17.9.12

Champions League 2012/13 - Parte I

Jogadores do Chelsea comemoram inédita conquista
da Champions League 2011/12 - Rumo ao bi?
Amanhã começa a fase de grupos da 58ª edição do torneio interclubes mais importante da Europa: a Champions League. O regulamento é o mesmo. Dos 76 participantes iniciais, sobraram 32, que foram divididos em oito grupos com quatro times cada. Duas equipes de cada chave classificam-se para a fase de “mata-mata”, na qual restarão apenas duas agremiações que duelarão pelo título no dia 25 de maio de 2013, em Wembley, Londres. Façam suas apostas...

Grupo A: Dínamo Zagreb (CRO), Dynamo de Kiev (UCR), Paris Saint-Germain (FRA) e Porto (POR) 

Diante das equipes do Leste Europeu, franceses e portugueses aparecem como maiores favoritos, nesta ordem. O PSG, o “novo rico” europeu trouxe reforços valiosos como Ibrahimovic, Lavezzi, Thiago Silva e Van der Wiel. Se estes atletas entrosarem a tempo, o atual vice-campeão francês terá time para brigar em pé de igualdade com qualquer rival europeu.

Entrosamento este, que não falta ao atual campeão português. Desfalcado pela venda de três titulares (Hulk, Álvaro Pereira e Guarín), os Dragões apostarão suas fichas na espinha dorsal latina formada por Helton, João Moutinho, Lucho Gonzáles e Jackson Martínez, o maior reforço portista.

Quanto aos Dínamos não há muito que esperar. Dentre os dois, o campeão ucraniano possui um elenco mais experiente, com nomes como Miguel Veloso, Taiwo, Nico Kranjcar e Ideye Brown – nigeriano autor do gol da classificação. Já o Zagreb, tem tudo para ser a “baba” da chave. O ponto forte dos croatas é o setor de marcação liderado pelos veteranos Leko, Simunic e Tonel.

Quem classifica? Paris Saint Germain e Porto
Europe League (3º colocado): Dynamo de Kiev
Tem brasuca ae? Samir (Dínamo Zagreb); Danilo Silva, Betão, Leandro Almeida, Dudu e Rafael Araújo (Dynamo de Kiez); Thiago Silva, Alex, Maxwell e Nenê (Paris Saint Germain); Hélton, Fabiano, Danilo, Alex Sandro, Maicon, Fernando, Kléber e Kelvin (Porto).

Grupo B: Arsenal (ING), Montpellier (FRA), Olympiacos (GRE) e Schalke 04 (ALE) 

Maiores favoritos da chave, os londrinos tentarão compensar a perda de duas importantes peças (Van Persie e Song) com a vinda dos medianos Podolski, Giroud e Santi Cazorla. Com Arshavin e Arteta na armação e Mertesacker na zaga, os ingleses devem classificar-se com sobras. Apostar, porém, que os Gunners consigam surpreender rivais mais renomados parece difícil...

Os outros integrantes aparecem bem equiparados, com ligeira vantagem a equipe de Gelsenkirchen. Na ausência do veterano Raúl (que foi para o futebol árabe) as atenções caem nos pés do recém-chegado Affelay. Além dele, os alemães confiam no poderio ofensivo do trio Huntelaar-Farfán-Obasi e na garra de Barnetta (outra “cara-nova”).

Para compensar a saída do artilheiro Giroud, o Montpellier trouxe o promissor Herrera. No mais, manteve a mesma base campeã da Ligue One. Enquanto Hilton toma conta da defesa, os africanos Utaka e Belhanda cuidam da parte ofensiva.  Detentor de 14 títulos nacionais nos últimos 16 anos, o bicampeão grego investiu em atletas tarimbados, como Contreras e Diakité. Apesar de possuir um elenco experiente, com Pantelic, Torosidis e Papadopoulos, sentirá a ausência de seu ex-goleador, Mirallas, que foi para o Everton.

