20.9.07

Emocionante do começo ao fim


Parece que não tem mais jeito de tirar o título do Morumbi. Mais uma rodada do Brasileirão, mais uma vitória do São Paulo em um passeio sobre o Santos de Luxemburgo. Em um campeonato de pontos corridos ter um quase campeão com 12 rodadas de antecedência pode parecer pouco interessante, pelo menos é isso que alegam os defensores do modelo anterior: o mata-mata. No entanto, o modelo atual privilegia os melhores e mostra que para se tornar campeão o time precisa mais do que sorte e oportunismo. Necessita de estrutura, bons dirigentes e transparência em sua administração. Confesso que sinto falta dos domingos de decisão, o calor de uma final entre Corinthians e Palmeiras, mas ainda assim fico com o campeonato de pontos corridos.

Com o campeão praticamente decidido, o emocionante agora é ficar de olho na briga pelas vagas na Libertadores da América e o "Deus nos acuda" lá no lado debaixo da tabela na luta para não cair para a segundona. O Cruzeiro ainda tem pretensões de atrapalhar a festa do São Paulo, acho isso pouco provável tendo em vista a excelente campanha do tricolor paulista nesse Brasileiro. Já Santos, Botafogo, Grêmio, Vasco, Palmeiras e Fluminense vão se "estapear" até a última rodada pela treceira vaga na Libertadores. Posso estar errado, mas entendo que dos times citados o mais preparado e que abocanhará a vaga é o Peixe de Luxa. Anotem isso e me cobrem depois.

O descenso será uma disputa a parte e com grandes emoções. Temos o resignado e quase rebaixado América ocupando a última colocação, mas ainda há três vagas para a segundona, quem se habilita? Pretendentes não faltam, tem time competindo para ver quem faz campanha mais horrorosa que o outro. O Juventude parece que cansou de ficar no meio da tabela (ver campeonatos anteriores) e só não é pior que o América. O Náutico parece que ganhou uma sobrevida (venceu as últimas três rodadas), mas ainda aparece entre os "premiados" para disputar a série B no ano que vem. O Paraná, do artilheiro Josiel, é o quarto da lista que configura a zona de rebaixamento, mas a diferença do clube paranaense em 17º para o 11º Figueirense (já na posição que classifica para a Sul-Americana) é de apenas 3 pontos. Haja emoção!

Nesse embolo respirando para fugir da degola estão o Corinthians e o Flamengo. Faltando 12 rodadas para o final é cedo pensar que os dois clubes com maior torcida do país possam amargar um 2º divisão. No entanto, a ameaça é real. O alvi-negro do Parque São Jorge, à exemplo do clube da Gávea, soma apenas 33 pontos e está a apenas 2 pontos do seleto grupinho que ruma para série B. Tenho quase certeza que nenhum dos dois cairá para a divisão de acesso, pois há equipes com elencos bem mais fracos. Entretanto, acredito que corintianos e flamenguistas esperam emocionar-s na briga por títulos e não para evitar o descenso. Mudanças são necessárias para que esses times retomem as glórias do passado. Contratações? CPIs? Cassação dos "Dualibs"? É viver para ver.

3 comentários:

Anônimo disse...

E o Dualib caiu! O Fla precisa jogar partidas equilibradas ai sim subirá na tabela!Tb acho que nehum dos dois cai!Abraço

Net Esportes disse...

o São Paulo está com uma mão no título mas tem que manter a seriedade e o objetivo até confirmar......... e amanhã no 4º encontro do ano contra o Figueirense tem que vence-lo depois de 3 empates ............. força tricolor !!!!!!!!!!!!!!!!!

Gerson Sicca disse...

E o Inter, pra mim, tem q se preocupar em fazer 50 pontos para escapar da segundona. Agora tem dois jogos pra perder: Galo fora e São Paulo(que não respeita mais ninguém no Brasil)