champions League, com dez gols. Bola de Ouro da tradicional France Football. Melhor jogador do Mundial de Clubes da FIFA. Principal jogador do Milan e um dos indispensáveis na bagunçada Seleção de Dunga. Esse é Ricardo Izecson dos Santos Leite, eleito como o melhor jogador do mundo em 2007. A alcunha de “melhor do mundo” lhe cai muito bem. Além dos prêmios, que falam por si só, poderemos lembrar de partidas memoráveis que o brasileiro fez, como no truncado jogo da Champions contra o Celtic – onde fez o gol da classificação – e nas semi-finais da mesma competição, onde detonou o favorito Manchester, que à época, jogava o futebol mais vistoso da Europa. Também foi primordial no Mundial, dando passe para Seedorf marcar o gol na semi-final e acabando com o jogo na final contra os argentinos, dando dois passes e marcando gol. O Milan é Kaká e mais dez, para a sorte do técnico Ancelotti. Jogador rápido, cerebral, de ampla visão de jogo, fortes arrancadas e bons chutes, Kaká tem tudo para ganhar esse prêmio mais vezes, a exemplo de Zidane, Ronaldo e Ronaldinho.

Mesmo contestado por muitos, por não ter participado da Copa América, é peça-chave de uma Seleção que ainda espera que o ex-melhor do mundo Ronaldinho corresponda no Brasil. Como Kaká.

Ricardo Izecson dos Santos Leite
Idade: 25
Clube: Milan
Jogos/Gols em 2006/07: 48 jogos, 18 gols
Títulos em 2006/2007: Champions League, Supercopa da UEFA, Mundial de Clubes FIFA

Messi: No caminho certo

Lionel Messi é uma jóia a ser lapidada. Jogador arisco, de visão de jogo apurada e dribles mortais, o argentino vem crescendo de produção tanto no Barcelona quanto na seleção argentina. Mas penso que a escolha dele como segundo melhor do mundo não foi tão justa. Veio de um ano mediano, assim como todo o Barcelona de 2006. Mas em 2007, alem de excelentes partidas com a camisa blaugrana, vem realizando excelentes apresentações com a sua seleção. Muitos dizem que já não é Ronaldinho o jogador mais importante do Barcelona.

Lionel Andrés Messi
Idade: 20
Clube: Barcelona
Jogos/Gols na temporada: 36 jogos, 17 gols.
Títulos em 2006/2007: Nenhum

Cristiano Ronaldo: Ainda falta um pouco...

Jogador de habilidade incomum. As vezes, sua habilidade é tanta que pode soar como um deboche ao adversário. Este é Cristiano Ronaldo, que vem crescendo de produção aos poucos, cravando seu espaço, tanto no Manchester como na seleção Lusa. Parece-lhe faltar um pouco de maturidade na hora da decisão, mas trata-se de um jogador fora-de-série. No duelo contra Kaká na última Champions, ficou devendo. Mas foi imprescindível, ao lado de Rooney, na conquista do Campeonato Inglês. Foram 17 gols na temporada e a certeza que pode vir muito mais por aí. Falta pouco. Ainda acho que deveria ser eleito em segundo.

Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro
Idade: 22
Clube: Manchester United
Gols em 2006/07: 53 jogos, 23 gols
Títulos em 2006/07: Campeonato Inglês

Na enquete promovida pelo Opinião FC, Kaká também é incontestável: 64 % dos visitantes o elegeram como o melhor. O português Cristiano Ronaldo ficou no segundo posto, com 31 % da preferência. Messi fechou a enquete com 5% dos votos.

6 comentários:

Felipe Moraes disse...

Kaká teve realmente um ano incontestável. Prêmio mais do que merecido também para Marta, de longe, a melhor jogadora da história do futebol feminino.


Abraço,
Felipe Leonardo

Net Esportes disse...

Prêmio mais que merecido para o Kaká....... acredito que ele possa vencer mais uma ou duas vezes, acho que o Cristiano Ronaldo deve ganhar nos próximo anos.......

No feminino a Marta também mereceu a vitória.

janao disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
janao disse...

não gosto do Kaká!
mas tenho que ad¨mitir, ele mereceu... `:\

Bruno Pinto disse...

Julgo que Cristiano Ronaldo, pela época que realizou e pela constância das suas exibições, merecia ter ganho o prémio de melhor do mundo. Mas ainda tem muitos anos pela frente.

Gerson Sicca disse...

Cristiano Ronaldo tem tudo para levar o prêmio nos próximos anos e ser o grande craque da copa de 2010.