3.12.07

Herança Maldita

Corinthians cai: Muitos culpados e muito trabalho pela frente.

O ano mais negro da história do Corinthians teve um desfecho mais do que previsível: O descenso para a segunda divisão. O Timão não está pagando este preço alto apenas por ter formado um time limitadíssimo, mesclando jovens promessas a jogadores questionáveis. Está pagando caro por toda a conivência da nebulosa parceria com a MSI.

Culpados? São muitos, começando por Alberto Dualib. O ex-ditador-presidente (apesar de ter conquistado muitos títulos presidindo o clube) jogou todo seu esforço por lama ao dar carta branca para o duvidoso dinheiro procedente da MSI. Esse dinheiro sem pátria comprou todo o time campeão de 2005, mas depois cobrou seus juros após a eliminação da Libertadores de 2006, onde o sonho prometido pelo iraniano Kia Joorabichian de transformar o Corinthians no number one naufragou e as rusgas com os dirigentes do clube começaram a se escancarar. Desde 2006 o clube estava à deriva, mas ainda conseguiu escapar da degola. Mas o Paulistão pífio deste ano, a Copa do Brasil horrorosa e o descenso no Brasileirão foram o chantilly e a cereja neste verdadeiro “bolo de lama”.

A desvalorização do clube como instituição ao transformá-lo em uma grande vitrine de jogadores (vide o caso de Christian, por exemplo), foi por vezes mais humilhante do que ver o Corinthians se arrastando no Brasileirão. O próprio Andrés Sanches, presidente após a queda de Dualib, tem sua parcela de culpa, pois também compactuou com a malfadada parceria. Portanto, ele tem o dever de reestruturar o clube e ajudar a conduzi-lo novamente até a elite do futebol nacional.


Esse atual elenco, apesar da grande limitação, não pode ser execrado. Dentro de seus pouquíssimos recursos, lutaram, correram e se dedicaram, mas não foi possível salvar o alvinegro. Como trunfos desse desastre, estão a descoberta de Felipe, ídolo maior de um time em pedaços, a lapidação de Moradei (que evoluiu bastante no campeonato) e o início de entrosamento da dupla Dentinho-Lulinha, que se bem trabalhada, pode dar muitas alegrias a Fiel. Fiel, que mais uma vez, fez seu papel com esplendor, carregando o time nos braços e incentivando-os até o derradeiro e melancólico fim.

Planejamento: está é a chave para o retorno alvinegro no ano que vem. Contratando bons jogadores, um treinador que conheça a Série B e com firmeza no comando diretivo, o Timão deve se espelhar no passado recente, vendo Palmeiras, Botafogo, Grêmio e Fluminense saírem das trevas em direção à luz, com muito trabalho e no campo. Até a Juventus italiana, que foi punida exemplarmente pelos seus erros, deu a volta por cima e está aí disputando a liderança do Calcio.

As vezes, realmente é preciso apanhar para sentir a dor e a culpa pelos nossos atos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Caiu sim, mas mereceu cair, um time ridiculo, uma diretoria pior ainda, e ainda uma herança podre, não que o timão seja o unico a ter ladrões no comando, mas consegue ser o que se destaca no quesito!Quem não merecia era a torcida!Abração

Gerson Sicca disse...

a diretoria atual, embora digam o contrário, é a principal culpada pelo grupo q montou. Como explicar q o corinthians tem uma folha de pagamento igual a do grêmio. Incompetência da diretoria.
Ah, e o mídia esportiva tá muito bem. Parabéns.

Gerson Sicca disse...

a diretoria atual, embora digam o contrário, é a principal culpada pelo grupo q montou. Como explicar q o corinthians tem uma folha de pagamento igual a do grêmio. Incompetência da diretoria.
Ah, e o mídia esportiva tá muito bem. Parabéns.

Felipe Moraes disse...

Planejamento é realmente a chave para voltar com estilo à primeira divisão. Talvez essa seja a maior dificuldade do Timão, planejar com inteligência...

Abraço,
Felipe Leonardo