Quem classifica? Arsenal e Schalke 04
Europe League (3º colocado): Olympiacos
Tem brasuca ae? André Santos (Arsenal); Hilton (Montpellier) e Diogo (Olympiacos)

Grupo C: Anderlecht (BEL), Málaga (ESP), Milan (ITA) e Zenit (RUS) 

Pazzini comemora seu terceiro
gol frente ao Bologna: 1º Triplete
Renovação. Esta palavra marca o momento dos italianos. Além da venda de Ibra e Thiago ao PSG, veteranos como Seedorf, Gattuso, Zambrotta, Inzaghi e Nesta também saíram. As novidades são as vindas de Montolivo, de Jong, Boján e Pazzini (envolvido numa troca com Cassano). Pouco? Não se engane. Os “encardidos” rossoneros podem ir longe...

Após abrir os cofres para trazer Witsel e Hulk, o campeão russo aparece como segunda força da chave. Trata-se de um elenco equilibrado, com Malafeev no gol, Bruno Alves na zaga, Denisov no meio e Kerzhakov na frente.

Estreante na Champions, o quarto colocado espanhol perdeu nomes importantes como Van Nistelrooy (que se aposentou), Santi, Mathijsen e Maresca e reforçou-se apenas com “trintões” outrora esquecidos como Saviola e Santa Cruz. Mesmo assim, um time que tem Demichelis, Toulalan e Joaquín não deve ser menosprezado. Por fim, temos o campeão belga, que praticamente não alterou seu elenco. Os holofotes ainda concentram-se no armador Gillet e na dupla de ataque formada por Mbokani e Jovanovic. Candidato a saco de pancadas.

Quem classifica? Milan e Zenit
Europe League (3º colocado): Málaga
Tem brasuca ae? Kanu e Fernando Canesin (Anderlecht); Weligton e Julio Baptista (Málaga); Gabriel, Robinho e Alexandre Pato (Milan); Hulk (Zenit)

Grupo D: Ajax (HOL), Borussia Dortmund (ALE), Manchester City (ING) e Real Madrid (ESP) 
Maicon posa com a camisa do novo clube
Eleito como grupo da morte por reunir quatro campeões nacionais, deve credenciar espanhóis e ingleses à próxima fase. Após quebrarem o tabu de 44 anos sem o título da Premier League, os Citizens não gastaram tanto. Se Adebayor, Hargreaves e De Jong foram embora, Maicon, Rodwell, Sinclair e Javi Garcia chegaram. Aquisições estas, que muito agregarão à equipe de Tevez (que voltou a fazer gols), Balotelli, Aguero e dos Irmãos Touré.


Dono de um elenco estelar, com Casillas Xabi Alonso, Ozil, Higuaín e companhia, os madrilenhos ficaram ainda mais fortes com a vinda de Modric e Essien (este, por empréstimo). Se a diretoria merengue souber controlar os egos de alguns atletas como Cristiano Ronaldo e Benzema e de seu treinador José Mourinho, o Real é candidato ao título. Afinal, não é qualquer clube que pode dar-se o luxo de ter Kaká como reserva...

Azarados, se os campeões alemães tivessem noutro grupo, provavelmente avançariam no torneio. Sem Kagawa e Barrios, vendidos, o Dortmund trouxe os jovens Schieber e Marco Reus. Ainda assim, o veloz quarteto formado por Gotze, Grosskreutz, Kuba e Lewandowski dará trabalho aos adversários. Quarta força, o bicampeão holandês perdeu Van der Wiel, mas manteve Eriksen e Siem De Jong. Além disso, repatriou Babel e trouxe os nórdicos Sana, Christian Poulsen e Moisander. Nesta chave, porém, parece muito pouco.

Quem classifica? Real Madrid e Manchester City
Europe League (3º colocado): Borussia Dortmund
Tem brasuca ae? Felipe Santana (Borussia Dortmund); Maicon (Manchester City); Marcelo e Kaká (Real Madrid).

Nenhum comentário: