11.9.07

Especial Champions League 2007/08 - Grupo A





Definidos os grupos da fase de grupos da UEFA Champions League, já é possível traçar alguns prognósticos a respeito da maior competição de clubes do mundo. E a partir de hoje, o Opinião FC vai traçar as nuances que envolvem as 32 equipes que chegaram até aqui. A "bolha" financeira que cresceu demais na Europa fez com que algumas equipes montassem verdadeiros esquadrões com o intuito de se chegar ao posto de maior prestígio dentro do futebol europeu. E todos desejam estar em Moscou, no dia 21 de maio de 2008. Quem sobreviverá?

Grupo A - Liverpool, Porto, Besiktas e Olympique de Marseille

Liverpool
Copeiro e Compacto


Terceiro maior campeão do torneio, sendo que chegou a final em dois dos últimos três torneios. Apenas por sua tradição, o Liverpool já impõe respeito quando se fala de Champions League. Mesmo após o bom vice-campeonato conquistado na temporada passada, o Liverpool quer sentir novamente o gosto de ser o melhor da Europa. E para isso, os Reds não economizaram em reforços. Conhecidos por sua defesa compacta, o Liverpool resolveu investir na sua linha de frente para tornar-se um time compacto e eficiente no ataque. As contratações de Babel, Voronin e Torres mostram que o elenco da equipe de Anfield está muito mais forte do que em relação a temporada passada. Mesmo com tantos bons jogadores chegando, a principal referência e estrela do time é Steven Gerrard. O capitão e ídolo do Liverpool tem como principais trunfos o seu bom auxílio na marcação, além da chegada com qualidade ao ataque, através de passes milimétricos e chutes precisos da entrada da área.

Outro ponto a ser destacado na equipe é a sua forte defesa, composta por Agger, Finnan e Carragher. Esse trio é eficiente demais na marcação, fazendo com que o miolo da zaga do Liverpool seja difícil de ser rompido. Fechando a lateral, há a opção de Arbeloa, mais eficiente na marcação mais deficiente no apoio ou o vigor físico de John Arne Riise, que fecha bem pelo lado esquerdo e chega com constância ao ataque. Outro grande trunfo da equipe são a qualidade e a variedade de seus meio-campistas. O técnico Rafa Benítez tem a sua disposição jogadores de estilo "mordedores", como Sissoko e Mascherano, ambos jovens e que protegem a defesa com muita eficiência. Tem também volantes que sabem sair jogando e fazem com louvor o "elemento-surpresa" no ataque, como são os casos de Xabi Alonso e do recém-contratado Lucas. Por fim, possui jogadores que conseguem cadenciar mais o jogo e sabem fluir com rapidez quando é preciso, como é o caso de Pennant e Benayoun. O rápido Kuyt e o matador Torres fecham as peças dessa equipe, que ainda tem no banco jogadores como Crouch, Voronin, Hyypia, Fábio Aurélio e pode jogar com a utilização de Babel como quarto homem de meio-campo ou como um dos três atacantes. O conjunto é a grande aposta de Rafa Benítez para levantar mais uma taça. Dentro do Grupo, é o ultra-favorito para se classificar na primeira colocação.

Liverpool Football Club
Status:
Favorito
Melhor resultado na UCL: Cinco vezes campeão (1976/77, 1977/78, 1980/81, 1983/84 e 2004/05)
Ele é o Cara! Steven Gerrard, o líder da equipe. Defende e ataca com extrema eficiência, tornando-se o termômetro da equipe.
Olho nele: Vindo sem tantas expectativas do West Ham, o volante Mascherano caiu como uma luva no esquema de Benítez. Faltava ao time um jogador mordedor como ele, ao melhor estilo "Gattuso", no que diz respeito a forte marcação. tem tudo para se firmar como peça importante da equipe.
Pontos Fortes: A variedade de opções do conjunto. Rafa Benítez tem diversas opções para montar a equipe em todas as posições.
Pontos Fracos: Como não tem laterais tão incisivos no ataque, muitas vezes o Liverpool tem a tendência de afunilar o jogo pelo meio. Benitez tenta corrigir isso recuando Gerrard e abrindo Pennant, Babel ou Kuyt pelos flancos do campo.

Porto
Portugal não basta mais

O Porto está cansado de provar sua hegemonia dentro do Campeonato Luso. E quer repetir 2003/04, quando a equipe montada por Mourinho chegou ao topo. E para tentar repetir o feito, Jesualdo Ferreira trouxe muitos jogadores promissores, que podem estourar durante a competição. O principal nome que chegou para acabar com a instabilidade do ataque é o do argentino Ernesto Farias. Se bem servido pelo meio-campo dos Dragões, pode vir a ser o homem-gol que o Porto tanto precisa para se tornar mais forte. A meia do Porto guarda seus grandes tesouros. A imprevisibilidade de Ricardo Quaresma aliada ao desdobramento em ser eficiente na frente e atrás de Lucho González são as duas maiores armas dos Dragões. Quaresma é jovem e caminha para ser um dos melhores jogadores do futebol luso, enquanto a experiência e a cadência de Lucho ditam o ritmo do time. Outras boas opções para o meio-campo são os recém-contratados Kazmierczak , Mariano González e Leandro Lima. A perda de Pepe, que dava grande estabilidade a zaga portista, tenta ser suprida com a vinda do jovem Stepanov. A exemplo do time campeão, essa equipe contra com algumas boas promessas, mas ainda precisa se firmar mais como conjunto para chegar longe nessa Champions League, mas tem plenas condições para se classificar como a segunda força do Grupo A.

Futebol Clube do Porto
Status:
Boas chances de classificação
Melhor resultado na UCL: Bicampeão (1986/87 e 2003/04)
Ele é o Cara! Lucho González. Defende, arma e marca gols. O grande faz-tudo da equipe, tentará liderar a equipe rumo a fase mata-mata
Olho nele: Quaresma, como dizem em Portugal, o "Harry Potter". Jogador de ótima técnica e imprevisível. Pode dar o diferencial e a velocidade que a equipe necessita.
Pontos Fortes: Tem um contra-ataque eficiente. O time conta com velocistas e habilidosos meias, como Quaresma e Leandro Lima, que dão muito mais fluidez e periculosidade ao contra-golpe da equipe.
Pontos Fracos: Precisa se "achar" na defesa e no comando de ataque. Stepanov e Farias precisam se adaptar rapidamente ao estilo de jogo da equipe.

Besiktas
Copa da UEFA na mira

Terceira força dentro do futebol turco, o Besitkas vem subindo de produção. Campeão da Copa da Turquia e vice-campeão nacional, a equipe é comandada pelo jovem técnico Ertugrul Saglam, de apenas 37 anos. Considerado uma promessa do futebol turco, Saglam tem a sua primeira chance em um grande clube turco. Foi ex-jogador do Besiktas, marcando 103 gols em 167 jogos. E vai usar desse bom histórico do clube para tentar levar os Black Eagles ao menos para a Copa da UEFA. Para isso, contará com os sul-americanos do elenco, os jogadores mais importantes e habilidosos do time. O grande líder e cérebro pensante desse time é o brasileiro Ricardinho (ex-Corinthians e Santos). O camisa 17 conseguiu se adaptar bem ao futebol turco e tenta seguir o caminho de Alex, principal jogador e ídolo do rival Fenerbahçe. O Besiktas ainda conta com o chileno Tello (com passagem pelo Sporting) e os brasileiros Márcio e Bobô. Bobô que alíás, é um dos principais jogadores do time, ao contrário de seus tempos de Corinthians. Na Turquia, tornou-se um atacante mais eficiente e letal, coisa que os corinthianos jamais imaginariam que acontecesse em outros tempos. A instabilidade do Marseille e o Porto tentando se encontrar fazem com que os torcedores sonhem com a equipe chegando até as oitavas, o que seria um grande feito para o Besiktas.

Besiktas Jimnastik Kulubu
Status: Pode chegar a Copa UEFA
Melhor resultado na UCL: 1896/87, eliminado nas quartas.
Ele é o Cara! Ricardinho, o "Rico Pasa" (General Rico). Após a frustrante passagem pelo Corinthians, encontrou seu melhor futebol na Turquia. É o grande maestro do time.
Olho nele: Bobô. Motivo de chacota quando atuava pelo Corinthians, o atacante de 22 anos conseguiu se firmar no comando de ataque do Besiktas. Foi o principal goleador da equipe na temporada passada, com 19 gols. Não é dotado de muita habilidade, mas está marcando os gols que a equipe precisa.
Pontos Fortes: Perdeu poucos jogadores da base vice-campeã. O entrosamento pode ser importante para as pretensões turcas.
Pontos Fracos: A inexperiência do técnico Saglam, que disputa a sua primeira Champions League da carreira.

