18.9.07

Especial Champions League 2007/08 - Grupo D

Grupo D - Milan, Celtic, Benfica e Shakhtar


Milan
Experiência e competência


Se pegarmos o time-base do Milan, de Dida; Oddo, Nesta, Maldini e Jankulovski; Pirlo, Gattuso, Seedorf e Kaká; Inzaghi (Gilardino) e Ronaldo, teremos a impressionante média de 33 anos! Criticada por muitos, mas ratificada pelos resultados dentro de campo, a experiência e a tarimba dentro do clube rossoneri é incontestável e vencedora. Desde 1990, foram sete finais de Champions League e quatro conquistas. Essa fase vencedora pode ser personificada em um nome: Paolo Madini, no clube milanês desde a temporada 1985/1986, e que provavelmente disputa sua última Champions. E nada melhor para o Capitano do que mais uma excelente campanha do Milan no torneio continental para fechar esse ciclo vencedor com chave de ouro.

Mesmo de postura defensiva montada pelo ainda contestado técnico Carlo Ancelotti, o Milan é extremamente letal quando tem a posse de bola. O catenaccio formado por Oddo, Nesta, Maldini e Gattuso dá a tão sonhada estabilidade defensiva que Ancelotti preza. O meio é bem servido, com a eterna vigilância de "il Rino" Gattuso, o auxílio e os milimétricos passes e faltas de Pirlo, a cadência de Seedorf e as arrancadas fulminantes de Kaká, que por vezes se torna o segundo atacante, quando Ancelotti opta por escalar apenas um atacante de ofício. Além da estrela de Pippo Inzaghi - o atacante fez os gols que garantiram o título da temporada passada - o elenco ainda conta com um Gilardino que ainda busca o bom futebol dos tempos de Parma e com Ronaldo Fenômeno, que também busca no Milan a glória de outros tempos. A contratação de Alexandre Pato (mesmo que contando com o jogador efetivamente só a partir de janeiro) dá uma opção de velocidade e habilidade ao ataque rossoneri, posto este carente na equipe. O atual campeão da competição entra nessa Champions com status de um dos favoritos, mas os poucos reforços na janela de tranferências no mercado europeu podem mostrar uma grande deficiência na equipe: a falta de um elenco numeroso e de qualidade, que reponha as principais peças, principalmente numa eventual falta de Kaká, principal jogador da equipe. Na campanha campeã de 2006/07, Kaká foi decisivo, principalmente nas partidas contra o Celtic e Manchester United, onde os gols do meia-atacante brasileiro foram decisivos. Por isso, jogadores como Seedorf, Ronaldo e Pirlo precisam chamar mais a reponsabilidade, para "descentralizar" o jogo.

Associazione Calcio Milan SpA
Status: Favorito
Melhor resultado na UCL: 7 vezes campeão (
1962/63, 1968/69, 1988/89, 1989/90, 1993/94, 2002/03, 2006/07)
Ele é o cara! Cotado como favorito para a eleição de melhor jogador do mundo deste ano, Kaká vive a melhor fase da carreira. Foi eleito o melhor jogador da última Champions , da qual foi o artilheiro, com 10 gols. Hoje, o Milan é ele e mais dez.
Olho nele! Ronaldo. Se entrar em forma rapidamente, ganha fácil uma vaga no ataque rossonero. Está mais magro e mais motivado para recuperar seus tempos de glória, após o fiasco na Copa do Mundo de 2006.
Pontos fortes: O meio campo do Milan combina características distintas: A pegada de Gattuso, a precisão de Pirlo, a força e cadência de Seedorf, mais o talento de Kaká. O entrosamento do time também é arma forte.
Pontos fracos: A média alta da faixa etária da equipe pode complicar. Mesmo com o avanço na preparação física, jogadores mais velhos estão mais expostos a contusões, principalmente as de ordem muscular. Além disso, o elenco não é completo em vários setores, como o gol, por exemplo.

Celtic
Tentando voltar as cabeças

Data de 1967 o único título europeu dos Bhoys. Mesmo não tendo a força de 30 anos atrás, não é tarefa difícil para o Celtic classificar-se para as oitavas. Todos se lembram do jogo duríssimo frente ao Milan, válido pelas oitavas-de-final da temporada passada, onde os rossoneris só conseguiram a classificação na prorrogação, após duríssimas partidas. É muito forte jogando no Celtic Park, mas não costuma ser um visitante que incomoda. Mesmo assim, leva vantagem para se classificar na segunda colocação do Grupo D. Na temporada passada, o Benfica não foi páreo para o Celtic, pois os Bhoys classificaram-se dois pontos a frente dos encarnados, num grupo que tinha ainda Manchester e Copenhagen. No time desta temporada, a maior referência ainda é o japonês Shunsuke Nakamura. O meia, que atua há três temporadas pelo Celtic, é o principal articulador da equipe. Além de armar, é um exímio cobrador de bolas paradas. Sua inteligência será decisiva para liderar os Bhoys rumo às oitavas. Para auxiliá-lo na armação, os escoceses trouxeram o meia Massimo Donati, da Atalanta, que tentara dividir algumas das grandes reponsabilidades com Nakamura. O ataque conta com nomes experientes como Maciej Zurawski, que atualmente não vive uma fase tão boa, mas é sempre perigoso; o grandalhão Vennegoor of Hesselink, sempre fixo na área e perigoso na bola aérea, além do rápido McGeady, de apenas 21 anos, mas figurinha carimbada na equipe. É visto com muito carinho, pois é prata-da-casa.

Celtic Football Club
Status:
Boas chances de classificação
Melhor resultado na UCL: Campeão em 1967
Ele é o cara! O japonês Nakamura é o maestro da equipe. Fez dois gols na Champions passada. Cobra bem faltas, é rapido e sabe cadenciar o jogo.
Olho nele! O jovem Aiden McGeady, de 21 anos é um excelente winger. Cai pelas pontas e de vez em quando, marca seus golzinhos. Apesar de ser nascido em Glasgow, os seus traços irlandeses (algo muito comum nas tradições do Celtic) o levaram a optar pela seleção irlandesa.
Pontos fortes: Em casa, faz o típico jogo britânico: marca forte e alça bolas na área. Mas joga com a bola no chão, quando necessário.
Pontos fracos: Não costuma ser um bom visitante. Na temporada 2006/07, quase perdeu a classificação ao ser derrotado pelo frágil FC Copenhagen na Dinamarca. A sorte dos Bhoys é que o seu concorrente direto, o Benfica, também perdeu para o Man United.

Benfica
Encarnados ainda sem cor

O Benfica atravessa um grande processo de reformulação de seu elenco. Contratações jovens, como Di Maria, Adu, Coentrão e Cardozo mesclados com alguns nomes experientes, como o do goleiro Butt, são os ingredientes desse grande caldeirão encarnado. A filosofia da comissão técnica também mudou recentemente, com a contratação de José Camacho em lugar de Fernando Santos. Esses elementos podem pesar negativamente para o Benfica, que não terá tempo de entrosar a equipe adequadamente para uma competição de alto nível, como é a Champions. Outra grande baixa é a perda de Simão, grande ídolo da história recente do Benfica. Com isso, o experiente Rui Costa terá a missão de armar as jogadas de ataque do time, mesmo não tendo o fôlego de outrora e possuindo características diferentes das de Simão. Um dos bons setores da equipe é a defesa, que conta com o brasileiro Luisão, em grande fase, aliado a juventude do também brasileiro David Luiz, contratado em definitivonesta temporada. Para sonhar com a próxima fase, o Benfica precisará se encontrar rapidamente e não poderá tropeçar para times como o Shakhtar, o grande fiel da balança desse grupo, e arrancar bons resultados na Escócia e na Itália, além de fazer bem a lição de casa.

