1.12.07

Fonte Nova, velhos problemas

Principal palco do futebol baiano, o Estádio Octávio Mangabeira (Fonte Nova), construído em 1951, será demolido.

O epísódio ocorrido na Fonte Nova nos mostrou algo comum as autoridades políticas, seja em qualquer esfera da sociedade: O Brasil é o país das medidas paliativas. Foi assim com a crise energética e dos aeroportos. E após a tragédia da Fonte Nova, onde morreram torcedores em decorrência das péssimas condições do estádio, o governo baiano decidiu por demolir o estádio e construir outro no mesmo local.

Mas a tragédia era perfeitamente previsível, pois havia sido feito um estúdio prévio, pelo Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia (Sinaenco), que constatava que o principal estádio baiano era o pior do país, dentre os grandes palcos do futebol brasileiro. Infelizmente, atitudes só são tomadas após a perda de vidas, talvez a única coisa que sensibilize as autoridades.

O Brasil está há sete anos de sediar uma Copa Do Mundo, e na minha concepção, tem amplas condições de fazê-lo, desde que governo e organização caminhem juntos. Sincronizados. E que as obras estruturas dos estádios brasileiros sejam realizadas com urgência. Ou então, se a solução encontrada para os problemas desse tipo é demolir e construir outro no lugar, a construção civil vai ter bastante trabalho...

Um comentário:

Gerson Sicca disse...

Sensacionais os textos sobre a relação entre o futebol e as ferrovias. Como comecei a jogar futebol na beira dos trilhos, inclusive com o incoveniente de chutar as pedras da ferrovia em lances desastrosos, deixei um comentário extenso lá.
Abraço