17.9.07

Especial Champions League 2007/08 - Grupo C

Análise por Flávio Benvenuto

Grupo C -Real Madrid, Werder Bremen, Lazio e Olimpiacos

Real Madrid
Milhões em euros para voltar aos títulos

As saídas de David Beckham e Roberto Carlos poderiam marcar definitivamente o fim da “Era dos Galácticos”. Porém, os altos investimentos que aconteceram nesta temporada dão mostras que os cofres continuam abertos no Santiago Bernabeu e a badalação deve permanecer no clube merengue por muito tempo. No total, foram 119 milhões de euros em investimentos e dez contratações. Dos recém-chegados, Robben e Sneijder são os responsáveis em dar uma nova cara ao meio-campo do Real Madrid, valorizado o toque de bola e o embelezando o pragmático futebol apresentado no último ano. Se eles se firmarem como os cérebros pensantes do setor, os adversários terão trabalho quando enfrentarem esses craques.
O entrosamento pode ser o maior empecilho para o clube do treinador Bernd Schuster. As primeiras rodadas da Liga Espanhola mostraram que o time tem tudo para embalar, apesar da péssima pré-temporada. No entanto, a verdadeira pressão acontecerá na Champions League, onde o clube não faz uma boa campanha desde a temporada 2001/2002, quando levantou o caneco. A torcida está carente de um grande resultado e a diretoria mostrou que pretende voltar a dominar o continente europeu.
Um dos setores que está bastante fortalecido neste ano é o defensivo. Metzelder, Pepe e Heinze ajudarão Cannavaro e Sérgio Ramos a dar consistência a contestável defesa do clube. Apesar da evolução, organizada pelo então treinador Fábio Capello, o clube ainda sofre com a inconstância do setor e se as novas contratações se não virarem o jogo, no mínimo, darão uma nova cara para a até então temerosa zaga madrilenha.

No ataque, Robinho quer provar que tem futebol para definitivamente se firmar em solo espanhol. O jogador, apesar de seus dribles e jogadas desconcertantes, ainda não convenceu os mais ácidos críticos europeus. Ao lado do artilheiro Van Nistelrooy, serão armas poderosas nesta primeira fase da Liga dos Campeões. Os dois precisam repetir o futebol apresentado na reta de chegada da temporada passada, onde mostraram que tem estilo e muita bola para levar o clube de volta às grandes conquistas.

Real Madrid Club de Fútbol
Status: Se não pipocar, abocanha o décimo título
Melhor resultado na UCL: 9 vezes campeão (1955/56, 1956/57, 1957/58, 1958/59, 1959/60, 1965/66, 1997/98, 1999/00, 2001/02)
Ele é o cara: Robinho. Depois de um início ruim em solos europeus, o jogador resgatou o futebol que o tornou ídolo no Santos e mostrou que tem tudo para recolocar o Real na vitrine da Champions League.
Olho nele: Wesley Sneijder. Recém contratado por 27 milhões de euros, o meia é uma das mais promissoras estrelas do futebol holandês. Especialista em cobranças de faltas, fez história no Ajax e agora promete justificar os investimentos da diretoria no time merengue.
Pontos fortes: Com as chegadas de Robben e Sneijder, as bolas tende a chegarem mais redondas ao ataque merengue, o que fará com que Robinho e Nistelrooy mostrem todo seu poder de fogo, já que o ataque foi o principal setor do time na temporada passada.
Pontos fracos: O entrosamento pode ser um dos maiores obstáculos dos merengues, além dos seguidos problemas com a defesa, que ainda precisam ser resolvidos. A chegada dos novos contratados deverá ajudar.


Werder Bremen
Promessa que deve virar realidade

Os hanseáticos parecem não dar sorte na Liga dos Campões. Por diversas vezes, o clube alemão sempre cai em grupos poderosos, fazendo com que o clube não cresça na competição e, por muitas vezes, nem avançando para as oitavas-de-final. Por dois motivos, esse problema parece ter acabado nesta temporada: O primeiro é que, desta vez, os adversários não são tão poderosos como em outras edições; o segundo é a força do elenco, que mostrou uma grande evolução, dando mostras que será capaz de avançar as oitavas e quem sabe sonhar mais adiante.
Claro que a saída do matador Miroslav Klose é um ponto bastante negativo para o atual grupo. No entanto, o entrosamento do time comandado por Diego deve surpreender, ao menos nesta fase do torneio. Para ocupar o lugar deixado pelo artilheiro da última Copa do Mundo, a diretoria trabalhou rápido, trazendo o marfinense Boubacar Sanogo. Apesar de o jogador vir de uma fase ruim no Hamburgo, a aposta dos cartolas é que o atleta volte a balançar as redes, como fazia há duas temporadas. O treinador, Thomas Schaaf, acredita que ele e Rosenberg darão conta do recado, fazendo a torcida esquecer o quanto antes das atuações de Klose.
Mas a contratação mais impactante foi a do brasileiro Carlos Alberto. Apresentando um futebol irregular desde que abandonou o Porto, o meia chega com o status de negociação mais cara da história do clube, cerca de oito milhões de euros. Se jogar o futebol dos tempos da primeira passagem pelo Fluminense e do Porto, o atleta tem tudo para ser o “novo Diego” da temporada, como vem prometendo aos torcedores. A aposta parece bastante arriscada, mas Carlos Alberto promete arrebentar, levando o clube ao título alemão – tarefa bastante complicada pelo esquadrão montado pelo Bayern de Munique. Se ao menos Carlos Alberto reviver a parceria de sucesso dos tempos de futebol português, o craque tem tudo para levar o Werder longe na Champions League. Será que o raio cai mais uma vez no mesmo lugar? Difícil, principalmente pelas atuais circunstâncias.

Sport Verein Werder Bremen
Status:
Oitavas-de-final - degrau mais alto.
Melhor resultado na UCL: Quartas-de-final (1988/1989)
Ele é o cara: Diego. Sem sombras de dúvidas é nome e a cara do elenco hanseático. Eleito o melhor jogador da última Bundesliga, mostrou que continuará como peça-chave nesta temporada.
Olho nele: Markus Rosenberg. O jovem atacante sueco, revelação no Ajax, ganhou evidência com a saída de Klose. A torcida vê o jogador como a nova esperança do setor. Se jogar bem, manterá o bom nível dos ataques.
Pontos fortes: A velocidade e o bom toque de bola é uma das principais armas do clube. Se Carlos Alberto mostrar a que veio, essas características devem melhorara ainda mais.
Pontos fracos: Apesar do bom trabalho realizado por Naldo, no último ano, a defesa continua como o calcanhar-de-Aquiles dos hanseáticos. As laterais, principalmente a esquerda, pode ser a porta de entrada para os adversários.

Lazio
Terá que comer muito feijão para avançar

A parada promete ser dura para Lazio nesta temporada. O clube manteve a base quarta colocada do último italiano, porém, não investiu em reforços de peso. Com isso, aposta no entrosamento para, no mínimo, avançar para as oitavas-de-final. A tarefa parece bastante complicada e o ataque Tommaso Rocchi, única estrela da equipe, tem o peso e a responsabilidade de conduzir esse elenco no torneio mais importante da Europa.
Entre os reforços, os nomes mais badalados são o lateral argentino Lionel Scaloni e o meia Mourad Meghni. O atleta, de origem argelina, teve a mesma formação que o maior ídolo francês e por isso já é chamado por muitos de “Pequeno Zidane”. Para consolidar o apelido, o atacante terá que mostrar um bom futebol, provando assim que a fonte argelina é produtora de grandes talentos. Com um toque de bola refinado, o jogador de 23 anos ainda precisa jogar muita bola.

A defesa continua como um dos pontos portes deste grupo. Os marcadores mostraram qualidade durante o último Campeonato Italiano e o esquema formado por três volantes (Mutarelli, Mudingayi e Ledesma) também merece destaque. No entanto, faltam peças de reposição. Com isso, só um milagre leva a equipe italiana longe na Champions League.
O esquema tático implantado pelo treinador Delio Rossi, o 4-3-1-2, mudou a cara do time no último ano, resta saber se a consolidação deste esquema fará o milagre da classificação para este elenco. Se jogar muita bola, abocanha a segunda vaga do grupo, porém, deveria apostar suas fichas numa possível chance da Copa da Uefa – isso claro se terminar na terceira colocação do grupo.

Lazio Società Sportiva S.p.A.
Status:
Vaga para a taça da Uefa
Melhor resultado na UCL: Quartas-de-final (1999/2000)
Ele é o cara! Tommaso Rocchi que já foi a estrela solitária do clube na última temporada, continua como a referência da equipe. Bom jogador, o artilheiro é a grande arma da Lazio
Olho nele! Mourad Meghni. Parece ser a última chance para o argelino provar que não é uma eterna promessa. Talvez a carência de bons nomes na equipe, fará com que, definitivamente, o jogador deslanche.
Pontos fortes: Sem sombras de dúvidas, a defesa é ponto significativo do time. Quando resolvem jogar bola, os defensores constroem uma verdadeira muralha no setor defensivo. Destaque para o brasileiro Edmílson Cribari e para os volantes, que marcam forte.
Pontos fracos: O gol é um dos pesadelos dos torcedores, que não vêem um bom nome se firmar embaixo do travessão, após a aposentadoria de Peruzzi. Há diversas opções no elenco, porém, nenhuma que faça jus a camisa um da Lazio.

Olympiacos
Sem tradição e com pouco futebol

A surpreendente conquista grega na Eurocopa mostrou uma natural evolução do futebol no país. O Olympiacos é um dos reflexo dessa evolução, mas ainda está longe de brigar por igual com os grandes do futebol europeu. Atual tricampeão grego, se conquistar a terceira colocação do grupo e garantir uma vaguinha na Taça da Uefa já será uma imensa conquista.
Do elenco campeão grego no último ano, sobrou pouca gente. O time foi praticamente remontado e deve demorar algum tempo para chegar ao entrosamento ideal. Tempo que os adversário do Grupo C não estão dispostos a dar ao Olympiacos. Dentre os novos nomes que desembarcaram no clube de Pireus estão Darko Kovacevic, Lomana Lua-Lua e Raúl Bravo. São jogadores bastante badalados que prometem dar uma cara nova ao grupo e, quem sabe, muitas alegrias aos torcedores.
Se jogando em casa o clube alvirrubro é bastante temido, atuando fora de seus domínios a campanha costuma ser pífia, principalmente nas competições européias. Até hoje, o time nunca venceu fora de casa na Champions League. Em 31 jogos, são 24 derrotas e sete empates. Será que é nesta temporada que o clube alcança seu primeiro êxito?
Símbolo do Olympiakos, o sérvio Predrag Djordjevic segue como a maior referência da equipe. Craque nas bolas paradas, o meia tem um bom toque de bola e já está na história do clube como um dos seus maioresjogadores.

Olympiacos Sysdesmos Filathlon Peiraios
Status:
A Taça da Uefa é uma conquista
Melhor resultado na UCL: Quartas-de-final (1998/1999)
Ele é o cara! Predrag Djordjevic é a grande estrela da equipe. Mesmo nos tempos de Rivaldo, era ele quem comandava a equipe. Sem o brasileiro, reinará absoluto.
Olho nele! Raúl Bravo chega para solucionar um dos maiores problemas da última temporada, que são as investidas dos adversários pela esquerda. O espanhol já mostrou que tem futebol para solucionar essa pendenga.
Pontos fortes: Jogando em seus domínios, os gregos costumam engrossar para cima dos adversários. Pelo menos foi assim na última temporada e é nisso que apostam os torcedores para a disputa da Champions.
Pontos fracos: Apesar da boa renovação realizada no elenco, a falta de entrosamento tende a ser uma das pedras no sapato do clube. Com pouca tradição nas competições européias, não deve alçar vôos tão altos.

3 comentários:

Marcelo Braga disse...

Muito legal esta análise....
Eu na Europa torço para o Werder ( não NA Europa..mas vcs entenderam haha)..
e vamos brigar pelo segundo luagr do grupo..
Mas esse Sanogo que veio para o lugar do Klose é muito fraco.
Sei não....precisava contratar mais alguém..mas agora já era...
Vamo q vamo...


http://dominiodabola.wordpress.com/

Anônimo disse...

Como sempre muito boa essa seção do blog. Nesse grupo acho que da Real e Werder! O real pode desbancar muita gente nessa temporada!ja o time de Diego tem tudo para se consolidar entre os melhores!Abração

Sidarta Martins disse...

O Carlos Alberto é muito papudo. Faz muito tempo que não joga o que vale.

Abraços,