Marseille
Na Champions, é maior que o Lyon

Mesmo com campanhas razoáveis ao longo dos últimos anos no cenário europeu, o Marseille é o time francês mais tradicional na Champions: Ganhou um campeonato e foi vice em outro. Mas hoje, o time não é nenhuma maravilha, mesmo quando falamos em futebol francês. E para completar, o OM perdeu seu principal jogador na última temporada. Ribéry deixou saudades e aumentou ainda mais a responsabilidade do jovem Samir Nasri. Principal articulador da equipe, o meia francês de apenas 20 anos já é apontado como um possível sucessor de Zidane. Mas o meia - de origem argelina assim como o craque Zidane - ainda precisa provar o seu valor, agora que foi alçado como o principal jogador da equipe. Outros bons jogadores formam a fileira do OM, como os atacantes Djibril Cissé e Mahamadou Niang. Ainda trouxe experientes peças, como o lateral Gael Givet e o meia Zenden. Ambos podem passar a tranquilidade necessária para que os franceses possam brigar com o Porto pela segunda vaga para a próxima fase. Para isso, precisa fazer bem a lição de casa, coisa que a equipe não tem feito nos últimos tempos.

Olympique de Marseille
Status: Boas chances de classificação
Melhor resultado na UCL: Campeão em 1992/93
Ele é o cara! Samir Nasri é habilidoso e preciso. Por isso, é o principal articulador da equipe. Niang e Cissé necessitam de boas atuações dele para marcarem gols.
Olho Nele: André Ayew, atacante de 18 anos. Filho do famoso ex-jogador Abedi Pelé, considerado o maior futebolista ganês de todos os tempos. Ayew foi recém-promovido ao time principal. Trata-se de um jogador rápido, arisco e que consegue arrematar bem com as duas pernas.
Pontos Fortes: Cissé e Zenden conhecem o Liverpool muito bem. Suas expreriências em Anfield podem ajudar o OM a arrancar pontos importantes dos Reds nos confrontos diretos.
Pontos Fracos: Defesa muito vulnerável, principalmente pelo lado esquerdo. O lateral Taiwo apoia muito bem e marca gols, mas esquece da vida e suas costas se transformam em verdadeiras avenidas aos rivais.

9 comentários:

Bruno Pinto disse...

Muito bom post. Só uma correcçãozinha: o FC Porto foi campeão europeu em 1986-87 e não 1983-84.

André Augusto disse...

Corrigido...Valeu o toque!
Abraço!

Lucas Meneses disse...

Excelente análise! Só em pensar que todos os grupos terão análises com esta, fico feliz.
:D

Acho que Liverpool e Porto levam as classificações de maneira muito fácil. Mas a briga pela Copa da Uefa vai ser muito complicada...
Ricardinho x Nasri, que leva essa?
Aposto o segundo.
:p

E acho que no Liverpool, bem mais que o Mascherano, jogadores como Voronin, Babel e o craque Torres, brilharão mais.


Abraços!

Net Esportes disse...

Liverpoll fica em 1º lugar fácil nesse grupo.......

_____________
tenho o link do seu blog no meu, se puder da uma olhada e veja se vale um link no seu...

abraço
http://netesporte.blogspot.com/

Blog F1 Grand Prix disse...

Muito boa a análise. Esse grupo, em especial, tem dois favoritos destacados: Liverpool e Porto. Mas nunca se sabe o que vai acontecer...

Gostei bastante do blog de vocês, parabéns pelo trabalho! Minha praia é a Fórmula 1, mas também gosto de ler sobre outros esportes. Já coloquei o link do Opinião FC na minha lista de sites relacionados.

Grande abraço!

Gerson Sicca disse...

O Liverpool tem time pra chegar nas cabeças. Já o PORTO eu acho q não tem bala pra chegar muito longe.

Anônimo disse...

Facil facil para o Liverpoll!

o Porto não quis o Ibson, vai querer o que então caras palidas!Abração

Anônimo disse...

Liverpool, fácil, fácil.

Dassler Marques disse...

Excelente post André! Vou querer ver os outros 7, FATO!

Me deixa dar uns pitacos..

Liverpool: Tem cancha pra voltar pra final e dessa vez não será surpresa. Ótimo time, elenco e treinador. Só não confio tanto em Fernando Torres, mas ainda assim mantenho o palpite.

Porto: Achei que fez um mercado péssimo, contratando uma série de jogadores duvidosos. Os nomes brasileiros beiram o humor negro e o Farías é um jogador de extrema irregularidade. Não apostaria muito nele.

Besiktas: Brigará de igual pra igual pelo segundo lugar e será ótima chance pra conhecermos melhor o time.

OM: Também tem boas possibilidades, sei pouco do time e parece fazer bem menos do que se espera, algo natural do Marseille nos últimos anos.

abraço cara!