23.12.07

Os opostos se atraem na Champions

No sorteio, o painel mostra os confrontos entre italianos e ingleses, que vivem fases distintas nesta temporada.
As bolinhas já rolaram nos bastidores da UEFA e os oito confrontos da fase final da Champions League já estão definidos. Dois deles, envolvendo clubes ingleses e italianos são os confrontos mais esperados e possuem uma particularidade curiosa: Frente a frente estarão os líderes da Serie A e Premier League contra grandes que não fazem boas ligas locais. Mais do que isso, a boa fase de Arsenal e Inter esbarra na falta de tradicionalidade de ambos na Champions – o Arsenal nunca chegou ao posto mais alto da Europa, enquanto a última conquista da Inter na competição data da longuínqua temporada de 1964/65. Em contrapartida, Milan e Liverpool somam 12 títulos na principal competição de clubes da Europa (sete do Milan e cinco do Liverpool), sendo que ambos se enfrentaram na final da competição em duas das três últimas temporadas. Por isso, o prognóstico é mais dificil. O bom futebol não é o bastante para avançar na fase mata-mata, numa competição como a Champions. É preciso ter tarimba, malicia, conhecer os atalhos. Ingredientes que, com certeza, apimentarão esses duelos Itália X Inglaterra. Ou tradição X bom momento.

Inter X Liverpool

Em 17 jogos do Calcio, a Inter ainda não conheceu a derrota. Lidera com sete pontos sobre a Roma e caminha firme rumo ao bicampeonato Italiano. Mas quando tratamos de Champions, a Inter acumula decepções. Nas últimas três edições, fez boa primeira fase, mas decepcionou nos confrontos eliminatórios, sendo eliminados pelo arqui-rival Milan e pelo Valencia (duas vezes).

O outro lado da moeda mostra o Liverpool, finalista de duas edições apenas nesta década (2005 e 2007). Um time copeiro, malandro e que fez muitos investimentos nesta temporada. No entanto, penou para se classificar na Champions – ficando em segundo lugar no seu grupo – e com uma decepcionante quinta colocação na Premier League. O trabalho de Rafa Benítez já começa a ser contestado me Anfield Road, pois com tantos craques, os Reds simplesmente não decolam.

Milan X Arsenal

Classificado em primeiro, num grupo sem maiores adversários, o Milan também é copeiro. Prova disso é que a equipe milanista é a atual campeão europeu e mundial. Mas a limitada equipe dirigida por Ancelotti tem dificuldades no Calcio. É apenas o 12º (com três jogos a menos) e vem decepcionando. Extremamente dependente de Kaká, os rossoneros terão, mais uma vez, de torcer mais uma vez por boas atuações do brasileiro. Ou não serão páreos para o Arsenal.

Uma das maiores surpresas desta temporada. Assim vem cotado o Arsenal, recheado de jovens e novidades. Tudo muitíssimo bem arquitetado por Wenger. Após a derrota na final de 2005/06 para o fantástico Barcelona, o time de Wenger é muito mais experiente que à epoca da final em Paris. Jogadores como Fabregas, Hleb, Touré, Clichy, Van Persie e Adebayor estão mais experientes e atrevidos. Nem a perda de Henry – maior jogador da era recente do time londrino – foi capaz de abalar a equipe. Ao contrário do Milan velho “Kakazista”, o coletivo e a juventude são as grandes armas dos Gunners, líderes do campeonato inglês com todo o merecimento e com investimentos modestos, perto dos grandes clubes da Inglaterra.

Ainda faltam quase dois meses para estes confrontos tão esperados, mas é inevitável não pensar nas ironias que esse verdadeiro confronto de opostos traz. O que falará mais alto: experiência ou habilidade?

Nenhum comentário: