28.9.07

Esse Arsenal tem bala?

Adebayor e Fabregas: peças decisivas na ascensão do Arsenal neste Campeonato Inglês.

Decorridas sete rodadas da Premier League, o Arsenal figura como líder absoluto, com cinco vitórias e um empate. Claro que é cedo para se fazer algum prognóstico, mas surpreendentemente, o Arsenal - que foi o que menos gastou entre os quatro grandes da Inglaterra - vem jogando o futebol mais coletivo e vistoso da Inglaterra. O título, que parecia uma realidade mais distante, agora é perfeitamente possível. Até onde chegam os Gunners?

Com uma política de gastos mais "pé-no-chão" por conta da construção do Emirates Stadium, o Arsenal resolveu apostar novamente em suas jovens promessas. E elas estão correspondendo principalmente graças a um nome: Arsène Wenger. O francês, famoso por revelar nas fileiras londrinas jogadores como Henry, Vieira e Touré, é o responsável pela ascensão dessa nova safra, que conta com nomes como Adebayor, Van Persie, Denílson e Fabregas, por exemplo.

A capacidade de Wenger em mesclar essas jovens revelações com jogadores mais tarimbados, como Lehmann, Gallas e Gilberto Silva vêm sendo decisiva para colocar o Arsenal no patamar em que está. A maioria das apostas em relação ao Arsenal davam conta que o time sentiria muito a falta da referência de Henry, jogador de presença e liderança incontestáveis na história do clube. Mas surpreendentemente, Fabregas assume a responsabilidade de jogador mais técnico do time, enquanto Adebayor, em fase excelente e com a artilharia da competição(6 gols), torna-se a arma letal no ataque dos Gunners. Responsáveis por 10 dos 14 gols da equipe neste Campeonato Inglês, a dobradinha entre Fabregas e Adebayor vem se mostrando decisiva, pois os dois jogam neste momento o melhor futebol de suas respectivas carreiras. Isso tudo somado a eficiência defensiva (apenas quatro gols em seis jogos) e o suporte de jogadores como Gilberto Silva e Hleb, quase sempre de um futebol objetivo e regular.

Mas não podemos nos esquecer que o elenco do Arsenal é no geral, muito jovem e limitado em algumas posições. E essa falta de experiência pode pesar mais à frente da competição, principalmente nos confrontos diretos contra os grandes. Mas com um Liverpool buscando o acerto de seu time, um Manchester irregular e de dificuldades ofensivas e um Chelsea que está "sem rumo" após a perda de José Mourinho, o Arsenal se apresenta com boas chances de levantar a taça. E se Fabregas - na minha opinião, disparado como o melhor jogador da Premier League até aqui - continuar jogando dessa forma, a tendência é sempre de melhora. Será que a munição desse Arsenal é suficiente para vencer esta guerra?

7 comentários:

Felipe Moraes disse...

O Arsenal depende de três pessoas para levantar a taça da Premier League novamente: Fabregas, Adebayor e Arsene Wenger.

Henry faz falta, claro, mas Adebayor tem suprido a carência com gols.

Fabregas, apesar de ainda novo, já mostra-se como líder desse time.

Wenger continua confiando no elenco que tem, além de saber usar as peças que têm de uma forma brilhante.

O Arsenal pode surpreender.

Abraço,
Felipe Leonardo

Anônimo disse...

E a receita é verdadeira, os craques se faz é em casa. Investindo em uma boa base, com certeza sempre o time principal terá com quem contar, e o melhor bem mais barato!Arsenal ainda promete!Abraço

Anônimo disse...

O time do Arsenal me surpreendeu nesse começo de campeonato, entretanto, para mim a equipe a ser batida nessa Premier League é o Man Utd.

Ótimo texto!!!

Gerson Sicca disse...

O Arsenal tem bons jogadores. Fabregas e Adebayor pra mi jogam muito. Mas é que o campeonato é longo. E o Manchester eu acredito que tenha mais cacife pra se manter. Já o Chelsea vai ter que se arrumar sem o mourinho.

Sidarta Martins disse...

Gilberto Silva e Denílson... o normal seria ter brasileiros no ataque.

Net Esportes disse...

Acho que o Manchester vai crescer ao longo da competição....... agora o Fabregas já vem mostrando todo seu potencial desde a última Copa...........

Anônimo disse...

Desculpe fugir um pouco do assunto, mas gostaria de fazer uma parceria com seu blog, teu blog é muito bom, no nosso grupo tem o planeta esporte q é do felipe rangel, q tambem é jornalista, gostaria de propor uma parceria com o blog dele ok??? um abraço
o link do blog é; http://planeta-esporte-efc.blogspot.com/

natanael garcia.