Sport Lisboa e Benfica
Status:
Boas chances de classificação
Melhor resultado na UCL: 2 vezes campeão (1961 e 1962)
Ele é o cara! De contrato novo, o volante e coringa Kostas Katsouranis foi um dos que permaneceram no Benfica após a reformulação. Guarda bem a defesa, tem bom passe e chega como elemento surpresa ao gol adversário. Peça importantíssima na equipe de Camacho.
Olho neles! Destaques do último Mundial sub-20, Freddy Adu e Ángel Di Maria tem pouca experiência, mas muita técnica. Podem se tornar fatores de desequilíbrio no time, quando a competição apertar.
Pontos fortes: Defesa bem postada e com bons nomes, como Luisão e David Luiz. Contratações como a de Edcarlos, Zoro e Fábio Coentrão dão várias opções ao setor.
Pontos fracos: O desentrosamento de boa parte da equipe pode atrapalhar na luta pela classificação.

Shakhtar
Um novo Chelsea?

Apoiado pelo seu mecenas, o ucraniano Rinat Akhmetov, o Shakhtar sacudiu o mercado europeu com contratações caríssimas. Nery Castillo e William vieram por quase 40 milhões de euros, Ilsinho e Lucarelli custaram juntos mais 20 milhões. E essa mescla de jovens revelações com jogadores mais experientes vai dar o que falar. Mesmo com a perda de Elano, jogador fundamental no esquema dos Miners, o Shakhtar será o grande fiel da balança nesse Grupo D. As contratações caríssimas e a qualidade dos jogadores de seu elenco fazem a torcida sonhar com a classificação, o que não é algo improvável, visto que Celtic e Benfica não são bichos-papões atualmente. Mas a instabilidade apresentada durante a pré-Champions, onde sofreu para eliminar o Red Bull Salzburg, mostram que talvez a equipe não tenha maturidade suficiente para se classificar. Mas Akhmetov se inspira no exemplo de Abramovitch para fazer da equipe, a médio prazo, uma das principais da Europa, pois capital é o que não falta. E uma Champions League é sempre uma ótima oportunidade de aparição e ascensão para um time como o Shakhtar.

футбольный клуб Шахтар Донецьк - Football Club Shakhtar Donetsk
Status:
Boas chances de classificação
Melhor resultado na UCL: Fase de grupos/1ª fase
Ele é o cara! Autor de mais de 100 gols pela Série A italiana, o atacante Cristiano Lucarelli chega como o grande matador da equipe. Capacidade e faro de gol não lhe faltam.
Olho nele! Após excelente Copa América, onde marcou quatro gols, o atacante Nery Castillo pode brilhar de vez em gramados europeus, após defender o Olimpiacos por sete anos.
Pontos fortes: Mircea Luceuscu deu mostras de montar um ataque perigoso, composto por William e Castillo pelas pontas e Lucarelli centralizado. Se bem entrosado, será o ponto alto da equipe.
Pontos fracos: Além da pouca experiência em Champions, tem poucos volantes defensivos. Isso pode sobrecarregar a defesa dos Miners.

5 comentários:

Gerson Sicca disse...

Com a velocidade que o Kaká tem o Seedorf fica mais liberado para cadenciar o jogo. O adversário q corra atrás do brasileiro.
E o benfica foi a última vítima

Felipe Moraes disse...

Belas análises que vocês vem montando.
Parabéns!

Abraço

Net Esportes disse...

Milan já mostrou a que veio......

Anônimo disse...

"Se entrar em forma rapidamente, ganha fácil uma vaga no ataque rossonero."

Será? Pelo discurso de Berlusconi, ele vai compor o elenco, nada mais.

Anônimo disse...

Nesse grupo eu fico com Milan e Shakhtar. Como vem crescendo esse time do Shakhtar! Mas creio que o Milan será o time a ser batido!Timaço!Abraço